quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novo Mégane Sedan: prioridade total para a segurança com air bag e freios ABS de série

Credenciado pela conquista da classificação máxima de cinco estrelas da EuroNCAP (entidade européia de segurança veicular), o Novo Mégane Sedan chegará ao mercado brasileiro equipado com air bag duplo (motorista e passageiro) adaptativo e freios ABS com EBV – “Variação de Frenagem Eletrônica” – de série desde a versão mais básica.

O item segurança sempre foi primordial para a Renault. A marca foi pioneira no mercado brasileiro ao oferecer air bag duplo de série no monovolume Scénic.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com o lançamento do Novo Mégane Sedan, a marca quer reafirmar a sua posição de vanguardismo no que se refere a segurança.

Em termos de segurança ativa, que visa reduzir o risco de envolvimento do veículo em acidentes, o Novo Mégane Sedan conta com faróis de duplo refletor óptico – que ampliam o raio de cobertura do feixe luminoso -, brake-light, faróis e lanternas de neblina e um moderno sistema de freios ABS com EBV – do francês, “Variação de Frenagem Eletrônica”, dispositivo que atua nas rodas traseiras como uma válvula compensadora de carga -, que será oferecido como item de série desde a versão de entrada, equipada com motor 1.6 16V Hi-Flex.

Já na versão topo de linha do Novo Mégane Sedan, o quesito segurança ativa é reforçado com a presença do regulador / limitador de velocidade.

- Publicidade -

Quando todos os recursos de segurança ativa do Novo Mégane Sedan são esgotados e um acidente torna-se inevitável, os dispositivos e recursos de segurança passiva entram em ação, visando a proteção dos seus ocupantes.

As estruturas dianteira e traseira do monobloco possuem zonas de deformação programada, que amortecem o impacto, auxiliando na dispersão das forças geradas pela colisão, preservando intacto o habitáculo.

Em caso de choque lateral, o Novo Mégane Sedan apresenta uma coluna central rígida, com articulação programada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Esta coluna protege o passageiro durante um choque, colocando-o em contato com um padding integrado no painel da porta, o que limita a intrusão no habitáculo.

A segurança passiva do Novo Megane Sedan conta ainda com o Sistema de Proteção Renault (SRP). Trata-se de um sistema único composto de 3 partes :

– Pré-Tensionador – dispositivo pirotécnico que é ligado aos enroladores dos cintos dianteiros e limita o deslocamento do corpo para a frente em caso de choque, contraindo o cinto junto ao tórax.

– Limitador de Esforço Integrado (LEI) – barra de torção localizada no centro dos enroladores dos cintos, com a função de absorver energia no momento do choque, reduzindo sensivelmente a pressão exercida pelo cinto sobre o tórax, evitando assim ferimentos graves em caso de choque violento.

– Air bag duplo (motorista e passageiro) adaptativo e de alívio programado – Em colisões menos graves, o sistema aciona apenas o primeiro estágio da bolsa, de menor volume.

Em casos de intensa desaceleração, a bolsa se abre por completo para proteger cabeça e tórax dos passageiros da frente.

O mecanismo de alívio programado ajusta o esvaziamento da bolsa conforme a força do impacto.

O Novo Mégane Sedan conta também com bancos envolventes de efeito antimergulho e encostos de cabeça traseiros do tipo “virgula”.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil