10º Prêmio Imprensa Automotiva contou com a participação do Mecânica Online na votação
Reportagem | Tarcisio Dias
SÃO PAULO (SP)
Não poderia ser diferente a grande festa promovida pela ABIAUTO (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva) na comemoração dos seus 10 anos de existência.
A escolha dos principais modelos nacionais e importados e também o veículo da década movimentaram a cidade de São Paulo, no dia 26 de outubro.
O júri foi composto por 57 membros especializados em carros e motos, representando jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão.
O Kartódromo de Aldeia da Serra foi o palco escolhido para a avaliação final dos modelos concorrentes, permitindo aos votantes tirar as últimas dúvidas e conhecer melhor os diferenciais de cada veículo.
Entre as categorias em disputa: Nacional, Importado, Picape, Utilitário Esportivo, Popular, Minivan e Carro Abiauto, o melhor entre todas as categorias.
Foram escolhidas, também, as melhores motos do ano nas categorias Scooter, Street, Esportiva, Custon, Turismo e On-Off Road.
A eleição e a entrega dos troféus foram feitas com uma grande festa no tradicional Buffet Tôrres, localizado no bairro do Itaim, em São Paulo (SP).
O momento especial rendeu uma série de homenagens para os principais profissionais da imprensa especializada automotiva, como também para as montadoras presentes no Brasil.
A eleição final, como no ano passado, foi feita individualmente e pessoalmente pelos 57 membros
que vieram a São Paulo especialmente para esse importante evento
Conheça agora os modelos que conquistaram o Prêmio Imprensa Automotiva 2008
Popular: Ford Ka
O Novo Ford Ka, eleito o Melhor Popular, trouxe uma opção diferenciada para os consumidores do segmento de entrada, obrigados até então a abrir mão de estilo, conveniência e dirigibilidade nessa faixa de preço.
Desde o lançamento, no começo de 2008, é um sucesso de vendas, com uma combinação de design, qualidade, equipamentos e preço.
Além do design moderno, o Novo Ka se diferencia pelo comportamento dinâmico refinado, com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, pelo espaço interno para cinco passageiros e porta-malas de 263 litros.
Também é o único que vem equipado, de série, com pára-choques pintados na cor do veículo, travas elétricas com controle remoto para abertura das portas e do porta-malas, travamento automático das portas a 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas no painel, alarme volumétrico e sistema de imobilização antifurto Ford (PATS), além de ter manutenção econômica e baixo custo de seguro.
Carro popular: 1 – Ford kA 63,16% – 2 – Volkswagen Gol 19,30% – 3 – Renault Sandero 10,53%
4 – Chevrolet Celta – 5 – Fiat Mille
Minivan / Van / Monovolumes: Citroën Grand C4 Picasso
Conjugando ao mesmo tempo grandes superfícies de vidro e um amplo espaço interno modulável, o Grand C4 Picasso passa a ser o primeiro “Espace Vision” do mercado.
Este novo monovolume pode transportar confortavelmente até 7 pessoas e tudo foi pensado para tornar a vida a bordo particularmente simples, agradável e segura. Podemos destacar:
- A visibilidade e a luminosidade são excepcionais graças, notadamente, ao inédito pára-brisa panorâmico Grande Ângulo. O ângulo de visibilidade vertical (do ponto baixo ao ponto alto do pára-brisa) passa para 70° em vez dos 35° de um monovolume tradicional. Este pára-brisa panorâmico Grande Ângulo é acompanhado de persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGV (Train à Grande Vitesse ). Além disso, o teto solar panorâmico (único opcional disponível) assegura uma visibilidade externa surpreendente;
- Quer seja ela natural ou artificial, a luz faz parte integrante do Grand C4 Picasso. Numerosas fontes luminosas inéditas participam de um ambiente suave e aconchegante. Assim, cordões de luz debaixo da faixa central do painel, dentro dos painéis de portas e no teto difundem uma luz suave e indireta, regulável com um comando situado na parte inferior do painel. Isso vale também para o visor com duas cores do painel de bordo – que abriga as principais informações de direção e conforto do veículo –, as lâmpadas de leitura atrás dos bancos dianteiros, os porta-objetos dentro dos painéis de portas dianteiros que se iluminam automaticamente assim que aproximamos a mão, ou mesmo a criativa lanterna portátil recarregável do porta-malas;
- A habitabilidade e os volumes do porta-malas são particularmente generosos e uma referência no segmento, com inúmeros porta-objetos e ampla capacidade de carga: de 576 a 1.951 litros; O espaço é totalmente livre na frente e atrás, graças a um posto de direção inovador e ao piso plano; A modularidade é rápida e fácil graças às funcionalidades engenhosas dos bancos. Por meio deste revolucionário sistema, em poucos segundos, o interior do habitáculo se adapta rapidamente às necessidades dos consumidores: 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 lugares.
Minivan / Van / Monovolumes: 1 – Citroën Grand C4 Picasso 54,39% – 2 – Honda Fit 17,54%
3 – Chevrolet Meriva 15,79% – 4 – Chrysler Town & Country 12,28%
Picapes: Chevrolet S10
Líder há 13 anos no segmento de picapes médias do Brasil e a única da categoria equipada com motor bicombustível, a S10 passou por uma importante modernização estética e ganhou novos equipamentos de série e acessórios originais, além de uma nova versão mais sofisticada, a Executive com cabine dupla e motor 2.4 Flexpower, e uma cabine simples 2.4 Flexpower.
Em termos de design, as atualizações da S10 acentuam a percepção de robustez, e a aplicação de novos acessórios originais – tais como um novo “santantônio” -, aumenta as proporções do veículo e garante um aspecto ainda mais moderno.
Picapes: 1 – Chevrolet S10 54,39% – 2 – Fiat Strada 28,07% – 3 – Toyota Hilux 8,77%
4 – Ford Ranger 8,77%
Utilitário esportivo: Chevrolet Captiva
Fabricado no México e vendido em vários países, utilitário-esportivo global possui moderno motor 3.6 V6.
Com design surpreendente e esportivo, o Chevrolet Captiva oferece desempenho e dirigibilidade, elevado nível de segurança preventiva e passiva, sofisticação no acabamento e uma extensa lista de equipamentos de série.
Equipado com o potente motor de 3.6 litros V6 Alloytec – da mesma família de motores do luxuoso Chevrolet Omega e o mais evoluído da General Motors no mundo -, o utilitário-esportivo é disponibilizado com tração FWD (Front Wheel Drive) e AWD (All Wheel Drive), e equipado com transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select seqüencial.
Utilitário Esportivo: 1 – Chevrolet Captiva 88,14% – 2 – Volkswagen Touareg 5,08%
3 – Dodge Journey 5,08% – 4 – Honda CR-V
Importado: Ford Fusion
O Ford Fusion, eleito o Melhor Importado, renovou o padrão dos sedãs grandes de luxo, do qual é líder de vendas. Assim, venceu Audi A4, Chevrolet Omega, Honda Accord e Mercedes Classe C na final.
O carro tem design arrojado e elegante, uma das maiores dimensões da categoria, conforto e segurança com ampla lista de equipamentos e três anos de garantia sem limite de quilometragem.
É um produto de classe, que trouxe a Ford de volta ao segmento de carros de luxo, onde sempre foi uma referência.
O Fusion é equipado com motor Duratec 2.3 L, de 162 cv, e transmissão automática de cinco velocidades com redução eletrônica.
Vem com interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, CD-player/MP3 para seis CDs, seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e abertura das portas por teclas, além de teto solar opcional, pelo preço mais atraente da categoria.
Importado – 1 – Ford Fusion 28,07% – 2 – Mercedes Classe C 26,32% – 3 – Audi A4 19,30%
4 – Honda Accord 17,54% – 5 – Chevrolet Omega 8,77%
Nacional: Ford Focus
O Novo Focus foi eleito o Melhor Carro Nacional, vencendo Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Honda Civic e Toyota Corolla na final.
Criado a partir de uma nova plataforma global, ele traz as últimas tendências mundiais de design e tecnologia da Ford.
Além de linhas modernas e atléticas, oferece amplo espaço para os passageiros e porta-malas de 526 litros no Sedan e 328 litros no Hatch.
O potente e econômico motor Duratec HE 2.0 L, de segunda geração, com bloco de alumínio e pistões revestidos de teflon, leva o carro à velocidade máxima de 204 km/h. A transmissão automática seqüencial Ford Durashift permite tanto trocas automáticas como manuais.
Sua lista de equipamentos inclui botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado de dupla zona, sensor de estacionamento, rádio e tocador de CD/MP3 Sony com conexão para USB, iPod e celular Bluetooth e sistema de comando de voz para som, ar-condicionado e celular.
A direção, com assistência eletro-hidráulica, possibilita três opções de regulagem. Seu sistema de segurança inclui airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas e ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Tudo isso, por um preço mais atraente que os concorrentes da categoria.
Nacional: 1 – Ford Focus 56,14% – 2 – Fiat Linea 40,35% – 3 – Chevrolet Vectra 1,75%
4 – Toyota Corolla – 5 – Honda Civic
Veículo ABIAUTO 2008: Chevrolet Captiva
O modelo Chevrolet Captiva Sport, lançado em agosto último no mercado brasileiro, foi o grande vencedor do Prêmio Imprensa Automotiva 2008 ao ser eleito o “Veículo Abiauto 2008”.
Ele foi escolhido como o melhor veículo vendido no País dentre todas as categorias que constam da premiação da entidade Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva.
O próprio Captiva também conquistou o prêmio de melhor utilitário-esportivo vendido no Brasil. O terceiro prêmio obtido pela Chevrolet na décima edição da premiação da Abiauto foi conquistado pela picape média S10, que há 13 anos consecutivos lidera o ranking de vendas do segmento.
“Mais uma vez estamos exultantes com estas conquistas dos modelos Chevrolet, dois prêmios nas categorias picape e utilitário-esportivo, e o prêmio máximo concedido ao melhor veículo dentre todas as categorias”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Segundo ele, “estes prêmios refletem a excelente aceitação pelos modelos Chevrolet por parte dos consumidores e também dos jornalistas especializados”.
Conquista importante – O Chevrolet Captiva Sport, na condição de melhor utilitário-esportivo, conquistou o título mais importante da premiação da Abiauto, já que foi escolhido o melhor em 2008, superando os demais concorrentes, vencedores das outras categorias, como Ford Ka (popular), Picasso (monovolume), S10 (picape), Ford Fusion (importado) e Ford Focus (nacional).
Veículo Abiauto 2008:
1 – Chevrolet Captiva 24,56% – 2 – Volkswagen Gol 21,05% – 3 – Fiat Linea 17,54%
4 – Ford Focus 15,79% – 5 – Chevrolet S10 – 6 – Ford EcoSport – 7 – Volkswagen Touareg
8 – Honda Civic – 9 – Fiat Mille – 10 – Mercedes Classe C
Veículo da Década: Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol foi eleito “Carro da Década” pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva).
O prêmio, um dos mais importantes da indústria automobilística nacional, foi entregue ontem à noite (26/10), durante solenidade em que a Abiauto comemorou 10 anos de atividades.
A eleição do “Carro da Década” é feita por profissionais especializados em produtos automobilísticos que são associados à entidade.
Eles representam os principais jornais, revistas, rádios, TVs e sites do País. O Gol é líder de vendas no Brasil há mais de 21 anos consecutivos e pioneiro no lançamento de tecnologias e inovações que transformaram o mercado nacional nos últimos anos.
Lançamento do ano – Totalmente renovado em design, tecnologia, espaço interno e jovialidade – mas com o DNA da engenharia alemã que o acompanha desde que foi lançado, em 1980 – o Gol protagonizou em junho deste ano o maior lançamento da indústria automobilística nacional em 2008.
Criado pela engenharia brasileira da Volkswagen para substituir o lendário Fusca, o Gol cumpriu plenamente a sua missão. Líder absoluto do mercado, ele é o carro nacional com o maior volume de produção: mais de 5,5 milhões de unidades montadas até hoje.
É também o modelo nacional líder em exportação, com mais de 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.
Total Flex: pioneirismo – O Gol foi o primeiro carro brasileiro a utilizar a maior inovação tecnológica do setor automobilístico nos últimos anos: a motorização bicombustível Total Flex. A novidade foi apresentada em março de 2003.
Ela permite que o proprietário abasteça seu veículo somente com gasolina ou álcool, ou com os dois combustíveis misturados em qualquer proporção.
Veículo da Década: 1 – Volkswagen Gol 42,86% – 2 – Chevrolet S10 30,36% – 3 – Ford EcoSport 21,43%
4 – Fiat Palio 3,57% – 5 – Ford kA 1,79
Fotos: Arquivo Mecânica Online / Pedro Dantas
Motos – As melhores motocicletas de 2008 foram: Scooter, Piaggio MP3, com 52,17%; Street, Honda CBR 600 Hornet, com 76,19%; Esportiva, Yamaha YZF R1, com 100%; Custon, Honda Shadow 750, com 61,11%; On-Off Road, Yamaha XTZ, com 100%; e Turismo, Yamaha MT 01, com 100% dos votos.
O Prêmio Imprensa Automotiva 2008 teve o patrocínio da Iveco, Goodyear e FPT Powertrain, PST Eletronics e Traxx.
EDIÇÃO 106/107 | OUTUBRO/NOVEMBRO | SEU VEÍCULO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Momentos na premiação da ABIAUTO 2008
Um giro rápido nos principais momentos na festa de premiação
Tarcisio Dias, representante Mecânica Online, no momento
da votação no Prêmio Imprensa Automotiva 2008 Equipe de Comunicação da Citroën recebe prêmio
na conquista do Grand C4 Picasso
Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil, com os três prêmios obtidos pela marca Chevrolet: melhor picape com a S10, melhor utilitário-esportivo com o Captiva Sport, e o prêmio máximo de Veículo Abiauto 2008 com o também Captiva Sport Equipe de Comunicação da Ford recebendo prêmio (Foto 1). Logo abaixo, é a vez da equipe de imprensa da Volkswagen (foto 2) receber o prêmio de veículo da Década, conquistado pelo Gol
EDIÇÃO 106/107 | OUTUBRO/NOVEMBRO | SEU VEÍCULO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Escolhidos os carros e motos finalistas do Prêmio Abiauto 2008
10º Prêmio Imprensa Automotiva conta com a participação da Mecânica Online na votação
Os 30 carros e as 19 motos finalistas, que concorrerão ao Prêmio Imprensa Automotiva 2008, já foram selecionados por 65 membros associados à Abiauto e especializados da imprensa automotiva.
A indicação dos profissionais este ano foi realizada pela internet e a Festa de Premiação dos melhores veículos do mercado brasileiro acontecerá no dia 26 de outubro de 2008, no Buffet Torres Itaim, em São Paulo.
Foram indicados como finalistas os carros nas seguintes categorias, listados por ordem alfabética:
NACIONAL: Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Ford Focus, Honda Civic e Toyota Corolla.
IMPORTADO: Audi A4, Chevrolet Omega, Ford Fusion, Honda Accord e Mercedes Classe C.
PICAPE: Chevrolet S10, Fiat Strada, Ford Ranger, Nissan Frontier e Toyota Hilux.
UTILITÁRIO ESPORTIVO: Chevrolet Captiva, Dodge Journey, Ford EcoSport, Honda CR-V e Volkswagen Touareg.
MINIVAN/VAN/MONOVOLUMES: Chevrolet Meriva, Chrysler Town & Country, Citroën Grand C4 Picasso, Honda Fit e Renault Grand Scénic.
POPULAR: Chevrolet Celta, Fiat Mille, Ford Ka, Renault Sandero e Volkswagen Gol.
Foram indicadas como finalistas as motos nas seguintes categorias, listadas por ordem alfabética:
SCOOTER: Honda Biz 125 e Yamaha Neo
STREET: BMW K 1200 R e Honda CBR 600 Hornet
CUSTOM: Honda Shadow 750 e Yamaha 650 Drag Star
ON-OFF ROAD: BMW R 1200 GS e Honda XL1000 Varadero
TURISMO: BMW R 1200 RT, Honda GL 1800 Gold Wing e Yamaha MT 01
ESPORTIVA: Honda CBR 1000 RR e Yamaha YZF-R1
Carro da Década
Esse ano marca os 10 anos de criação da ABIAUTO e
por isso acontecerá a eleição do carro da década.
Confira os candidatos indicados pelas montadoras:
Audi R8
Chevrolet S10
Citroën C3
Fiat Palio
Ford EcoSport
Honda Civic
Peugeot 206
Renault Scénic
Toyota Corolla
Volkswagen Gol
EDIÇÃO 106/107 | OUTUBRO/NOVEMBRO | SEU VEÍCULO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Mecânica Online participa da escolha do carro do ano e da década
Prêmio Imprensa Automotiva chega em sua décima edição e conta com participação da Mecânica Online na categoria Carros
O portal Mecânica Online, Revista multimídia Mecânica Online e Programa Auto Marcas estarão representados pelo membro da ABIAUTO, Tarcisio Dias (foto ao lado), que estará votando no melhor carro do Brasil.
“O importante reconhecimento do trabalho desenvolvido através da Mecânica Online, pela ABIAUTO, consolida a seriedade e forma de condução da informação mais completa apresentada através dos veículos Mecânica Online”, destaca Tarcisio Dias, gerente de conteúdo Mecânica Online.
A prévia – escolha dos cinco carros finalistas de cada categoria e das três motos finalistas em cada categoria – acontecerá até no dia 5 de outubro, pela internet.
No dia 26 de outubro, no Kartódromo da Aldeia da Serra, serão realizadas as últimas avaliações dos modelos finalistas.
Os testes em Aldeia da Serra devem transcorrer até as 15.00h.
Após todos retornam ao hotel e se preparam para a grande noite, onde mais uma vez tendo como palco o Buffet Torres, estarão reunidos para a votação final, que ocorre durante jantar de comemoração.
O encontro vai reunir, além do corpo de jurados, convidados especiais do Brasil e também do exterior, além dos representantes das assessorias de imprensa e das diretorias das montadoras, bem como da Anfavea, entidade que reúne as fábricas instaladas no Brasil. Esta será a Décima Edição do Prêmio Abiauto, que por isso mesmo vai escolher, também, o Carro da Década, além dos tradicionais Popular, Pick-Up, SUV, Importado e Melhor Carro do Brasil.
O comitê responsável pelo 10º Prêmio Imprensa Automotiva, Categorias Carros e Motos, presidido pela jornalista Célia Murgel, está divulgando a relação dos membros que terão a responsabilidade de participar da eleição que marca os 10 anos da entidade.
Depois de um minucioso levantamento, os diretores ativos da entidade Paulo Rodrigues, Celia Murgel e Gilberto Gardesani, aprovaram os seguintes jurados:
CATEGORIA CARROS
1-) Adalberto Vieira, Cruzeiro do Sul, Sorocaba (SP)
2-) Ana Célia Aragão, Programa Motor Mais, Teresina (PI)
3-) Ana Cristina Lima Ferreira, Jornal do Commercio, (PE)
4-) Antonio Carlos da Silva, Carros & Motores, PR
5-) Antonio Bispo, O Estado do Paraná, PR
6-) Antonio Fornazieri Jr., Correio Popular, Campinas (SP)
7-) Antonio Fraga, Sport Motor, Campinas (SP)
😎 Antonio Joaquim Teodoro, TV Record “Auto Motor” (GO)
9-) Carlos Eduardo Ribeiro, Revista Autocar, (MG)
10-) Carolina Vilanova, O Mecânico, (SP)
11-) Célia Murgel, MotorCar, (SP)
12-) Celso Ferlauto, Veículos e Velocidade, (RS)
13-) Cezar Bresolin, Rede Pampa, (RS)
14-) Christian Gonçalves, Alta Rotação, Santos (SP)
15-) Douglas Mendonça, MotorShow, (SP)
16-) Edison Ragassi, Jornal Balcão Automotivo, (SP)
17-) Enrico Carlos Feitosa, A Crítica, (MS)
18-) Evandro Magnusson Filho, Jornal Votura Indaiatuba, (SP)
19-) Fernando Campos, Band/Rodas e Motores, (GO)
20-) Fernando Siqueira, Tribuna do Norte, (RN)
21-) Chico Lelis, Diário do Comércio, (SP)
22-) Gabriel Marazzi, (SP)
23-) Genésio Alves Neto, Jornal O Norte, (PB)
24-) Gilberto Gardesani, Jornauto, (SP)
25-) Gilberto Leal, Zero Hora/Veículos, (RS)
26-) Giulieny Brandão, Sobre Rodas/TV, (CE)
27-) Heymar Lopes Nunes, Car Magazine, (SP)
28-) Irene Câmara, O Guincho, (SP)
29-) João Eduardo Seger, Oficina Brasil, (RS)
30-) João Euclides Salgado, Jornal da Savassi, (MG)
31-) João Mendes, Alta Rotação/Bandsports, (RJ)
32-) João Soh, Jornal Veículos & Turismo, (GO)
33-) Jorge Augusto, BrasilTuris, (SP)
34-) Jorge Meditsch, AutoEstrada e AutoEsporte Globo, (SP)
35-) Jorge Moraes, Diário de Pernambuco, (PE)
36-) José Luiz Vieira, Carga & Transporte, (SP)
37-) José Rosemilton Silva, Carro & Campo, (RN)
38-) José Ursílio Souza e Silva, Diário de Marília, (SP)
39-) Josias Mendes da Silveira, Oficina Mecânica, (SP)
40-) Licinaira Barroso, Portal AutoPista, (MG)
41-) Luis Cesar de Souza Pinto, Diário do Povo, Campinas (SP)
42-) Luís José Meneghim, Notícias do Dia, (SC)
43-) Marcondes Viana, Revista Chic, Automóveis & Sociedade, (CE)
44-) Marcus Copetti, Jornal NH, (RS)
45-) Michelle Montemor, Diário da Região, S.J.Rio Preto (SP)
46-) Norton Luiz Ferreira, Estado de Goiás, (GO)
47-) Paulo Cruz, Correio do Estado, (MS)
48-) Paulo Rodrigues, Carros e Cia (Rede Vida) e Revista Acontece (RS)
49-) Paulo Brandão, Oxagrian (TV Auto/TV Aratu/SBT), (BA)
50-) Ricardo Caruso, Auto & Técnica, (SP)
51-) Roberto Nasser, Coluna De Carro por aí, (DF)
52-) Rubens Maximiano, Rádio Jovem Pan, (SP)
53-) Saulo Moreno, TV Brasília, (DF)
54-) Selma Morais, TV Salvador, (BA)
55-) Silvio Porto, MotorCar, (SP)
56-) Tarcisio Dias, Mecânica Online, (PE)
57-) Victor Aguiar, Diário do Pará, (PA)
58-) Wanderley Carlos de Faria, O Popular, (GO)
59-) Carlos Alberto Angió, Mega Autos/Mega News, Argentina
CATEGORIA MOTOS
1-) Aldo Tizzani, Agência InfoMoto, (SP)
2-) Antonio Fraga, Sport Motor, (SP)
3-) Christian Gonçalves, Alta Rotação, (SP)
4-) Cícero Lima, Duas Rodas, (SP)
5-) Fernando Campos, Band/Rodas e Motores, (GO)
6-) Gabriel Marazzi, Free, (SP)
7-) Geraldo Simões, MotoOnline, (SP)
😎 Heymar Lopes Nunes, Car Magazine, (SP)
9-) João Euclides Salgado, Jornal da Savassi, (MG)
10-) João Mendes, Alta Rotação/Band Sports, (RJ)
11-) Jorge Moraes, Diário de Pernambuco, (PE)
12-) Josias Silveira, Duas Rodas, (SP)
13-) Marcus Copetti, Jornal NH, (RS)
14-) Rubens Maximiano, Rádio Jovem Pan, (SP)
15-) Saulo Moreno, TV Brasília, (DF)
16-) Silvio Porto, MotorCar, (SP)