sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Celebrações marcam a inauguração do novo museu da Porsche

Em seu espaço de exposição de 5.600 m², o moderno edifício conta com capacidade para aproximadamente 80 veículos históricos e mais de 200 mostras menores da história da companhia, preparadas cuidadosamente

- Publicidade -

No final de janeiro, na sede da Dr. Ing. H.c. F. Porsche AG em Stuttgart-Zuffenhausen, foi inaugurado oficialmente o novo museu da Porsche. Na ocasião do ato cerimonial, realizada no novo e impressionante edifício na Porscheplatz, o Dr. Wendelin Wiedeking, presidente do Conselho da Porsche AG, recebeu autoridades como o presidente do parlamento alemão, Peter Staub; o primeiro-ministro de Baden-Württemberg, Günther Oettinger; o Ministro do Interior, Heribert Rech; o prefeito de Stuttgart, Dr. Wolfgang Schuster; integrantes das famílias Porsche e Piëch; e outros 200 convidados.

Em seu discurso, Wiedeking enfatizou a importância do Museu da Porsche no local da sede da companhia: “Esta é o novo cartão de visitas da Porsche. Damos boas-vindas a nossos clientes internacionais e a uma grande quantidade de pessoas de todo o mundo que talvez não dirijam um Porsche, mas estão fascinadas por nossos carros. Enquanto a audaciosa arquitetura do prédio reflete a individualidade da própria companhia Porsche, sua confiança em si mesma e sua orientação para o futuro, a exposição, com os carros esportivos completamente equipados do ‘Museu sobre rodas’, que sempre estão preparados para entrar em ação, infunde vida à história da companhia”.

O presidente do conselho agregou: “Não apenas utilizaremos o museu como plataforma de exposição, mas também de comunicação, como parte integral e permanente do diálogo constante que a Porsche mantém com o público”.

Em seu espaço de exposição de 5.600 m², o moderno edifício conta com capacidade para aproximadamente 80 veículos históricos e mais de 200 mostras menores da história da companhia, preparadas cuidadosamente.

- Publicidade -

As amplas áreas para conferências, com acesso a um impressionante terraço, estão disponíveis para eventos. O exclusivo restaurante Christophorus, que forma parte da exposição, constitui outra opção dentro da variedade de alta cozinha em Stuttgart.

O museu reúne todo o espectro histórico do fabricante de carros esportivos em um local central, por meio de seu arquivo histórico.

E os experts que trabalham nas oficinas de trabalho artesanal do museu de vidro garantirão que os veículos da exposição e, conseqüentemente, os veículos históricos dos clientes se mantenham em estado impecável.

Dr. Wolfgang Porsche, presidente do conselho de supervisão da Porsche AG, ressaltou a tarefa do fabricante de carros esporte, que é recordar as personalidades que fundaram a companhia e manter vivo seu espírito de trabalho:

“Meu avô e meu pai foram pioneiros do automobilismo, engenheiros e empresários apaixonados. Aqui está documentado todo o trabalho de suas vidas, tudo aquilo que se converteu em êxito, graças a seus sucessões, e o que chegou a ser depois”, disse Porsche.

- Publicidade -

Com a inauguração do novo museu, a companhia de Stuttgart cumpriu sua obrigação de preservar o sonho da condução esportiva e transmiti-lo às futuras gerações.

Para Uwe Hück, presidente do comitê de empresa da Porsche AG, o novo edifício não apenas representa parte de sua identidade como também a motivação e o compromisso de todos seus funcionários.

“Este museu deveria ser parte da cultura Porsche, uma cultura de estima entre funcionários, de humanidade, de empregadores e funcionários que trabalham em par, e uma cultura de honestidade e comunicação mútua”, afirmou.

O Primeiro Ministro Oettinger elogiou especialmente o singular esplendor carismático do Museu Porsche, que brilhará muito além das fronteiras regionais: “A história de Baden-Württemberg como cunha de engenharia automotriz se entrelaça intimamente com a biografia do desenhista Ferdinand Porsche. Todas as coisas que se originaram em sua frente de criatividade, e que foram continuadas por seu filho Ferry, se mostram nesta coleção única de carros esporte que, pela primeira vez, se mostram completamente ao público. Esta exposição é o reflexo da arte da engenharia que significa fama mundial para a região”.

Após conhecer o novo edifício, o prefeito Dr. Schuster falou: “Este é um grande impulso para Zuffenhausen.

A capital do estado agora conta com outro ima mágico na forma do Museu Porsche, para aficcionados de automobilismo de todo o mundo.

Ao mesmo tempo, a região ganha outro local atraente para eventos. Deste modo, Stuttgart se converte em uma metrópole automotriz, da qual todos podem desfrutar.”

O museu está completamente desenhado em branco. A área de exposições descansa unicamente sobre três suportes, como se estivesse suspensa no ar.

Isto causou sensação nos círculos de arquitetura. Roman Delugan, do estúdio de arquitetura vienense Delugan Meissl Associated Architects, cujo desenho ganhou o concurso em janeiro de 2005, desde o começo se propôs colocar o visitante em lugar central:

“A arquitetura deve causar alguma impressão na mente e no corpo das pessoas. Este museu deve converter o universo Porsche em uma realidade palpável para todos”.

O conceito de exposição prescinde deliberadamente da idéia de um mundo temático com efeitos especiais: os carros devem falar por si próprios.

A Porsche espera pelo menos 200.000 visitantes por ano. No total, a coleção histórica da Porsche AG possui 400 carros de corrida e de rua.

Como quase todos os veículos de exposição participam de eventos históricos, os objetos à mostra mudam constantemente.

Isto torna as visitas ainda mais fascinantes para quem freqüenta o museu com freqüência.

O novo Museu Porsche permanecerá aberto todos os dias (exceto domingos) das 9 às 18 horas, com entrada de 8 euros para adultos e admissão gratuita para menores de 14 anos acompanhados por um adulto.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança