sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Inspeção veicular: a semeadura do futuro

Antonio Carlos Bento de Souza (*)

- Publicidade -

O ano de 2007 começa com um fato auspicioso para a reposição automotiva: o funcionamento em São Paulo de um programa de Inspeção Veicular gratuita, cujo objetivo é lembrar os motoristas sobre a importância de manter os itens mecânicos e de segurança do seu veículo em perfeito funcionamento.

Organizado por veículos da mídia especializada, apoiado pela Prefeitura e pelo CET paulistanos, e por alguns fabricantes de autopeças, o programa poderá se transformar em ponta de lança da organização da sociedade em torno desse tema sensível que é a manutenção da frota circulante brasileira.

A manutenção preventiva é o melhor caminho para garantir a segurança do ocupante, a conservação e boa utilização de um veículo.

A frota brasileira é de mais de 20 milhões de veículos. Sua idade média é semelhante à dos países desenvolvidos: pouco mais de 9 anos para carros de passeio, quase 9 anos para veículos comerciais leves; 12 anos para caminhões e quase 10 anos para ônibus.

- Publicidade -

No entanto, a falta de segurança veicular, isto é dos veículos andarem em bom estado de conservação e manutenção, é uma das maiores causas de acidentes, deixando um rastro de destruição, mortos e incapacitados.

48% dos acidentes em perímetro urbano e 14% nas estradas são causados por veículos em mau estado de conservação. O hábito de realizar a manutenção preventiva diminuiria esses números.

Mas o motorista brasileiro ainda não se conscientizou disso , por razões que vão desde o desconhecimento até o orçamento curto.

A reposição independente está se organizando para colaborar com esse esforço em prol da manutenção preventiva.

É claro que quanto mais os motoristas conservarem seus veículos mais clientes teremos. Mas não é esse o interesse que nos move, embora seja perfeitamente legítimo.

- Publicidade -

O importante é colocar a manutenção preventiva ao alcance de todos os motoristas, qualquer que seja a marca, o modelo, a idade do veículo atendido e o poder de compra de seu proprietário.

Queremos oferecer produtos e serviços cada vez mais eficientes, com custos que possam atender aos diferentes tipos de veículos e proprietários.

Dessa forma, promoveremos um jogo ganha-ganha, no qual a segurança veicular será a maior favorecida, com todas as vantagens sociais e econômicas daí advindas.

Saudamos a semente plantada em São Paulo e nos dispomos a colaborar para que a iniciativa se espalhe para todo o Brasil, mobilizando governos, instituições e empresas,

(*) Antonio Carlos Bento de Souza, é Coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança