Reportagem | Mecânica Online® & NGK
Com a proximidade do período de férias, muitos motoristas submetem seus carros à estrada, a fim de buscar um local adequado para o descanso, geralmente longe do estresse e da rotina da cidade.
Para que a viagem transcorra de forma tranquila, é imprescindível que o veículo esteja em plenas condições para enfrentar horas de estrada, sem que o condutor entre apuros durante a viagem.
A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta sobre a importância da realização periódica da revisão das velas e cabos de ignição, para evitar possíveis transtornos.
O funcionamento das velas de ignição de um automóvel deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros.
A empresa recomenda também a consulta ao manual do fabricante ou tabela de aplicação da NGK, com as orientações específicas para cada modelo de veículo.
“É importante ressaltar que as condições de uso do carro, assim como a procedência do combustível que é utilizado no abastecimento, influem diretamente na durabilidade das suas peças”, observa Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.
Velas de ignição com a vida útil ultrapassada podem gerar uma série de problemas ao veículo, como queda de rendimento, dificuldades na partida, falhas no motor, aumento do consumo de combustível e emissão irregular de poluentes, além de reduzir a vida útil de outros componentes como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e até o catalisador.
“Diante destes problemas, caso o mecânico detecte o fim da vida útil nas velas e cabos de ignição, os mesmos devem ser substituídos. A troca destas peças é rápida e fácil, mas deve ser feita por um profissional capacitado, pois a instalação incorreta pode danificar o motor e comprometer o funcionamento do carro”, completa Namie.
VelaÉ válido ressaltar que cada veículo possui um modelo de velas e cabos apropriado, conforme descrito na Tabela de Aplicação da NGK ou especificado no manual do proprietário.
A utilização de peças inadequadas também pode comprometer o funcionamento do motor, além de danificar o sistema de ignição ou o motor do veículo.
Além da manutenção preventiva, os especialistas da NGK ressaltam a importância de procurar sempre um mecânico confiável, abastecer o automóvel em postos em que a procedência do combustível seja conhecida e conduzir o veículo de forma responsável.
Em caso de dúvidas consulte a tabela de aplicação ou contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor da NGK do Brasil pelo telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).
Velas de Ignição – A vela de ignição tem a função de conduzir corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Outra característica é que ela permite a dissipação do calor gerado na combustão.
Cabos de Ignição – A função dos cabos de ignição é conduzir a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente.
A checagem dos cabos deve ser realizada a cada 60 mil quilômetros ou a cada três anos. Para automóveis movidos a GNV – Gás Natural Veicular – as revisões têm de ser a cada 30 mil quilômetros.
Treinamentos Online Mecânica Online®