sábado, 24 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Stellantis anuncia aquisição da DPaschoal

Stellantis adquire a Comercial Automotiva/DPaschoal e torna-se o maior distribuidor de autopeças da América do Sul

A Stellantis reuniu a imprensa para anunciar a aquisição de 70% da Paschoal, uma das mais importantes empresas de serviços automotivos, num mercado de R$ 96 bilhões na América do Sul e R$ 61 bilhões no Brasil.

O evento foi o primeiro a contar com a presença de Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis América do Sul. O executivo destacou a liderança nas vendas de automóveis e comerciais leves na América do Sul, com 878 mil unidades, das quais, 686 mil unidades no mercado brasileiro. Argentina vendeu 119 mil unidades e o Chile com 36 mil.

Em 2023 a Stellantis lançou 7 novos veículos e desde 2018 já são 47 novos modelos no mercado.

A Stellantis apresentou sua nova estratégia de aftermarket com expansão em novos negócios na busca de melhor eficiência logística e ser a número 1 em peças e serviços na América do Sul. O objetivo é fortalecer a experiência dos clientes com a marca Stellantis e multimarcas.

A Mopar continua atuando nas concessionárias (1.200 pontos) com peças OEM, DPaschoal atuando no mercado IAM no Brasil e Norauto (Argentina). No plano de desenvolvimento a Stellantis pretende reforçar a imagem da DPaschoal, presença de 100% no território nacional e parceria com redes Stellantis, além de novos negócios e serviços.

A DPaschoal é uma empresa brasileira que atua no segmento automotivo, especialmente na venda de pneus, peças e serviços automotivos com 74 anos de história, passando por três gerações e sólida posição de mercado.

A aquisição da Stellantis envolve todas as plataformas já conhecidas da Comercial Automotiva – DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel, com 2.800 colaboradores, 123 lojas e 28 hubs.

Com a aquisição do negócio tradicional a Stellantis amplia a participação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil. A operação está em linha com o objetivo estratégico de expansão regional, além de fortalecer a capacidade para responder às demandas mais complexas dos consumidores.   

“Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030 e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, exemplifica Cappellano.

Com quase 3 mil colaboradores, a Comercial Automotiva/DPaschoal encerrou 2023 com o faturamento de R$ 2,6 bilhões. A aquisição do controle acionário da Comercial Automotiva/DPaschoal é um investimento estratégico que amplia a presença da Stellantis na área do pós-venda. Luís Norberto Pascoal, com ampla expertise neste mercado, manterá os 30% restantes das ações da companhia e seguirá como vice-presidente do conselho de administração.

“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.  

A DPaschoal oferece uma variedade de serviços, incluindo:

  1. Venda de Pneus: A empresa é conhecida por sua atuação na venda de pneus para veículos de diferentes marcas e modelos.
  2. Serviços Automotivos: Além da venda de pneus, a DPaschoal oferece serviços automotivos, como alinhamento, balanceamento, troca de óleo, freios, suspensão, entre outros.
  3. Lojas e Centros Automotivos: A DPaschoal possui lojas e centros automotivos em diversas localidades, proporcionando conveniência aos clientes que buscam produtos e serviços para seus veículos.
  4. Atendimento ao Cliente: A empresa geralmente mantém um compromisso com o atendimento ao cliente, oferecendo suporte e assistência para garantir a satisfação dos consumidores.

DPaschoal, uma marca tradicional no mercado brasileiro – A Comercial Automotiva/DPaschoal é uma das mais tradicionais empresas de serviços automotivos do país. Fundada em 1949, em Campinas, dedicou-se nos primeiros anos ao comércio e reparo de pneus, e diversificou sua atuação à medida que expandiu seu raio de atuação. Atualmente, opera com mais de 120 lojas próprias e 28 centros de distribuição em quatorze estados brasileiros. Conta, ainda, com atuação nacional devido à sua estrutura de e-commerce.

Sua gama de produtos e serviços multimarcas, abrangem um portfólio vasto de peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.

A história da empresa é marcada pelo pioneirismo em diversas áreas. Em 1986, por exemplo, a DPaschoal criou o primeiro curso de mecânica básica para mulheres. Contrariando a ideia de que oficina mecânica não é “coisa de mulher”, o curso buscou contribuir para a inclusão das mulheres nos assuntos automotivos, compartilhando conhecimentos teóricos e práticos sobre os cuidados com o carro, dicas de segurança e manutenção, avaliação dos itens para saber a hora certa de trocar e muito mais.

Em 2007 foi criado o programa Economia Verde que visa a conscientização e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos. Através de ferramentas de diagnose que medem e testam a vida útil dos componentes do veículo, a troca dos produtos só é feita se realmente for necessário.

Além de atuar no setor automotivo, a DPaschoal estruturou ao seu redor diversos negócios em diferentes segmentos com base em seus princípios e valores. As empresas que compõem o bloco adquirido pela Stellantis atendem às áreas de Automotivo, Educação e Capacitação, além de Tecnologia e Inovação.

São elas:

DPK é especializada no segmento de distribuição de peças automotivas. Conta com 17 filiais pelo país, um portfólio composto por mais de 65 fabricantes e 35 mil itens no estoque. Tem ainda um sistema de credenciados no Brasil com 1,5 mil parceiros e um portal de compras online B2B, o DPK.com.br.

KDP é a solução completa que oferece aos revendedores e centros automotivos, diversos modelos e medidas de pneus, além de peças e acessórios. A rede de credenciados conta com mais de 120 parceiros que possuem um leque de benefícios que impulsionam o seu negócio.

Rede AutoZ é uma loja física que possui mais 7 mil itens em seu estoque, segmentados em peças, pneus e acessórios. O seu grande diferencial é a agilidade na entrega atendendo clientes da região do ABC paulista.

KMAXX é uma plataforma de soluções inteligentes, que facilita encontrar a peça certa no menor tempo. Possui um amplo banco de produtos automotivos, altamente qualificado que proporciona uma experiência de respostas rápidas e assertivas.

Recmaxx oferece produtos, serviços e garantias que melhoram ainda mais o custo-benefício do pneu recapado, trazendo tranquilidade e segurança para caminhoneiros e frotistas. 

Autocred é uma plataforma financeira da Cia DPaschoal que oferece soluções para viabilizar acesso ao crédito para consumidores e empresas.

Maxxi Trainning é a divisão do grupo DPaschoal voltada ao ensino, capacitação e atualização profissional no setor. Também é responsável pelo desenvolvimento de novos talentos e aperfeiçoamento do capital humano já existente na empresa.

Maxxipel é uma empresa de Inovação e Tecnologia da Cia DPaschoal, que tem como objetivo manter o grupo na direção da modernidade e na transformação digital, tendo na pesquisa, a sua base para a construção de uma plataforma tecnológica sustentável.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn