Menor motor já produzido pela Ford, EcoBoost 1.0 está em fase de calibração final e terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um motor 1.6 a gasolina com aspiração natural.
Novidades serão apresentadas em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, com cobertura Mecânica Online®
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Reportagem | Mecânica Online® & Ford
A Ford anunciou o lançamento de um motor 1.0 EcoBoost de três cilindros – o menor motor Ford já produzido – e uma transmissão automática de oito velocidades na América do Norte, ampliando a sua liderança em propulsores de baixo consumo.
A empresa adiantou também que desenvolveu uma nova transmissão para a sua próxima geração de veículos híbridos, incluindo um modelo “plug-in” a ser lançado em 2012.
A Ford tem hoje 12 veículos líderes em economia de combustível nos respectivos segmentos na América do Norte.
“Nos últimos cinco anos, fizemos um investimento recorde em novos motores e tecnologias voltados para a economia de combustível. Hoje, temos a linha de motores mais avançada da indústria. E muitas outras novidades estão a caminho”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford.
O menor motor Ford já produzido – O motor 1.0 EcoBoost foi apresentado no ano passado no conceito Ford Start, nos salões de Beijing, China, e São Paulo, Brasil. E fez sua estreia européia no Ford B-MAX, no Salão de Genebra 2011.
Os engenheiros do Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido – centro de excelência da marca para motores pequenos – começaram a desenvolver o novo motor muito antes da recente alta no preço dos combustíveis.
Seu objetivo foi desenvolver um motor de três cilindros, supereficiente e tecnicamente avançado, capaz de oferecer o mesmo desempenho de um quatro cilindros mas com muito menos consumo e emissões.
Para isso, eles focaram na otimização da eficiência térmica e na redução de atrito entre as partes móveis internas, especialmente durante o aquecimento, quando o nível de emissões de CO2 e outros poluentes é maior.
“O novo motor introduz muitas tecnologias que algum dia poderão fazer parte do DNA dos propulsores Ford”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia Global de Motores da Ford.
O novo motor de três cilindros estará disponível globalmente, nos carros pequenos da Ford, e também terá um papel importante na América do Norte.
“Os consumidores estão nos dizendo que querem comprar veículos acessíveis e que rodem mais quilômetros por litro de combustível”, diz Kuzak.
“Nosso novo motor 1.0 EcoBoost representa uma nova opção, mais acessível, para os consumidores que buscam a mesma economia de um híbrido.”
O novo EcoBoost 1.0 está em fase de calibração final. Ele terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um motor 1.6 a gasolina com aspiração natural.
“Ele é um pequeno dínamo. Pode ser pequeno em tamanho, mas é grande em tecnologia e inovação”, afirma Kuzak.
Motor 1.0 EcoBoost foi apresentado no ano passado no conceito Ford Start, nos salões de Beijing, China, e São Paulo, Brasil
Potência e tecnologia
As inovações do motor 1.0 EcoBoost incluem:
• novo desenho do virabrequim para economia de combustível;
• um sistema avançado de arrefecimento dividido para que o bloco aqueça antes da cabeça dos cilindros, economizando combustível, principalmente em tempo frio;
• tubo de exaustão fundido na cabeça do cilindro. A montagem em peça única reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla com taxa ótima de mistura ar/combustível. O novo design também reduz o peso e permite uma operação mais suave;
• turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável (Ti-VCT).
“Ninguém jamais construiu um motor de três cilindros como este. É um dos motores tecnicamente mais eficientes e avançados que já projetamos e traz uma série de novas tecnologias à linha Ford”, afirma Bakaj.
Como comparação, o novo membro da família global Ford EcoBoost produz praticamente o mesmo deslocamento de uma motocicleta estradeira. A Ford nunca produziu um motor com menos de quatro cilindros.
“Os motoristas vão gostar do novo motor 1.0 EcoBoost pela excelente resposta em baixa rotação, potência, torque e suavidade”, completa.
Mais detalhes técnicos e funcionais do novo motor serão apresentados em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que pela primeira vez terá cobertura “in-loco” da Mecânica Online®.
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