segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

Honda convoca mais 437 mil carros para recall mundial

A Honda anunciou hoje que vai chamar 437.763 donos de veículos em várias partes do mundo em um recall para substituir o sistema de acionamento de seus airbags, um problema detectado há 16 meses, que já tinha obrigado a montadora a revisar outros 440 mil automóveis.

- Publicidade -

A empresa anunciou nesta terça-feira que serão revisados 378.758 carros nos Estados Unidos. Na manhã de quarta, no Japão, foi confirmado que serão convocados os donos de 4.042 veículos no Japão, 41.685 no Canadá e 13.278 em outras partes do mundo.

A Honda disse que o problema pode fazer com que airbag do lado do motorista se ative com muita pressão, o que pode provocar seu rompimento. A ruptura durante um acidente pode causar graves lesões ou até mesmo a morte do motorista, segundo a própria companhia.

O recall nos EUA envolve alguns veículos dos modelos Accord, Civic, Odyssey e CR-V de 2001 e 2002 e Acura TL 2002. No Japão, outro modelo afetado é o Inspire.

A empresa disse que até este mês tinha sido informada de 12 incidentes relacionados com o defeito, embora nenhum tenha acontecido desde julho de 2009, quando a companhia realizou o primeiro recall para corrigir o problema.

- Publicidade -

“Chegamos à conclusão de que não podemos estar totalmente seguros que o sistema de acionamento do airbag do motorista nos veículos acrescentados a este recall terá rendimento adequado”, disse a empresa, que nos próximos dias começará a contatar os proprietários dos veículos afetados.

Brasil – Na última sexta-feira (5) a Honda anunciou que o recall global do modelo Honda Fit será estendido ao Brasil. Proprietários de 186.902 veículos no país terão de comparecer às concessionárias da marca para a aplicação de uma proteção adicional no interruptor principal de comando dos vidros elétricos. Em todo o mundo, 646 mil foram chamados para a revisão.

De acordo com a montadora, em algumas unidades pode ocorrer a penetração de umidade no interruptor, comprometendo o seu funcionamento e, em casos extremos, gerar curto-circuito e risco de incêndio.

A convocação acontece depois que uma criança morreu quando o carro em que estava pegou fogo no ano passado.

Na sexta passada, a Honda anunciou que participariam do recall 646 mil veículos dos modelos Fit/Jazz e City em todo o mundo.

- Publicidade -

No Brasil, os proprietários de modelos Honda Fit fabricados entre 2003 e 2008, com chassis entre 4Z100001 e 8Z218918 devem levar o veículos às concessionárias a partir de 10 de fevereiro. Os modelos New Fit e City não estão envolvidos na campanha.

A Honda afirma em comunicado que recomenda que os clientes agendem previamente o atendimento. Informações adicionais poderão ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800-701-3432 ou na internet, no endereço www.honda.com.br.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais