Antonio Carlos Bento de Souza (*)
O ano de 2007 começa com um fato auspicioso para a reposição automotiva: o funcionamento em São Paulo de um programa de Inspeção Veicular gratuita, cujo objetivo é lembrar os motoristas sobre a importância de manter os itens mecânicos e de segurança do seu veículo em perfeito funcionamento.
Organizado por veículos da mídia especializada, apoiado pela Prefeitura e pelo CET paulistanos, e por alguns fabricantes de autopeças, o programa poderá se transformar em ponta de lança da organização da sociedade em torno desse tema sensível que é a manutenção da frota circulante brasileira.
A manutenção preventiva é o melhor caminho para garantir a segurança do ocupante, a conservação e boa utilização de um veículo.
A frota brasileira é de mais de 20 milhões de veículos. Sua idade média é semelhante à dos países desenvolvidos: pouco mais de 9 anos para carros de passeio, quase 9 anos para veículos comerciais leves; 12 anos para caminhões e quase 10 anos para ônibus.
No entanto, a falta de segurança veicular, isto é dos veículos andarem em bom estado de conservação e manutenção, é uma das maiores causas de acidentes, deixando um rastro de destruição, mortos e incapacitados.
48% dos acidentes em perímetro urbano e 14% nas estradas são causados por veículos em mau estado de conservação. O hábito de realizar a manutenção preventiva diminuiria esses números.
Mas o motorista brasileiro ainda não se conscientizou disso , por razões que vão desde o desconhecimento até o orçamento curto.
A reposição independente está se organizando para colaborar com esse esforço em prol da manutenção preventiva.
É claro que quanto mais os motoristas conservarem seus veículos mais clientes teremos. Mas não é esse o interesse que nos move, embora seja perfeitamente legítimo.
O importante é colocar a manutenção preventiva ao alcance de todos os motoristas, qualquer que seja a marca, o modelo, a idade do veículo atendido e o poder de compra de seu proprietário.
Queremos oferecer produtos e serviços cada vez mais eficientes, com custos que possam atender aos diferentes tipos de veículos e proprietários.
Dessa forma, promoveremos um jogo ganha-ganha, no qual a segurança veicular será a maior favorecida, com todas as vantagens sociais e econômicas daí advindas.
Saudamos a semente plantada em São Paulo e nos dispomos a colaborar para que a iniciativa se espalhe para todo o Brasil, mobilizando governos, instituições e empresas,
(*) Antonio Carlos Bento de Souza, é Coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva.