Novo Maxton oferece maior capacidade e um dos menores custos da categoria – O Ford Cargo MaxTon tornou-se, nos últimos quatro anos, o cavalo-mecânico de referência para aplicações de curtas e médias distâncias.
Agora, ficou ainda mais forte com o lançamento da versão Cargo 4532e MaxTon, trazendo como principal novidade o transporte de 1.550 kg a mais de carga, que eleva a sua capacidade de tração para 45.150 kg.
O modelo ganhou, ao mesmo tempo, freio traseiro equipado com câmaras do tipo baioneta, que aumentam a capacidade de frenagem, e eixo traseiro com tratamento especial da coroa e pinhão.
“A nova versão torna ainda mais forte a competitividade do Cargo MaxTon, que conquistou o respeito e a credibilidade de transportadores em todo o Brasil graças à sua robustez, eficiência e economia operacional. Além de maior capacidade de carga, ele oferece aos transportadores melhor performance, menores custos de manutenção e mais conforto ao dirigir. Conseqüentemente, traz maior eficiência, produtividade e rentabilidade no transporte”, diz Cláudio Terciano, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões.
Ideal para o transporte de carretas de três eixos, o Cargo MaxTon tem como principal vantagem o fato de transportar praticamente a mesma carga que os concorrentes extra-pesados, de 45 toneladas, com muito mais economia.
“Ele oferece ao frotista o desempenho, a segurança, a ergonomia e o conforto exigidos para determinados tipos de transporte com um investimento inicial muito mais baixo e uma sensível redução dos custos operacionais do caminhão. Por isso, proporciona o melhor retorno sobre o investimento”, explica Terciano.
O Cargo 4532e MaxTon conserva os demais itens já conhecidos do modelo, que garantem o seu excelente desempenho, segurança e conforto.
Tem motor eletrônico Cummins ISC, com potência de 320 cv (@ 2.000 rpm) e torque de 131 kgfm (@ 1.300 rpm), banco do motorista com suspensão a ar e sistema de freios equipado com válvula LSV e filtro secador de ar.
Além disso, o novo C-4532e oferece uma inigualável economia operacional, graças à configuração mecânica simples e versátil da linha Cargo, com custos de manutenção inferiores aos apresentados por outros modelos do mesmo segmento.
O custo de reposição de sua cabine, por exemplo, é bem inferior ao de seu principal concorrente. A competitividade do Cargo 4532e é notada também em outros itens importantes, que tornam a sua operação mais eficiente.
Melhor custo-benefício – Tanto em relação à performance quanto à capacidade de carga, o Cargo 4532e supera seus principais concorrentes em diversos quesitos importantes.
Ele tem a maior capacidade de carga mais carroceria, o que lhe garante o melhor custo-benefício do segmento.
Seu sistema de freios traz filtro secador de ar (“air dryer”) e válvula sensível à carga (LSV) como itens de série, que melhoram a capacidade de frenagem em condições severas e contribuem para o aumento da vida útil de seus componentes.
Além disso, agora ele tem também freio traseiro equipado com câmaras do tipo “baioneta”, que aumentam sua capacidade de frenagem.
O eixo traseiro com tratamento especial da coroa e pinhão contribui para aumentar sua capacidade de tração.
Junto desses fatores, há também outros atrativos que fazem do Cargo 4532e MaxTon o melhor negócio em sua categoria.
Ele tem quinta-roda com distância regulável em 100 mm e rampa-guia opcional, banco do motorista com suspensão a ar, maior área envidraçada, motorização equipada com sistema de diagnóstico de falhas e proteção ativa do motor, controle automático de velocidade e faróis integrados ao pára-choque, que diminuem a oscilação em terrenos irregulares.
NOVOS CAMINHÕES FORD COM MOTORIZAÇÃO CUMMINS
Os novos caminhões que a Ford acaba de colocar no mercado reforçam a tradicional parceria com a Cummins, pois serão equipados com os mais modernos motores desenvolvidos pela líder mundial em motores diesel em vários níveis de potência.
Tanto o Cargo 712, quanto o Cargo 4532e, utilizarão motorização Cummins. O primeiro será equipado com Cummins Euromec III, de 120 cv. Trata-se de um motor que permite ao veículo conciliar desempenho com economia de combustível.
Por ser mais compacto do que os existentes na mesma categoria – ele chega a ser até 11% mais leve – seu desempenho se traduz em diversas vantagens: é 4% mais potente, possui 15% mais torque, desenvolve 15% a mais de potência por litro, além ter uma relação peso/potência 20% superior à dos concorrentes.
Desenvolvido em 2005 por engenheiros brasileiros utilizando o arsenal de tecnologia da Cummins, o Euromec III é um motor mecânico cujo know how se baseia na bem sucedida Série B, produzida e vendida em todo mundo.
Já fabricado de forma a atender as normas de emissões Euro III, sua principal vantagem consiste em ter um custo bastante competitivo – proporcionando um preço final mais baixo para o veículo.
O motor Cummins se encaixa perfeitamente no projeto do novo Cargo 712 da Ford, porque possibilita mais agilidade e capacidade de carga, por ser mais leve e também pelo melhor desempenho do motor, fatores que acarretarão em um maior número de entregas por dia.
Já o Cargo 4532e utiliza o ISC eletrônico de 320 cv, um motor que é a evolução da bem-sucedida Série C, produzida pela Cummins no Brasil desde 1986 e que, no mundo, já motoriza aproximadamente 2,5 milhões de veículos.
Respeitada internacionalmente, a Série C da Cummins reúne num único produto características de durabilidade, confiabilidade e desempenho.
Diante disso, Luis Pasquotto, diretor Técnico Comercial da empresa, afirma que “aperfeiçoamos um ícone no segmento de motores o que motivou a Ford escolher o ISC para equipar o Cargo 4532e”.
Além da durabilidade e facilidade de manutenção, características já reconhecidas pelos usuários, o ISC agrega as vantagens dos recursos eletrônicos.
Uma de suas características principais é propiciar interação total com o usuário, com o frotista e com o mecânico, fazendo com que todo esse conjunto tecnológico traga mais eficiência na operação.
A evolução tecnológica do novo caminhão da Ford está sendo possível em razão do desenvolvimento do ISC, um produto que atende plenamente as exigências da montadora.
Equipado com a última geração de sistemas de gerenciamento eletrônico, o ISC incorpora uma série de benefícios que facilita a operação do caminhão, além de fornecer diversos parâmetros que auxiliam na gestão dos negócios de um frotista.