Mesmo com sua aparência simples, a vela de ignição é uma peça de fundamental importância para o bom funcionamento do motor.
A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, ressalta que o seu bom desempenho só é possível se for instalada a peça adequada, de acordo com a tabela de aplicação NGK ou manual do proprietário.
“Há uma sofisticada tecnologia envolvendo o desenvolvimento e a fabricação das velas de ignição, pois seu perfeito desempenho está diretamente ligado ao rendimento do motor, níveis de consumo de combustível e à emissão de poluentes expelidos nos gases de escape”, afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.
A função da vela de ignição é dar início à combustão da mistura ar/combustível. Cada motor possui especificações distintas, tais como: dimensionais, taxa de compressão, vida útil dos componentes e etc, resultando em velas específicas para cada veículo.
Por este motivo, as velas são desenvolvidas sob encomenda da montadora, seguindo as especificações de cada tipo de motor.
A utilização de velas inadequadas pode comprometer o funcionamento do sistema de ignição, bem como causar danos ao motor.
O seu desempenho adequado também está ligado à instalação, que deve ser feita por um mecânico de confiança.
“Recomendamos a instalação por um profissional automotivo qualificado, pois a má colocação, assim como o torque inadequado, podem comprometer a vela e o seu funcionamento”, ressalta Namie.