A parceria entre a Concessionária BMW Agulhas Negras e a BASF completou 1 ano de utilização da tecnología de pintura à base d’água no segundo semestre de 2006
A concesionária BMW é a primeira da América Latina a utilizar a tecnologia de pintura à base d’água.
Somente os veículos reparados com esta tecnologia terão assegurada a garantia de fábrica da repintura de 3 anos e de corrosão de carroceria de 12 anos.
De acordo com Paulo Vitor, o Supervisor Técnico de Carros da BMW do Brasil, “desde o início dos anos 90, a montadora utiliza a tecnologia à base d’água em sua linha de produção.
Seguindo as diretrizes da montadora em parceria com a BASF, a BMW iniciou o programa de implementação desta tecnologia nos concessionários do Brasil com o objetivo de também reduzir a emissão de poluentes no processo de repintura, bem como melhorar as condições de trabalho dos profissionais envolvidos.
Os benefícios observados foram a melhora do processo de repintura com maior produtividade, economia de materiais de consumo e tinta, facilidade no acerto das tonalidades de cores evitando o retrabalho e, o fator principal: a qualidade final do trabalho, que reproduz de forma fiel a cor e a textura da pintura original executada na linha de montagem.”
Esta qualidade no reparo é resultado de uma série de fatores. A Linha Glasurit 90 permite uma aplicação fácil e econômica em todo o mundo, garantindo um resultado perfeito, além das reduzidas emissões de solventes que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Estas características também são claramente percebidas pelos profissionais que lidam diretamente com os produtos.
Os profissionais destacam a ausência dos solventes, que era um dos fatores principais para o desgaste na execução dos trabalhos.
Além disso, os processos de repintura com a linha à base d’água são consideravelmente mais rápidos que os utilizados com solvente.
Para a BASF, esta parceria vem de encontro a dois dos quatro pilares da visão 2015: ajudar os seus clientes a atingir ainda mais o sucesso e assegurar o desenvolvimento sustentável.
“Com a introdução desta nova tecnologia, estamos colaborando com o desenvolvimento do mercado de reparação no Brasil. A expectativa para o próximo ano é que com a consolidação e sucesso da linha, tenhamos as melhores concessionárias e oficinas do Brasil trabalhando com a Linha 90”, ressalta Carlos Corróns, gerente de Marketing e Vendas da repintura automotiva.