quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Alarmes para motos: verdades e mitos

Uma das principais empresas no setor, a Pósitron esclarece dúvidas sobre os alarmes para motocicletas

Reportagem | Mecânica Online® & Printer Press Comunicação Corporativa

- Publicidade -

Acessível e com custo reduzido, o alarme se tornou um grande aliado no combate a roubos e furtos de motos.

Entretanto, alguns motociclistas acreditam que o uso do alarme pode interferir no funcionamento da moto.

Para esclarecer as dúvidas dos usuários, a Pósitron, marca da PST Electronics, aponta os mitos e as verdades sobre esse dispositivo.

A utilização diária da motocicleta, nos mais variados terrenos, pode ocasionar problemas no alarme?

- Publicidade -

Mito – A motocicleta trepida mais que um automóvel e, pensando nisso, a Pósitron utiliza no desenvolvimento de seus alarmes soluções de última geração para garantir mais resistência ao equipamento, evitando danos ao dispositivo.

O alarme pode danificar a central de ignição da moto?

Mito – O alarme não danifica a central de ignição e nem outro componente da moto. Devido ao grau de sofisticação implementado no sistema de ignição, é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas.

Atenta a essa necessidade, a Pósitron oferece treinamentos, realizados por uma equipe técnica da empresa, para os lojistas.

Além disso, no site da Pósitron (www.positron.com.br), o cliente encontra a relação de lojas que oferecem os produtos da marca e um vídeo que explica a forma correta de fazer a instalação do alarme.

- Publicidade -

O alarme pode ser danificado pela chuva?

Mito – Os alarmes da Pósitron foram desenvolvidos com módulo selado e que proporciona resistência a água.

Por ser um veículo com uma bateria menor se comparado aos automóveis, instalar um alarme pode ocasionar perda da carga da bateria principal da moto?

Mito – Os alarmes da Pósitron foram projetados para ter um consumo que não afete a carga da bateria principal da moto.

Caso a motocicleta não seja utilizada por vários dias, o dispositivo diminui o consumo para valores seguros.

Caso a moto seja removida por um guincho ou mesmo uma picape, o alarme será acionado?
Verdade – O sensor que detecta os movimentos laterais da motocicleta pode ser acionado e provocará o disparo do alarme.

Já os alarmes do modelo Duoblock PX possuem o acelerômetro, sistema que monitora o movimento na moto, tanto horizontal quanto vertical e que, da mesma forma, dispara o alarme caso aconteça uma tentativa de violação.

Se a motocicleta estiver em uma situação em que seja necessário movimentá-la, pode-se ligar o alarme e desativar o sensor de movimento de forma provisória. Para transportá-la, aconselha-se utilizar o mesmo procedimento ou desligar o alarme.

Pode-se instalar dois alarmes diferentes numa mesma motocicleta sem que eles interfiram um no outro?

Mito – A Pósitron não recomenda a instalação de dois alarmes em uma mesma motocicleta e que utilizem sistema de rádio frequência (controle remoto) pois, além de aumentar consideravelmente o consumo da bateria, um pode provocar interferência no outro.

É possível utilizar o controle do alarme para abrir o portão automático?

Verdade – Os alarmes Pósitron Duoblock PX foram desenvolvidos com controle de quatro botões que permitem abrir o portão da garagem.

Para isso, é necessário adquirir o módulo de comando Pósitron PG150 para portão eletrônico, comercializado nas lojas de acessórios em todo o Brasil e fazer a instalação.

Já para os alarmes que possuem controle de três botões, pode-se gravar um controle de quatro botões (adquirido a parte) e também comprar o módulo de portão.

Celulares podem desativar o alarme a distância?

Mito – Os alarmes possuem uma codificação própria para cada controle remoto.

No caso da Pósitron, tecnologias exclusivas são usadas para a proteção contra clonagem, como o FlexCode® e o RollingCode® (tecnologia da Pósitron anticlonagem). O máximo que pode ocorrer é o disparo do alarme.

Existe algum alarme para motocicletas que corte o combustível?

Mito – Os alarmes da Pósitron foram desenvolvidos com a funcionalidade de realizar o corte do start do motor de partida, seguindo a resolução 37/98 do Contran.

Conforme essa norma, só é permitido realizar o bloqueio quando a ignição for desligada.

Instalar rastreador e alarme na moto pode ocasionar interferência no funcionamento desses dois equipamentos?

Mito – O rastreador e o alarme operam com tecnologias diferentes.

Dessa forma, esses dois produtos podem ser instalados em uma mesma moto sem qualquer problema, desde que o rastreador tenha sido projetado para o sistema elétrico de uma motocicleta, como é o caso do rastreador Pósitron.

Ondas de rádio frequência podem interferir no funcionamento do alarme?

Mito – Os alarmes Pósitron são submetidos a severos testes de laboratório que simulam essas interferências.

Testes práticos e em vários modelos de motocicletas também são exaustivamente executados, inclusive em regiões com alto índice de campos eletromagnéticos, como a Avenida Paulista, em São Paulo.

Além disso, sendo fornecedora de equipamentos originais para as montadoras, os alarmes são desenvolvidos e homologados seguindo rígidas normas, inclusive utilizadas por montadoras de motociceltas e automóveis no Brasil e em outros países.

Esses diferenciais, somados ao profundo conhecimento da Pósitron em eletrônica embarcada, fazem com que os alarmes tenham excelente performance em diversas condições.

A instalação de alarme pode interferir na parte elétrica da moto?

Mito – Se forem seguidos todos os procedimentos presentes no manual, não há como o alarme interferir na parte elétrica da moto.

Pode ocorrer o inverso caso a motocicleta esteja com velas, bobina, cabos e/ou gerador com algum problema. Por isso, é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas.

É possível instalar um alarme em moto de alta cilindrada?

Verdade – Não existe qualquer restrição quanto a cilindrada. Motos de maior cilindrada tendem a vibrar mais, o que poderia danificar o módulo do alarme.

Porém, as soluções adotadas pela Pósitron no desenvolvimento do dispositivo atendem a este quesito.

Da mesma forma, a empresa oferece diversos pacotes de serviços de monitoração, com excelente custo benefício e o equipamento grátis, caso o cliente opte pela instalação de um rastreador Pósitron.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança