sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Bosch investe em fábrica de ABS no Brasil

A Robert Bosch América Latina investirá cerca de R$ 25 milhões para instalar no Brasil sua nova linha de produção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) de oitava geração.

O objetivo é que, em meados de 2007, a linha entre em operação atendendo a demanda das montadoras no Mercosul, com a substituição da importação do produto.

- Publicidade -

A decisão de investimento foi tomada tendo em vista o potencial de aumento da taxa de aplicação do ABS nos veículos produzidos no Mercosul.

Entre 2002 e 2005, estima-se que a taxa de instalação de ABS em veículos Zero Km tenha subido de 7% para 12% da produção anual.

A nova linha será instalada em Campinas (São Paulo), onde opera atualmente a Divisão Chassis Systems Brakes.

- Publicidade -

Para isso, cinqüenta pessoas receberão treinamento especial e serão re-alocadas para trabalhar na produção do ABS.

“O objetivo da empresa é viabilizar a instalação do ABS, fabricando-o no Brasil e trazendo mais segurança aos veículos”, afirma Edgar Garbade, presidente da Robert Bosch América Latina.

Benefícios – Lançado em 1978 pela Bosch numa produção em larga escala, o Sistema Antibloqueio de Frenagem está hoje em sua oitava geração.

- Publicidade -

Pesando apenas 1,6 Kg, o ABS 8 chega a ser 4,2 kg mais leve que o modelo ABS 2 (primeiro sistema a ser aplicado em automóveis brasileiros, em 1989).

A redução de tamanho e peso é uma das principais modificações que o sistema ABS vem sofrendo desde seu lançamento.

Ao mesmo tempo, ele também oferece cada vez mais funções que contribuem no processo de segurança ativa dos veículos – servindo de base para outros sistemas de dinâmica veicular como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e o Sistema de Controle de Tração (TCS).

O objetivo principal do ABS é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência – permitindo que o automóvel obedeça à trajetória determinada pelo volante do veículo e que o motorista desvie do obstáculo, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

Na maioria das situações, o ABS ainda proporciona uma redução significativa da distância de parada do veículo.

Testes realizados pela equipe de engenharia da Bosch demonstram que um automóvel de categoria média, a 80 km/h, tem sua distância de parada reduzida em cerca de 20% em asfalto seco e 23% em asfalto molhado, quando comparado à parada proporcionada por um sistema de freio sem ABS.

Excelência em aplicação – Atualmente, a Bosch é líder no fornecimento de módulos ABS para as montadoras instaladas no Mercosul.

A empresa fornece o sistema para as principais plataformas da DaimlerChrysler, Fiat, General Motors, Peugeot e Citroën, Renault, Toyota e Volkswagen, dentre as quais se destacam: Sprinter, Idea, Stilo, Palio, Novo Vectra, Astra, Zafira, Meriva, Corsa, 307, Picasso, Scenic, Megane, Clio, Corolla, Fielder, Gol, Parati, Fox e Pólo.

Isso só é possível porque a empresa investe continuamente no desenvolvimento do know-how local para engenharia de aplicação do produto.

Desde a década de 80, a Bosch mantém no Brasil uma equipe de engenheiros especializada para atender às montadoras instaladas no País.

Baseada em Campinas (São Paulo), esta equipe trabalha em conjunto com outras unidades da Divisão Chassis Systems Control, sendo responsável, por exemplo, pela aplicação do ABS em veículos para exportação como o Fox, da Volkswagen, que atende o mercado europeu, entre outros veículos.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn