quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Entenda mais sobre Software Flexfuel Sensor

Magneti Marelli representou o Brasil em Evento Internacional. Sistemista apresentarou tecnologia 100% brasileira no tradicional evento que reúne inovações tecnológicas desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida no planeta

A Magneti Marelli teve mais uma vez a oportunidade de mostrar o resultado de sua inovação tecnológica multicombustível SFS® – Software Flexfuel Sensor.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A empresa foi a única brasileira a apresentar tecnologias 100% nacionais no Michelin Challenge Bibendum, evento anual que reúne figuras importantes do setor automotivo mundial ao redor de um assunto cada vez mais discutido: tecnologias que utilizam matriz energética alternativa ao petróleo e ecologicamente corretas.

A unidade da empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação de sistemas de injeção eletrônica, Magneti Marelli Controle Motor, apresentou as tecnologias SFS® – Software Flexfuel Sensor – , popularmente conhecida como flex, e Tetrafuel®, evolução da primeira que permitirá que um único veículo seja abastecido com gasolina, álcool, GNV – gás natural veicular – e gasolina pura.

Elas equiparão, respectivamente, um Fiat Strada flex e um Fiat Siena tetracombustível, veículos cedidos pela Fiat Automóveis brasileira para participarem dos testes e rally previstos no evento, que aconteceu em junho em Paris, França.

- Publicidade -

“A participação da Magneti Marelli no Bibendum prova que nossa tecnologia, o SFS®, é uma das maiores inovações da indústria automobilística brasileira recentemente. Somos a única empresa do Brasil a apresentar uma solução alternativa ao petróleo já implantada em um mercado – ou seja, uma tecnologia real –, que não exige grandes investimentos para implementação e pode ser adaptada a outros tipos de combustíveis em outros países”, declara Silverio Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Controle Motor Mercosul & Nafta e representante do Grupo Magneti Marelli nos mesmos mercados.

O SFS® é um sistema multicombustível que permite que o condutor do veículo decida com qual combustível quer rodar, uma vez que o programa gerencia a queima do álcool, da gasolina, ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.

Já o Tetrafuel®, que será lançado no mercado brasileiro em um modelo da Fiat Automóveis, permite que o carro rode com quatro combustíveis diferentes: álcool, gasolina, gasolina pura ou GNV – gás natural veicular.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A tecnologia multicombustível é, sem dúvida, uma das melhores opções e de mais fácil implementação para reduzir os altos índices de poluição em grandes centros.

O fantasma da sobrecarga de poluentes assombra a maior parte dos países do mundo, com destaque para os de grande frota e os menos desenvolvidos economicamente, onde os recursos de eliminação de poluentes são mais caros para o bolso do usuário de veículos automotores.

“Uma grande preocupação da Magneti Marelli é oferecer ao mercado mundial um produto que, além de não agredir o meio ambiente, seja economicamente viável e ofereça a melhor tecnologia”, completa Bonfiglioli.

Magneti Marelli é premiada no Michelin Challenge Bibendum com seu sistema SFS
A empresa recebeu o prêmio na categoria Inovação Tecnológica ao apresentar seu sistema multicombustível em evento internacional sobre mobilidade sustentável

A Magneti Marelli Controle Motor recebeu mais um prêmio pelo desenvolvimento do sistema de alimentação multicombustível SFS® – Software Flexfuel Sensor.

Desta vez o reconhecimento veio na categoria Inovação Tecnológica pela premiação realizada no Michelin Challenge Bibendum, evento que aconteceu entre os dias 08 e 12 de junho em Paris, na França, e que reuniu figuras importantes do setor automotivo mundial ao redor de um assunto cada vez mais discutido: tecnologias que utilizam matriz energética alternativa ao petróleo e ecologicamente corretas.

O SFS® é um sistema de gerenciamento eletrônico que possibilita a utilização de combustíveis múltiplos pelos automóveis em qualquer proporção de gasolina e álcool.

No Brasil, a empresa é a pioneira e líder deste segmento de mercado, onde as vendas já somam mais de 1,3 milhão de unidades.

No mundo, a Magneti Marelli é referência quando o assunto é tecnologia bicombustível, tema em crescente evidência já que o flex é a única solução real e já implantada que proporciona uma alternativa ao uso do petróleo como combustível, substituindo-o pelo álcool.

A Magneti Marelli foi a única empresa a apresentar durante o Michelin Challenge Bibendum tecnologias já produzidas em larga escala e concretizadas no mercado, além de 100% desenvolvidas no Brasil.

O estande da empresa chamou a atenção dos participantes do evento com a apresentação dos sistemas SFS® e TetraFuel, lançado na última semana na versão Siena tetracombustível pela Fiat.

“Ganhar este prêmio é muito importante para a Magneti Marelli e para o Brasil, pois significa o reconhecimento à capacidade da engenharia brasileira de desenvolver o sistema bicombustível mais avançado do mundo e atualmente a única alternativa viável de abastecimento automotor com um recurso renovável, o álcool”, declara Silverio Bonfiglioli, representante da Magneti Marelli Mercosul e presidente da unidade Controle Motor.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil