terça-feira, 22 outubro , 2024
28 C
Recife

Conheça o carro de quatro lugares mais econômico do mundo

O Volkswagen Up!Lite concept faz 40,98 km/litro. O modelo é baseado na futura família de novos modelos pequenos (New Small Family) da Volkswagen

Com assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil

- Publicidade -

A Volkswagen – a maior marca de automóveis européia – está estabelecendo novos padrões mundiais de eficiência com seus motores TDI e TSI, “limpos” e de alta tecnologia.

A sucessão de lançamentos inovadores da marca prossegue agora no Los Angeles Auto Show, que acontece até o dia 13 de dezembro: a apresentação mundial do Up! Lite, um inovador modelo para transportar quatro pessoas, com propulsão híbrida e alta eficiência quanto ao consumo de combustível. No circuito cidade/estrada, segundo a norma européia, ele faz 40,98 km/litro.

Nenhum outro carro é mais econômico. A mecânica que obtém esse desempenho consiste na combinação de um motor TDI (turbodiesel), um motor elétrico e um câmbio DSG (Direct Shift Gearbox) de sete marchas, somados à baixíssima resistência aerodinâmica (Cd = 0,237). O resultado é, também, a redução das emissões de CO2 para incríveis 65 gramas por quilômetro.

- Publicidade -

Esses números fazem do conceito de três portas da Volkswagen o carro mais eficiente do mundo em economia de combustível e, do ponto de vista de seu total de emissões de CO2, o carro para quatro passageiros mais ambientalmente “amigável” do planeta.

Tanto técnica como visualmente, o Up! Lite é uma antevisão do futuro. Suas linhas limpas, parecendo esculpidas de um único bloco de alumínio, mostram como um carro desenvolvido até chegar à perfeição aerodinâmica pode parecer.

Up!Lite – A mecânica que obtém esse desempenho consiste na combinação de um motor TDI (turbodiesel), um motor elétrico e um câmbio DSG (Direct Shift Gearbox) de sete marchas, somados à baixíssima resistência aerodinâmica (Cd = 0,237)

- Publicidade -

Up!Lite – O carro ideal para ir para o trabalho – O desafiador modelo da chamada categoria 2-Liter consumption (capaz de rodar 100 km com dois litros de combustível – 50 km/l) pode vir a ser lançado globalmente pela Volkswagen.

Muitos dos componentes do Up! Lite, que pesa apenas 695 kg, se baseiam nos da futura New Small Family, uma série de modelos inteiramente nova que deverá chegar ao mercado, em alguns países, já no final de 2011.

O Up! Lite concept demonstra a estratégia da Volkswagen de oferecer carros de alta tecnologia e qualidade em todas as categorias de veículos que produz, colocando o progresso ao alcance de todos os consumidores.

O Up! Lite foi projetado para ser um veículo versátil para ser usado na cidade, no transporte para o trabalho e, naturalmente, em viagens mais longas. Ele terá um preço significativamente acessível e é menos agressivo ao meio-ambiente.

Sistema híbrido permite andar só com eletricidade – A principal característica do powertrain do Up! Lite é o novo motor TDI 0.8 turbodiesel, especialmente desenvolvido, com potência de 51 cv.

Simultaneamente, o motor elétrico de 10 kW, que reúne as funções de motor de partida, alternador e propulsor elétrico – diminui a carga do TDI, auxilia no deslocamento do veículo e recupera e energia cinética dissipada (frenagem regenerativa).

Nas situações de maior demanda de força, como numa ultrapassagem, por exemplo, o TDI e o motor elétrico, combinados, proporcionam uma potência de 65 cv (48 kW).

O motor TDI adotado no Up! Lite é o mesmo usado no carro conceito L1, apresentado pela Volkswagen em setembro passado no Salão do Automóvel de Frankfurt.

Em duas situações, o sistema híbrido do Up! Lite foi projetado para operar sem intervenção do motor TDI. A primeira é conhecida por coast down, que ocorre quando o motorista tira o pé do acelerador, como nas descidas ou na aproximação de um semáforo.

O carro roda aproveitando o impulso e o motor a combustão fica desligado. A segunda é ao percorrer distâncias curtas, como em áreas próximas à residência do motorista.

Nesse caso, o motor elétrico pode impulsionar o Up! Lite sozinho. A energia é fornecida por uma bateria de íon-lítio. Por ser capaz de rodar apenas com energia elétrica, o sistema adotado é classificado de “full hybrid”, ou totalmente híbrido.

As trocas de marchas ficam por conta de uma transmissão DSG com sete marchas, semelhante à utilizada no novo Polo europeu. Além disso, o carro conta com um sistema stop-start, que desliga o motor a combustão sempre que for imobilizado, como nos semáforos ou engarrafamentos.

Up!Lite
Apresentação do novo conceito no Los Angeles Auto Show

Up!Lite – Conforto e segurança sem concessões – Naturalmente, no Up! Lite não falta nada relativo ao conforto e à segurança. O carro conta com ESP (sistema eletrônico de estabilidade), airbags, amplo espaço interno, sistemas altamente avançados de informação e controle vêm de série.

E é bom saber que os ocupantes são protegidos por uma inovadora estrutura de alumínio, aço e fibra de carbono. Ele pode atingir uma velocidade máxima de 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em respeitáveis 12,5 segundos.

“Made in Germany” – O Up! Lite é um bom exemplo de inovação e engenharia com o selo “Made in Germany” (Fabricado na Alemanha). Isto, não apenas pela eficiência de seu sistema mecânico e pelo pouco peso de sua estrutura e carroceria: outros itens importantes incluem a grade do radiador, que se fecha automaticamente quando o motor não necessita de refrigeração (active thermal management), diminuindo a resistência aerodinâmica.

No lugar dos retrovisores tradicionais, três câmeras oferecem melhor visão e também ajudam na aerodinâmica. Em dias de calor, quando o carro está estacionado o ar quente circula para o lado de fora (passive park ventilation).

Um sistema especialmente desenvolvido (optimized Easy-Entry feature) facilita a entrada e a saída dos passageiros do banco traseiro, enquanto um sistema automático ajusta os cintos de segurança de acordo com o posicionamento dos assentos.

Quando o banco traseiro é rebatido, para aumentar a capacidade do porta-malas, os apoios de cabeça são facilmente dobrados para a frente. E parte considerável dos controles do veículo, como ventilação, Internet, telefone, MP3, vídeo, computador de bordo e sistema de som, são controlados através de uma tela sensível (touch screen) com sensores para os movimentos das mãos.

O design do mundo de amanhã – Até mesmo o carro mais inovador precisa ter boa aparência e ser divertido. O Up! Lite conquista a simpatia de quem vê por sua cor, “Liquid Blue Metallic”. Com 3,84 m de comprimento, 1,40 m de altura e 1,60 m de largura, o Up! Lite tem uma aparência simultaneamente futurista, ousada e, por suas formas, totalmente única. O carro parece ter saído de um molde único.

Comparado ao conceito E-Up!, apresentado este ano no Salão de Frankfurt, é mais baixo e, para satisfazer obter um desempenho aerodinâmico ainda mais elevado, é mais longo, praticamente do mesmo comprimento do novo Polo (3,98 metros).

Suas linhas externas retratam o conceito de um veículo movido por um sistema genuinamente sustentável e totalmente inovador. Na traseira, o Up! Lite tem a aparência de um hatchback esportivo diferenciado. Os “ombros” largos são, claramente, derivados do Scirocco.

Além disso, o visual da área inferior é dominado pela grande superfície de vidro da tampa, as lanternas traseiras de LEDs e as luzes de neblina em forma de “C”, integradas ao para-choques. O mesmo ocorre quanto às lanternas e faróis auxiliares no para-choques dianteiro.

O perfil lateral do carro tem um estilo limpo, com destaque para as superfícies. Praticamente não há cantos vivos, com exceção da linha superior e as caixas das rodas. As câmeras laterais que substituem os retrovisores externos se assemelham às aletas usadas nas asas dos aviões.

Uma novidade em estilo e tecnologia: as rodas de 18 polegadas são feitas de uma combinação de alumínio e fibra de carbono. Isto por que aparência esportiva e economia de combustível não tem que ser mutuamente exclusivas.

Pensando no futuro desde hoje – Na Europa, a Volkswagen está provando que já é possível reduzir drasticamente o consumo de combustível em todos os segmentos, como já faz nas últimas versões do Polo (30,3 km/l), Golf (26,3 km/l) e Passat (22,7 km/l).

Volkswagen Up!Lite

Distribuição de materiais na estrutura do modelo
Matéria completa na Revista multimídia Mecânica Online número 9
Saiba mais: http://www.mecanicaonline.com.br/revista

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Serviço Premiado Chevrolet