A Volkswagen do Brasil encerrou 2010 consolidando sua posição de maior fabricante de veículos do País, com produção recorde de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior.
Mantendo sua trajetória de crescimento sustentável, a empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela montadora no País em todos os tempos.
O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos.
Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento da ordem de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.
“Com a renovação de nosso portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com veículos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Outra importante conquista de 2010 foi o crescimento de 65% das vendas de comerciais leves, que somaram 95.856 unidades.
O aumento das vendas da pick-up Saveiro, que foi de cerca de 10% na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok tiveram significativa importância na conquista desse resultado.
As exportações da marca fecharam o ano com aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 156 mil veículos, com destaque para os modelos Gol, Fox e Voyage.
Esse resultado consolidou a Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, fazendo com que a companhia atingisse a marca de 2,6 milhões de unidades vendidas ao exterior ao longo da história. Em 2010, as importações somaram 38 mil unidades emplacadas.