sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Novamente a BMW ganha o prêmio de “Motor Internacional do Ano 2007”, estabelecendo sua posição de liderança com 7 prêmios para 4 motores

Com sete prêmios para quatro motores, a BMW mais uma vez sagra-se como a marca mais bem sucedida na premiação do “Motor Internacional do Ano 2007”, a competição de motores mais importante do mundo.

Pela terceira vez consecutiva, o júri da premiação – formado por 62 importantes jornalistas automotivos internacionais de 30 países – concedeu o prêmio principal, o concorrido “Motor Internacional do Ano”, à fabricante alemã de automóveis.

- Publicidade -

Este ano o troféu foi para o novo motor a gasolina BMW Twin Turbo de 3,0 litros, presente atualmente em todas as variantes do bem sucedido BMW Série 3.

O primeiro motor do mundo com seis cilindros em linha e tecnologia Twin Turbo também foi campeão em duas outras categorias, sendo considerado o “Melhor Novo Motor do Ano 2007” e o melhor motor na classe de 2,5 – 3,0 litros de capacidade.

Além da enorme potência, o júri ficou particularmente impressionado com a alta eficiência do motor de 225 kW/306 bhp.

- Publicidade -

Gastando 9,5 litros por 100 km no BMW 335i Coupé, o consumo médio de combustível baseado na norma EU é extremamente modesto para esta classe de desempenho.

O motor Twin Turbo alcança este resultado principalmente graças à Injeção de Alta Precisão da BMW, o primeiro sistema de injeção direta guiado por jato a ser produzido em grande quantidade. Esta tecnologia possibilita um cálculo particularmente preciso da mistura ar-combustível.

O motor V10 de alto desempenho, presente nos modelos BMW M5 e M6, recebeu dois prêmios. O motor com potência de 507bhp e capacidade de 5 litros recebeu o prêmio de “Motor de Melhor Desempenho do Ano”, da mesma forma que nos dois últimos anos, e também venceu na categoria de motores acima de 4 litros.

- Publicidade -

Em 2005 e 2006 este excepcional motor recebeu o prêmio de “Motor Internacional do Ano”.

“O motor BMW V10 continua insuperável”, disse o membro do júri Jeroen Jongeneel do “De Telegraaf”.

O prêmio da categoria 2,0 – 2,5 litros foi conquistado pelo motor a gasolina de 2,5 litros e 6 cilindros com tecnologia VALVETRONIC, usado no BMW Z4 Roadster 2.5si e no X3 2.5si.

Com seu controle de válvula totalmente variável – usado pela primeira vez em 2001 e desde então presente em milhões de veículos – o motor gera uma potência de 160 kW/ 218 bhp e serve de base para a filosofia da BMW de uma dinâmica eficiente.

“Você é capaz de ouvir de longe o motor de 2,5 litros graças ao seu ruído particular”, disse o membro do júri Rogelio Rivera-Nava do México.

“A construção de 6 cilindros em linha fornece a base para a pureza técnica deste que é considerado o mais famoso dos motores BMW. É um prazer dirigir um carro equipado com ele.”

E os prêmios para os motores do BMW Group não pararam por aí. Na categoria 1,4-1,8 litro o troféu foi conquistado em conjunto pelo BMW Group e a PSA Peugeot Citroën, os parceiros de desenvolvimento do motor turbo de 1,6 litro.

Ele equipa o MINI Cooper S com uma potência esportiva de 128 kW/175 bhp, assim como modelos do parceiro de desenvolvimento em uma adaptação específica para a marca.

As recém-desenvolvidas características especiais deste motor de 4 cilindros incluem a inovadora tecnologia turbo Twin Scroll e uma injeção direta de combustível.

Ao longo dos últimos nove anos, a BMW já ganhou mais de 30 vezes o cobiçadíssimo prêmio de “Motor Internacional do Ano”.

Esta é uma prova impressionante da liderança de mercado da BMW no campo de construção de motores.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn