terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Novo caminhão furgão para transporte de produtos nos grandes centros urbanos

Montado sobre o chassi de caminhão leve da Mercedes-Benz 712 E, o novo furgão oferece 17,2 metros cúbicos de volume de carga, a maior capacidade em seu segmento

A Mercedes-Benz inova mais uma vez e lança um caminhão furgão especialmente indicado para distribuição de carga nos grandes centros urbanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O novo modelo é uma derivação do chassi Mercedes-Benz 712 E, bastante solicitado para o transporte de valores, sobre o qual é montada a carroçaria furgão.

Esse chassi é reconhecido no mercado pela sua flexibilidade e agilidade, permitindo que o transportador faça serviços de entrega e coleta de produtos com máxima rapidez e segurança.

Com peso bruto total (PBT) de 7.050 quilos, o novo caminhão furgão amplia a oferta da marca Mercedes-Benz para o segmento de leves.

- Publicidade -

O grande destaque é a ampla capacidade volumétrica de carga do 712 E, de até 17,2 metros cúbicos, a maior do mercado entre seus concorrentes, com carga líquida de 2.650 quilos.

Outra grande vantagem do furgão 712 E é a segurança para a carga. A carroçaria fechada garante menor exposição dos produtos transportados.

Além disso, o acesso ao compartimento de carga é feito internamente, sem a necessidade de sair do veículo, o que minimiza a exposição ao risco. Essas características são primordiais principalmente para quem faz a distribuição de cargas fracionadas nos grandes centros urbanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O novo furgão oferece maior facilidade e rapidez nas entregas devido à porta lateral corrediça, a porta do acompanhante que também pode ser utilizada para a carga e descarga de pequenos volumes e à ampla porta traseira com abertura de 270 graus.

Há ainda a possibilidade de uma versão opcional com porta traseira roll-on, o que otimiza as movimentações de carga em locais estreitos.

A menor altura do piso em relação ao solo é outro importante benefício para a operação diária do motorista e do acompanhante, não exigindo grandes esforços para carregamento e descarregamento, trazendo assim maior praticidade e conforto.

Parceria no desenvolvimento – O desenvolvimento do caminhão furgão é fruto de um trabalho de parceria entre a DaimlerChrysler do Brasil e a CAIO Induscar, maior fabricante de ônibus urbano do Brasil, que criou a carroçaria furgão para o chassi 712 E, atendendo a uma solicitação do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

A proposta lançada pelo SETCESP em 2005, na gestão do presidente Urubatan Helou, foi inspirada nos furgões americanos de distribuição.

O projeto foi finalizado agora, num curto espaço de tempo, de aproximadamente um ano e meio.

Segundo o presidente da SETCESP, Francisco Pelúcio, o fator primordial para o curto tempo de desenvolvimento foi a forte sinergia entre a SETCESP, a DaimlerChrysler do Brasil e a CAIO Induscar.

“Com suporte da COMFROTA, comissão de assuntos técnicos da nossa entidade, aprovamos totalmente o veículo e já fechamos a compra de 100 unidades”, declara Pelúcio.

As 100 unidades adquiridas pelo sindicato, que devem ser entregues aos associados até o final de 2007, formam uma série especial de lançamento denominada “FURGÃO SETCESP URBANO”.

O primeiro veículo será destinado para a Braspress, empresa dirigida por Urubatan Helou, como uma homenagem ao idealizador do novo produto.

Carroçaria Atilis é a base do novo furgão – Para o desenvolvimento da carroçaria do furgão 712 E, a Caio Induscar utilizou como base a recém-lançada carroçaria Atilis, que foi concebida especialmente para os miniônibus e microônibus Mercedes-Benz.

No design moderno da carroçaria sobressaem as linhas suaves e atuais, com destaque para a estrela da marca na grade e o conjunto óptico de faróis redondos.

Na configuração do FURGÃO SETCESP URBANO destacam-se itens como pára-brisa bipartido, banco fixo para o motorista, com regulagem longitudinal, de reclinação do encosto e de altura do assento, banco individual fixo para o acompanhante, parede divisória interna com grade, porta lateral corrediça, portas traseiras com abertura de 270 graus e piso de madeira.

Qualidade e garantia – Com o chassi 712 E equipado com a carroçaria furgão, a Mercedes-Benz confirma, mais uma vez, sua capacidade inovadora na criação de soluções para cada necessidade do mercado.

Este veículo agiliza a implementação da carroçaria e garante a qualidade do produto, promovendo assim o aumento da durabilidade do conjunto.

Como todo veículo comercial da linha Mercedes-Benz, o chassi 712 E tem garantia de 1 ano sem limite de quilometragem. A CAIO Induscar oferece 2 anos para a estrutura do furgão e 1 ano para todos os demais itens da carroçaria, sem limite de quilometragem.

Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões e ônibus no primeiro semestre de 2007 – A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões e ônibus no mercado interno no primeiro semestre do ano.

A marca atingiu no segmento acima de 3,5 toneladas de peso bruto total o volume de 14.589 caminhões comercializados. No segmento de ônibus, a liderança da marca é destacada com a venda de 7.023 chassis no País.

Com esse resultado de vendas no primeiro semestre, a Mercedes-Benz registra uma participação de 32% no mercado de caminhões e de 54% no segmento de ônibus.

O volume de caminhões Mercedes-Benz comercializado nos primeiros seis meses de 2007 representa um acréscimo de 23% em relação ao resultado alcançado no mesmo período do ano passado.

No segmento de ônibus, o aumento nas vendas da marca é de 25% quando comparado com o primeiro semestre de 2006.

Entre os principais fatores que estimularam as vendas de caminhões estão o agronegócio, que tem representado importante parcela das vendas de caminhões pesados Mercedes-Benz no período, além da alta demanda nos setores da cana-de-açúcar, mineração e construção.

No segmento de ônibus, a renovação e ampliação de frota em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são alguns exemplos que têm impulsionado as vendas da marca no País.

“A facilidade ao crédito, estimulado pelos prazos de financiamentos mais longos e a estabilidade da economia brasileira são outros fatores de estímulo às vendas de veículos comerciais”, declara Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da DaimlerChrysler do Brasil.

A performance de vendas da Mercedes-Benz confirma a liderança da Empresa nas vendas de veículos comerciais.

Na história da Mercedes-Benz, mais de 50 anos produzindo caminhões e ônibus no Brasil, a marca é líder nas vendas de caminhões desde 1969.

No segmento de ônibus, a liderança vem desde a implantação da indústria automobilística no Brasil, em 1956.

Liderança se repete nas vendas de junho – Neste mês de junho, a Mercedes-Benz comercializou 2.833 caminhões no mercado interno, garantindo 32,7% de participação em relação ao total de 8.656 unidades comercializadas.

A Mercedes-Benz registrou no segmento de ônibus, o volume de 1.227 unidades vendidas, o que assegura a participação de 55,4%, num mercado total de 2.216 ônibus vendidos no Brasil.

Liderança no segmento de pesados – A Mercedes-Benz também é líder em caminhões pesados, segmento que reflete diretamente a situação econômica do País e os impactos nos negócios relacionados com o transporte de cargas.

A marca comercializou 3.558 unidades nesse concorrido segmento de caminhões, com liderança consecutiva nos seis primeiros meses do ano. Em junho, a Mercedes-Benz permaneceu à frente no mercado interno, com a venda de 718 veículos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil