Nova ferramenta dificulta clonagem de placa
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE) está instalando um novo sistema de controle de placas e lacres no Estado.
Os veículos que forem emplacados a partir de 1º de março já receberão o novo modelo, que agora vem com numeração registrada no sistema informatizado do Detran.
O número, em alto relevo, traz informação sobre ano de fabricação do lacre, código de credenciamento da loja e mais um número seqüencial de controle.
O sistema foi concebido e desenvolvido pelo Detran/PE, que agora controla desde a fabricação do lacre até a sua colocação na placa.
A nova ferramenta deverá evitar a clonagem de placa, porque a numeração é controlada e única para cada veículo. Os lacres utilizados hoje não possuem numeração, são simples e sujeitos à falsificação.
Os novos lacres serão utilizados inicialmente para os veículos novos, nos casos de troca de jurisdição, município e categoria, e ainda nos casos de lacre rompido, extraviado, roubado ou em mau estado de conservação.
Os proprietários que voluntariamente quiserem trocar o lacre antigo pelo novo, pagarão ao instalador pelo serviço.
O sistema tem por objetivo estruturar, organizar e ordenar, adequadamente, os agentes lacradores responsáveis pelo fornecimento e/ou instalação de lacres, placas e tarjetas, tornando o procedimento mais rápido, prático e seguro.
O sistema permitirá o cadastro de lojas credenciadas para venda e instalação de placas e lacres, bem como o cadastro das concessionárias/revendas on-line.
A partir de agora também será possível fazer o controle dos lacres fornecidos, associando o lacre ao veículo, mantendo um registro histórico das instalações realizadas.
O estoque de lacres por fornecedor será controlado e o sistema disponibilizará relatórios e consultas de acompanhamento e estatísticas que facilitarão a administração do processo e fornecerão informações gerenciais.
Só poderão realizar a venda e instalação de placas e lacres as lojas que estiverem devidamente cadastradas no Detran.
Depois de aceitas as lojas atuarão como Agente Lacradoras de Placas. As lojas credenciadas poderão fabricar o lacre que deve conter uma numeração com os seguintes dados:
a) Dígito com o ano de fabricação do lacre;
b) Três dígitos com o código do credenciamento da loja de placa fornecedora da placa/tarjeta;
c) Seis dígitos com seqüencial de numeração;
d) Um dígito verificador do seqüencial de numeração.
O sistema de controle de placas e lacres poderá ser acessado no site do Detran (www.detran.pe.gov.br).