Chegue mais perto’’. Este é o lema que tem sido utilizado pelo time internacional de designers do segmento de tintas da BASF, para apresentação do relatório de tendência global do negócio de tintas automotivas
Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online®
Com assessoria de imprensa da Basf
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‘’Chegue mais perto’’. Este é o lema que tem sido utilizado pelo time internacional de designers do segmento de tintas da BASF, para apresentação do relatório de tendência global do negócio de tintas automotivas.
Nele, profissionais especializados em cores da Ásia, da América do Norte e da Europa mostram as projeções das cores para o segmento automotivo no futuro.
O prognóstico é baseado em uma pesquisa em profundidade sobre o desenvolvimento da sociedade e tendências da moda.
Por meio de oficinas e de um constante e intensivo intercâmbio de ideias, os designers de cores da BASF desenvolvem uma visão diferenciada sobre tendências regionais e globais.
Ocorre que as tendências globais se expressam em cores diferentes, dependendo da região – isso porque as pessoas têm percepções de cor que variam em função da cultura de cada local. Dessa forma, não existe uma megatendência global única.
Sendo assim, quais cores deverão predominar nos automóveis do futuro? Em quais mudanças sociais elas se sustentam?
“Luxo verde” não é um oximoro – O movimento sustentável continua em todo o mundo. Entretanto, há uma mudança de abordagem de um ativismo somente ecológico para abordagens mais realistas.
Metas ambientalmente adequadas passaram a ter um maior significado, pois as pessoas dão cada vez mais atenção às consequências ambientais de seu comportamento.
Em decorrência disso, a imagem da ecologia está mudando. Prosperidade – e até mesmo luxo – e ecologia não são mais percebidos como conceitos mutuamente excludentes. Ao contrário, pensar e agir de forma ecológica é algo reconhecido e amplamente aceito.
Este tipo de conexão também pode ser observado entre as cores do universo das tendências da Europa, onde a inclinação pelos marrons continua.
Tons terra refletem a nova consciência ecológica e a nova impressão de “luxo verde” aparece em combinação com um brilho sutil.
Simbiose entre seres humanos e tecnologia – Nosso mundo se caracteriza por um progresso tecnológico veloz.
Tecnologias do futuro mudam nossas vidas cotidianas e tornam-se nossas companheiras. Assim, os seres humanos e a tecnologia estão se aproximando cada vez mais, o que confere às cores um efeito extremamente artificial.
Contudo, nesse universo de tendências, elas também se apresentam como derivados dos seres humanos, como no prateado com um tom cor de pele, por exemplo.
As novas direções nas cores remetem a uma exclusividade fascinante. Veremos azul LED, turquesa brilhante, negro cintilante ou vermelho vivo nas estradas européias no futuro. Acabamentos opacos dão um realce particular à expressão da tecnologia nesta tendência.
Enfatizando a singularidade – Outra força motriz entre as tendências é o individualismo. Muitas pessoas querem chegar um pouco mais perto da essência da sua personalidade e, para isso, desenvolvem-se de modo mais individualista – dentro de um contexto coletivo.
O desejo de se distinguir das massas e expressar sua individualidade está se tornando cada vez mais importante.
Este fator também é expresso nas cores que simbolizam algo de novo ou exclusivo – cores sobre as quais as pessoas comentam, mas que não existiam desta forma anteriormente.
Na Europa, essa tendência é representada pelas cores denominadas como bege e greige – uma mistura de cinza com bege, embora tons abricó e rosé também sejam possíveis.
Além disso, os vários matizes do dourado são particularmente surpreendentes, chegando até o ouro avermelhado.
Europa: diversidade de pessoas e cores – Na Europa, migração, diversidade e identidade cultural estão modificando a imagem da sociedade.
O continente está mudando. A diversidade cultural é acompanhada também por um novo tipo de cor.
Começando com vários tons pardos com sutis efeitos que evocam a pátria e as raízes, a tendência está também se aproximando de cores exóticas, audazes e vivas como amarelo, violeta e esmeralda.
O amálgama dos efeitos familiares se manifesta de forma especial entre os novos lilazes, que estão imersos em um cinza pálido.
Tendências de cores do passado, carros do presente – Há vários anos, designers da BASF previram as tendências do presente.
E o êxito das previsões chegou ao seguinte ponto: já em 2005, marrom e branco eram as cores que davam o tom nas projeções das tendências da Europa. Hoje, carros marrons e brancos podem ser vistos nas estradas européias com uma frequência cada vez maior.
Novo website – Ao alcance de um clique, qualquer pessoa pode visitar o mundo das cores e descobrir como pensam os designers da BASF.
Um novo website convida os visitantes a um tour virtual pelas salas de trabalho e de apresentação do estúdio de design de tintas da BASF. Para saber mais, acesse www.colordesign.basf.com (em inglês).
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