sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Entenda mais sobre Software Flexfuel Sensor

Magneti Marelli representou o Brasil em Evento Internacional. Sistemista apresentarou tecnologia 100% brasileira no tradicional evento que reúne inovações tecnológicas desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida no planeta

- Publicidade -

A Magneti Marelli teve mais uma vez a oportunidade de mostrar o resultado de sua inovação tecnológica multicombustível SFS® – Software Flexfuel Sensor.

A empresa foi a única brasileira a apresentar tecnologias 100% nacionais no Michelin Challenge Bibendum, evento anual que reúne figuras importantes do setor automotivo mundial ao redor de um assunto cada vez mais discutido: tecnologias que utilizam matriz energética alternativa ao petróleo e ecologicamente corretas.

A unidade da empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação de sistemas de injeção eletrônica, Magneti Marelli Controle Motor, apresentou as tecnologias SFS® – Software Flexfuel Sensor – , popularmente conhecida como flex, e Tetrafuel®, evolução da primeira que permitirá que um único veículo seja abastecido com gasolina, álcool, GNV – gás natural veicular – e gasolina pura.

Elas equiparão, respectivamente, um Fiat Strada flex e um Fiat Siena tetracombustível, veículos cedidos pela Fiat Automóveis brasileira para participarem dos testes e rally previstos no evento, que aconteceu em junho em Paris, França.

- Publicidade -

“A participação da Magneti Marelli no Bibendum prova que nossa tecnologia, o SFS®, é uma das maiores inovações da indústria automobilística brasileira recentemente. Somos a única empresa do Brasil a apresentar uma solução alternativa ao petróleo já implantada em um mercado – ou seja, uma tecnologia real –, que não exige grandes investimentos para implementação e pode ser adaptada a outros tipos de combustíveis em outros países”, declara Silverio Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Controle Motor Mercosul & Nafta e representante do Grupo Magneti Marelli nos mesmos mercados.

O SFS® é um sistema multicombustível que permite que o condutor do veículo decida com qual combustível quer rodar, uma vez que o programa gerencia a queima do álcool, da gasolina, ou de qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.

Já o Tetrafuel®, que será lançado no mercado brasileiro em um modelo da Fiat Automóveis, permite que o carro rode com quatro combustíveis diferentes: álcool, gasolina, gasolina pura ou GNV – gás natural veicular.

A tecnologia multicombustível é, sem dúvida, uma das melhores opções e de mais fácil implementação para reduzir os altos índices de poluição em grandes centros.

O fantasma da sobrecarga de poluentes assombra a maior parte dos países do mundo, com destaque para os de grande frota e os menos desenvolvidos economicamente, onde os recursos de eliminação de poluentes são mais caros para o bolso do usuário de veículos automotores.

- Publicidade -

“Uma grande preocupação da Magneti Marelli é oferecer ao mercado mundial um produto que, além de não agredir o meio ambiente, seja economicamente viável e ofereça a melhor tecnologia”, completa Bonfiglioli.

Magneti Marelli é premiada no Michelin Challenge Bibendum com seu sistema SFS
A empresa recebeu o prêmio na categoria Inovação Tecnológica ao apresentar seu sistema multicombustível em evento internacional sobre mobilidade sustentável

A Magneti Marelli Controle Motor recebeu mais um prêmio pelo desenvolvimento do sistema de alimentação multicombustível SFS® – Software Flexfuel Sensor.

Desta vez o reconhecimento veio na categoria Inovação Tecnológica pela premiação realizada no Michelin Challenge Bibendum, evento que aconteceu entre os dias 08 e 12 de junho em Paris, na França, e que reuniu figuras importantes do setor automotivo mundial ao redor de um assunto cada vez mais discutido: tecnologias que utilizam matriz energética alternativa ao petróleo e ecologicamente corretas.

O SFS® é um sistema de gerenciamento eletrônico que possibilita a utilização de combustíveis múltiplos pelos automóveis em qualquer proporção de gasolina e álcool.

No Brasil, a empresa é a pioneira e líder deste segmento de mercado, onde as vendas já somam mais de 1,3 milhão de unidades.

No mundo, a Magneti Marelli é referência quando o assunto é tecnologia bicombustível, tema em crescente evidência já que o flex é a única solução real e já implantada que proporciona uma alternativa ao uso do petróleo como combustível, substituindo-o pelo álcool.

A Magneti Marelli foi a única empresa a apresentar durante o Michelin Challenge Bibendum tecnologias já produzidas em larga escala e concretizadas no mercado, além de 100% desenvolvidas no Brasil.

O estande da empresa chamou a atenção dos participantes do evento com a apresentação dos sistemas SFS® e TetraFuel, lançado na última semana na versão Siena tetracombustível pela Fiat.

“Ganhar este prêmio é muito importante para a Magneti Marelli e para o Brasil, pois significa o reconhecimento à capacidade da engenharia brasileira de desenvolver o sistema bicombustível mais avançado do mundo e atualmente a única alternativa viável de abastecimento automotor com um recurso renovável, o álcool”, declara Silverio Bonfiglioli, representante da Magneti Marelli Mercosul e presidente da unidade Controle Motor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais