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Novo membro na família Ford Cargo

Custo-benefício, versatilidade e performance no segmento são os destaques do novo membro da família Cargo

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O Cargo 712, com peso bruto total de 7,7 toneladas, é o novo modelo da linha de caminhões Ford, que chega para reforçar a sua posição de liderança no segmento de veículos comerciais leves no mercado brasileiro.

Desenvolvido para atender o crescente setor de entregas e serviços urbanos, ele foi projetado com um foco central: o custo-benefício.

É um caminhão de características compactas, visando à agilidade e comodidade no trânsito. Oferece custos de aquisição e de manutenção extremamente competitivos, com boa economia de combustível e plataforma de carga versátil e eficiente, além da conhecida robustez da linha Cargo.

O Novo Cargo 712 oferece duas opções de configuração. O modelo VUC – Veículo Urbano de Carga, com distância entreeixos de 2.800 mm e comprimento máximo de 5.490 mm, permite acesso ao centro das grandes cidades. A versão com entreeixos de 3.900 mm e comprimento máximo de 7.010 mm destina-se a aplicações que requerem maior capacidade volumétrica.

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As dimensões compactas do veículo, com 2.109 mm de largura, asseguram boa capacidade de manobra em espaços curtos, facilitada também pelo menor círculo de viragem (de 11,58 m e 15,58 m, nas duas versões).

Ao mesmo tempo, seu balanço dianteiro mais curto, de 1.267 mm, permite acomodar uma plataforma maior de carga.

O modelo tem o eficiente motor Cummins B 3.9 Euro 3, mecânico, também utilizado no F-4000. Sua potência de 120 cv (@ 2.800 rpm) e torque de 46,4 mkgf (@ 1.500 rpm), com nível reduzido de emissões, dentro do padrão Conama P5/ Euro III, marcam a performance do Cargo 712.

O conjunto motriz é equipado também com câmbio Eaton FSO-4405C de cinco marchas sincronizadas, de fácil operação, e eixo traseiro Dana 80, que garante o aproveitamento do torque e da potência do motor.

Capacidade e desempenho – O Novo Cargo 712, em suas duas versões, está entre os veículos leves mais competitivos da categoria em termos de capacidade de carga. Na configuração com entreeixos de 3.900 mm, transporta 4.670 kg de carga últil. Na versão de 2.800 mm, leva 4.710 kg.

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A rentabilidade operacional do C-712 aumenta para os clientes que transportam cargas de maior densidade, como, por exemplo, material de construção, alimentos congelados ou refrigerados, areia e cimento ensacados.

A capacidade máxima de tração (CMT) de 10.500 kg é sentida no desempenho em partida e em rampa com o caminhão totalmente carregado.

Essa força bem dimensionada também contribui para reduzir o esforço do conjunto mecânico e aumenta a vida útil de seus componentes, com menor custo de manutenção.

“O Cargo 712 foi desenvolvido para oferecer o melhor negócio no segmento e traz uma série de vantagens sobre os seus principais concorrentes.

É uma opção inteligente para transportadores, pequenos comerciantes, feirantes ou autônomos que precisam de um caminhão para enfrentar o ritmo de trabalho diário das grandes cidades sem exigir uma estrutura de gerenciamento mais complexa e, portanto, com menor custo”, diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.

Ford Cargo 712 – O novo modelo tem como foco principal o crescente negócio de entregas e serviços urbanos

A Linha Cargo está presente nos mais variados segmentos do mercado brasileiro de caminhões, dos leves aos pesados, com mais de 14 modelos.

Além deles, a Ford também dispõe de capacidade para fornecer veículos com especificações diferenciadas, de acordo com a necessidade de cada cliente, montados na própria fábrica dentro do seu centro de modificação de veículos, o Mod Center.

Essa grande linha tem uma proposta comercial em comum: oferecer o melhor negócio em transportes, conceito que também está presente na concepção do novo Cargo 712.

O novo caminhão chega para atender um mercado em expansão. As atividades ligadas aos serviços urbanos, como entrega de encomendas, socorro-mecânico e abastecimento do comércio, estão entre os segmentos de transporte de carga que mais crescem no Brasil.

Esse setor utiliza quase que exclusivamente caminhões leves, caminhonetes e furgões de vários tipos, formando um dos nichos mais competitivos da indústria de veículos comerciais.

O aquecimento da economia, com a inclusão das classes D e E no mercado de consumo formal e o aumento do chamado comércio virtual são fatores que têm impulsionado a demanda desses veículos por parte de pequenas empresas, autônomos e grandes frotistas que operam em áreas urbanas. O Cargo 712 foi projetado com as características desejadas por esses clientes.

“Boa parte dos usuários desse segmento é formada por micro e pequenos empresários, que não têm no transporte de cargas sua atividade principal.

Por isso, precisam de um caminhão que tenha ao mesmo tempo operação simples, alta capacidade de carga e baixo custo operacional, exatamente o que o Cargo 712 oferece”, reforça Cláudio Terciano, gerente geral de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.

De janeiro a maio de 2007, as vendas da indústria de caminhões no Brasil cresceram 25,6% em comparação com o ano passado.

Os números da Ford Caminhões foram ainda melhores: evoluíram 36,5% no total, aumentando a sua participação no mercado para 21,1%. No segmento dos leves a marca avançou 26%. As 3.452 unidades dos modelos F-4000, F-350 e Cargo 815e lhe deram uma participação de 31%.

Projeto foi criado com base nas necessidades dos clientes para proporcionar eficiência e economia – O Ford Cargo 712 reúne características que representam não só maior produtividade e facilidade de operação em comparação com os concorrentes, como também mais economia, desempenho, segurança, conforto e durabilidade no dia-a-dia.

Ele foi desenvolvido a partir de pesquisas com os consumidores para oferecer uma opção diferenciada, principalmente em termos de rentabilidade, em relação às que já existem no mercado.

Entre outras aplicações, ele é indicado para utilização como furgão de alumínio, furgão frigorífico, furgão isotérmico, guincho, no transporte de carga seca e transporte de gás.

Seu chassi tipo escada, com longarinas retas em aço LNE 38 de alta resistência e baixo peso, permite facilidade na instalação de vários tipos de implementos.

Essa configuração garante rapidez na preparação do veículo para o trabalho. O tanque de combustível, com 150 litros, assegura boa autonomia.

Mais produtividade e economia – O motor potente do novo Cargo garante agilidade nas entregas e melhores médias de velocidade no uso misto em cidade e estrada.

Além disso, seu torque alto em toda a faixa de operação se traduz em mais força, melhor retomada de velocidade e menor necessidade de troca de marchas, qualidades que se destacam principalmente na aceleração em pistas íngremes e nas partidas em rampa.

“O motor do Cargo 712 trabalha com 13% a mais de torque do que o seu principal concorrente. Por isso, oferece uma resposta mais rápida nas retomadas de velocidade e nas subidas, com menor necessidade de troca de marchas, o que também reduz o cansaço do motorista no tráfego urbano”, explica Cláudio Terciano, gerente geral de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.

Por trabalhar com uma rotação menor na faixa de torque máximo (1.500 rpm), ele contribui para a economia de combustível e reduz o desgaste das partes móveis.

Sua relação potência/peso (15,5 cv/kg) também é 5% melhor que a do seu principal concorrente, o que lhe dá força de sobra para encarar o trabalho, com menor esforço.

“Outros pontos que chamam a atenção no desempenho do Cargo 712 são o alto torque e o baixo consumo de combustível nas primeiras marchas, vantagens que fazem a diferença em um caminhão de operação urbana, sujeito ao pára-e-anda no trânsito”, completa Terciano.

Segurança e conforto – Além de puxar bem, o Cargo 712 também freia com eficiência. Seu sistema de freio a ar, de circuito duplo, é equipado com válvula sensível à carga e dispõe também de freio-motor com acionamento eletropneumático como opcional.

A suspensão dianteira, com molas parabólicas, amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora, garante resistência e conforto para os ocupantes.

A suspensão traseira, formada por molas semi-elípticas, feixe auxiliar parabólico, amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora, conjuga eficiência com menor incidência de vibrações.

Os faróis duplos redondos, instalados no pára-choque, proporcionam iluminação eficiente e de longo alcance sem ofuscar quem vem em sentido oposto.

Eles são dotados de lâmpadas de longa vida, com refletores, e lentes translúcidas de policarbonato, mais resistentes a impactos de pedras.

Detalhes construtivos do chassi e da cabine reforçam a segurança do veículo. A grande área envidraçada, tanto do pára-brisa quanto das portas, favorece a visibilidade e as manobras, além de ajudar a prevenir colisões ou abordagens inesperadas pelas laterais. O pára-brisa dispõe de um sistema eficiente de limpeza, com esguicho instalado na palheta do limpador.

Os degraus integrados aos pára-choques e o ótimo ângulo de abertura das portas permitem fácil acesso à cabine. Além disso, o novo Ford Cargo vem equipado de série com vidros verdes com banda superior escura, que reduz a incidência direta de raios solares e a temperatura interna, tacógrafo eletrônico, porta-objetos nas portas e na rede atrás do banco e porta-estepe na lateral do chassi. Banco do motorista com suspensão a ar é disponível como opcional.

Manutenção fácil e econômica – A cabine basculante do Cargo 712 pode ser aberta, sem esforço, por uma só pessoa. Ela permite fácil acesso aos componentes mecânicos do veículo para manutenção e inspeção dos fluidos de arrefecimento, da embreagem e do lavador do pára-brisa.

O veículo vem com garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem, e conta com os serviços pós-venda da rede de 120 Distribuidores Ford em todo o Brasil, com mais de 5.000 profissionais treinados e atendimento 24 horas.

Na retaguarda, o Centro de Distribuição de Peças Genuínas Ford mantém mais de 7.000 itens de caminhões em estoque para reposição rápida em todo o território nacional.

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