Alguns dos trabalhos do CCM do ITA atendem projetos da Embraer, Petrobras, Ford, General Motors e Volkswagen
O Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) utiliza dois equipamentos de prototipagem rápida da Stratasys, que é a líder mundial neste segmento e que no Brasil é representada pela Sisgraph.
“O CCM mantém parcerias em projetos com a Embraer, Petrobras, Ford, General Motors, Volkswagen e Bosch.
Essas máquinas fornecidas pela Sisgraph nos auxiliam em trabalhos de desenvolvimento de produtos e protótipos funcionais para a indústria nacional”, explica Jefferson de Oliveira Gomes, professor doutor em engenharia do ITA e coordenador do CCM.
Recentemente, o CCM tem trabalhado, por exemplo, no desenvolvimento de componentes internos de pequenas aeronaves da Embraer e de automóveis da General Motors, além de componentes para turbinas para projetos da Petrobras.
O professor conta que antes de adquirir as máquinas de prototipagem foi feita uma consulta com algumas empresas, como Embraer, General Motors e Volkswagen para saber o que elas precisavam em termos de prototipagem.
“Depois chamamos vários fornecedores de equipamentos de prototipagem até chegarmos à conclusão que as máquinas da Sisgraph seriam as mais adequadas para o nosso trabalho”.
Hoje, o CCM conta com a participação de 43 pessoas, sendo 16 pós-graduando (oito em doutorado e mais oito em mestrado).
O Centro de Competência em Manufatura (CCM) é um ambiente multidisciplinar que ocupa uma área de 650 m2 e é composto por três áreas técnicas complementares: Projeto e Análise de Produtos, Planejamento da Produção e Fabricação.
“O CCM provê aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e à comunidade em geral, a oportunidade de visualizar e compreender o processo de desenvolvimento integrado de produtos (DIP)”, conta o professor Gomes.
Para alcançar esse objetivo, além do ensino e pesquisa, as atividades do CCM incluem projetos desenvolvidos em parceria com empresas e indústrias, seminários e workshops.
As áreas técnicas do CCM são as seguintes: fresamento em cinco eixos simultâneos; Análise e Otimização dos Dados CN; Prototipagem Rápida; Benchmarking Tecnológico; Pesquisas de Usinagem; Automação Industrial e Monitoramento Remoto de Processos de Usinagem.
Inaugurado em agosto de 2004, o CCM possui ainda uma rede de 13 estações gráficas com aplicativos de software para as áreas de CAD, CAE e CAM em uma sala de aula multimídia.
Os aplicativos de software presentemente operacionais abrangem modelagem geométrica, análise por elementos finitos, análise cinemática e dinâmica de sistemas multicorpos e projeto de sistemas de controle.