quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Volta às aulas: dicas para a escolha do transporte escolar

Veja boas dicas para a escolha do transporte e material escolar

Reportagem | Mecânica Online® & Criança Segura

- Publicidade -

Está chegando o período de volta às aulas. O retorno dos pequenos à rotina escolar deve estar cercado de algumas medidas de prevenção para afastá-los de possíveis riscos.

Por isso, a ONG CRIANÇA SEGURA alerta para os cuidados na escolha do transporte que conduzirá a criança até a escola e no momento da compra do material escolar.

Seja qual for a forma escolhida, a condução da criança até a escola deve estar sempre acompanhada de cuidados.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte, se comparado a todos os outros tipos de acidentes, com crianças de até 14 anos.

- Publicidade -

Em 2007, segundo dados mais atuais do Ministério da Saúde, 2.134 crianças morreram vítimas de acidentes como atropelamentos e acidentes com a criança na condição de passageira de veículos e ciclista.

Na hora de contratar o transporte escolar, os responsáveis devem dedicar tempo para escolher bem o prestador de serviço.

É preciso verificar as condições do veículo e da documentação pessoal do motorista, além de buscar referências na escola e no órgão de trânsito local.

A forma mais segura de transporte de crianças em veículos é o uso dos dispositivos de retenção, conhecidos como bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação.

O uso destes equipamentos ainda não é obrigatório no caso de transporte escolar, mas pode ser incentivado pelos próprios responsáveis.

- Publicidade -

O trajeto a pé também exige muito cuidado. Das 2.134 mortes de crianças até 14 anos vítimas do trânsito, 44% corresponderam aos atropelamentos.

Uma criança é muito mais vulnerável neste ambiente do que um adulto pois possui menor estatura, dificuldade de julgar a velocidade do veículo, noção de espaço, etc…

Por isso, os pequenos devem contar com o acompanhamento do adulto até pelo menos 10 anos ou quando o responsável julgar que a criança está apta para enfrentar os riscos do trânsito.

Dar o bom exemplo, acompanhar a criança no trajeto e orientá-la sempre sobre os cuidados são dicas essenciais.

A escolha do material escolar – qualquer objeto ou produto que vá ser manuseado pela criança não pode apresentar riscos. Alguns itens da lista de material podem representar perigo se não forem escolhidos com cuidado.

Os responsáveis e professores devem dedicar atenção especial aos objetos cortantes, com pontas afiadas, como tesouras e compassos. A toxicidade também é um risco, no caso de tintas e massinhas, por exemplo, além dos objetos pequenos que podem sufocar a criança.

Em dezembro de 2010, o Inmetro publicou uma portaria estabelecendo a obrigatoriedade do selo em artigos escolares.

Fabricantes nacionais e importadores terão até 7 de junho de 2012 para se adequarem às regras, e mais 12 meses para a comercialização de produtos em conformidade para o varejo. O prazo final estabelecido para o comércio termina em 7 de abril de 2014.

A CRIANÇA SEGURA – A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos.

A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação – informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização – promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

A CRIANÇA SEGURA conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Band-Aid, FEDEX e Johnson & Johnson Industrial Ltda.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Seu Veículo

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais