sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Plástico de fonte renovável e compostável

O EcobrasTM, plástico de fonte renovável e compostável, é um combinado de Ecoflex® (plástico biodegradável e compostável da BASF) e polímero vegetal a base de milho

- Publicidade -
           O produto alia a tradição da BASF com os plásticos à renomada competência da filial brasileira da Corn Products International Inc. no processamento de matérias-primas vegetais. Durante a decomposição, o EcobrasTM comporta-se como um composto orgânico normal. Versátil, o plástico pode ser aplicado em embalagens injetadas, filmes para a produção de tubetes para reflorestamento, sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, entre outras alternativas.

Por ter em sua composição mais de 50% de matéria-prima de fonte renovável, no caso o polímero a base de milho, o EcobrasTM ajuda a balancear o ciclo de carbono ao equilibrar o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição. O Ecoflex®, da BASF, não deixa por menos, pois durante a decomposição ele se comporta como um composto orgânico normal. Em poucas semanas ou meses, os microorganismos presentes no solo e particularmente em adubos degradam o Ecoflex® completamente, sem deixar resíduos.

Para não deixar dúvidas quanto às suas características sustentáveis, o EcobrasTM é certificado por uma importante entidade mundial. Possui o selo “Compostable Logo” (selo de compostabilidade), conferido aos produtos que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos). O Ecoflex®, por sua vez, além do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EM 13432 AASTM 6400 e é certificado como produto totalmente compostável pelo GreenPla (do Japão) e European BioPlastics.

Além de ser ambientalmente amigável, o EcobrasTM oferece vantagens adicionais. Ele pode ser processado em equipamentos tradicionais de transformação e aditivado com pigmentos, anti-derrapante, anti-fog e anti-blocking. A BASF tem um porfólio de pigmentos orgânicos e conta com parceiros para a produção de MasterBatches.

Inovações em evidência na Brasilplast
O EcobrasTM será lançado oficialmente na Brasilplast 2007. Durante a feira, o público terá acesso a algumas alternativas de aplicação e processabilidade do produto. Mudas de Pitangueira e Ipê, embaladas por um filme de EcobrasTM em cores variadas, serão distribuídas como brinde no estande da BASF. Haverá, ainda, a demonstração da utilização do filme na cor natural em embalagens e sacos plásticos.

- Publicidade -

Para promover a aplicação do plástico renovável e compostável em tubetes para replantio, a BASF apresentará o EcobrasTM e suas vantagens durante evento para as principais indústrias do setor de papel e celulose. Para conferir as vantagens na prática, é só passar no estande da empresa Romi, fabricante de injetoras para termoplásticos, que produzirá tubetes para replantio feitos com EcobrasTM durante os cinco dias da feira.

Sustentabilidade como princípio – A BASF tem um compromisso claro com os preceitos do Programa Atuação Responsável® aplicado à gestão de seus processos e do ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação ao seu descarte. Esse compromisso estende-se à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Além do vasto portfólio de plásticos para as mais distintas necessidades do mercado, a BASF está sempre pesquisando alternativas que atendam às demandas do mercado. Pautada por esse princípio, a empresa atua mundialmente determinada a identificar claramente as oportunidades de negócios sustentáveis e têm a nítida consciência da importância dessa competência para a organização e para a sociedade.

Especificamente no tocante à produção de plásticos, paralelamente ao seu atual portfólio, a BASF vem investindo em pesquisa e desenvolvimento de materiais biodegradáveis desde o início da década de 90. Como resultado desse esforço, desde 2000 o Ecoflex® é alternativa oferecida ao mercado. Aliando a tradição e experiência na produção de plásticos ao comprometimento em promover o uso de matéria-prima de fonte renovável, a BASF tem aumentado seu portfólio de produtos que colaboram para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do plástico.

A Corn Products, por sua vez, trabalha com a filosofia “Qualidade em Ação”, buscando constantemente o aprimoramento de seus produtos e serviços de maneira criativa e dinâmica. Como empresa que de fato se preocupa com a comunidade em que atua e a preservação do meio ambiente, faz o máximo para manter o equilíbrio ambiental e o bem-estar de todos os que fazem parte do seu dia-a-dia. Nesse aspecto, a companhia investe continuamente em projetos de controle dos efluentes de suas fábricas e em projetos de desenvolvimento social.

Sua cultura de qualidade e responsabilidade com o meio ambiente resultaram na certificação ISO 9001:2000 e 14001 de todas as unidades da Corn Products Brasil. Além disso, a empresa é pioneira na certificação ISO 22000, que trata da segurança dos alimentos, em sua unidade de Balsa Nova-PR.

- Publicidade -

A combinação da tradição da BASF com a especilidade da Corn Products International Inc. em processar matérias-primas vegetais fazem do EcobrasTM uma solução diferenciada e inovadora para o mercado.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança