quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Audi A4 e A5 ficam mais eficientes com a nova motorização 1.8

O conceito pode ser o mesmo de sempre, desde o desenvolvimento do automóvel, mas a capacidade de transformar tecnologias em eficiência é o desafio da engenharia automotiva. É nessa linha que a Audi amplia no mercado brasileiro a aplicação da motorização 1.8 litro Turbo FSI, com duplo sistema de injeção, que passa a ser oferecida no Audi A4 Sedan, A4 Avant e o A5 Sportback

- Publicidade -

É a mesma família EA888 utilizada no A3, sendo que para esses dois modelos, sua montagem acontece de forma longitudinal.

Essa nova motorização chega para substituir o antigo motor 2.0 litros FSI (apenas com injeção direta) e mostra que o trabalho da engenharia da Audi foi muito bem feito. A razão é que o novo motor 1.8 produz 170 cavalos de potência, 10 a menos que o anterior, mas a sensação na hora da condução, que está muito mais atrelada ao torque que se manteve em 320 Nm na faixa de 1400 a 3700 rotações por minuto, mostra muita disposição quando o acelerador é acionado.

- Publicidade -

O rendimento na hora da aceleração, por exemplo também foi imperceptível, de 8,2 para 8,3 segundos. O ganho realmente para o consumidor foi em eficiência. A redução no consumo de combustível é da ordem de 20%, principalmente combinando com o sistema de Start/Stop e o KERS. Redução no consumo combina com redução na emissão de CO2. Ganho dos dois lados.

O 1.8 turbo FSI é uma clara demonstração do desenvolvimento tecnológico da Audi. Visando obter um forte desempenho com o mínimo de consumo de combustível, os engenheiros da marca desenvolveram soluções inovadoras em vários campos da tecnologia.

Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI.

- Publicidade -

A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, reduzindo radicalmente o consumo e as emissões de partículas.

Já o sistema de injeção direta é ativado na partida e quando o motor é solicitado mais fortemente, podendo executar até duas injeções por ciclo. Para otimizar ainda mais o fluxo de gases, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação.

O turbocompressor do 1.8 TFSI é um projeto totalmente novo e desenvolve uma pressão quase constante de 1,3 bar. O peso do motor foi reduzido em cerca de 3,5 kg, graças ao novo módulo integrado que reúne o turbocompressor ao cabeçote e um novo método de fundição para o bloco, que reduziu a espessura das paredes para apenas três milímetros.

Contribuiu também para o menor peso a utilização de quatro contrapesos em lugar de oito no novo virabrequim e mancais com menor diâmetro. Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência. Polímeros leves são usados na bandeja de óleo e muitos parafusos são de alumínio.

O atrito interno foi reduzido drasticamente por um inovador revestimento nas saias dos pistões e pela montagem de dois eixos de balanceamento que compensam as forças inerciais incidentes nos rolamentos.

Equipados com a transmissão Multitronic de oito velocidades, com o novo motor, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos. A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 atinge 220 km/h.

Nos dois modelos, a função start/stop, que desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista libera o pedal do freio, contribui para a redução do consumo, principalmente nas grandes cidades, onde paradas sucessivas são parte do cotidiano no tráfego.

Novidades para 2015 – O novo Audi A4 Sedan 2015, oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mantém seus atrativos na relação custo-benefício, oferecendo um pacote completo de itens de tecnologia, segurança e conforto de série muito superior ao de seus concorrentes diretos.

O sedã médio da Audi equilibra elegância e esportividade para cativar motoristas que procuram prazer ao volante, conforto e alta tecnologia. As linhas esportivas e dinâmicas são ressaltadas por detalhes tais como as rodas de 17 polegadas com novo design, os retrovisores com ajuste elétrico e coberturas na cor da carroceria, frisos decorativos brilhantes e faróis bi-xenônio, com luzes de condução diurna em LEDs. Os faróis contam também com sistema limpador.

Na parte interna, o novo Audi A4 Attraction, versão de entrada, é ainda mais refinado, graças ao acabamento Platinum. O volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles ficou mais esportivo: agora tem a base aplanada, o que também facilita mais a entrada e saída do motorista.

As soleiras das portas são em alumínio e o modelo tem alavanca de câmbio com acabamento em couro; bancos em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista, inclusive no apoio lombar; banco traseiro bipartido; computador de bordo com marcador de temperatura; e controle de velocidade de cruzeiro.

Outros itens de série do Attraction são o pacote de luzes, o teto moldado em tecido e os vidros com isolante térmico. O carro traz também sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante automática. O cliente pode escolher quatro combinações de cores para os bancos. O ar-condicionado é automático e o porta-malas, com tapete reversível, tem 480 litros de capacidade.

Já o novo Audi A4 Sedan Ambiente, que é oferecido também na versão Avant (station wagon), agrega, além dos equipamentos oferecidos no Attraction, o ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, teto solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi music interface. A Avant tem um teto solar ainda maior, panorâmico e com acionamento elétrico, além de rack de teto em alumínio.

A estrutura do Audi A4 2015 mantém sua tradicional esportividade, precisão, conforto e segurança. A suspensão utiliza o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos. A direção eletromecânica e o programa eletrônico de estabilidade ESP são equipamentos de série.

O Audi A4 é equipado para oferecer a máxima segurança para os ocupantes. O modelo possui airbags laterais dianteiros e de cabeça, cintos de segurança com sensor de afivelamento, alarme antifurto, travamento central com controle remoto à distância e freio de estacionamento eletromecânico.

A5 também traz mudança – O Audi A5 Sportback ganhou o novo motor 1.8 TFSI nas versões Attraction e Ambiente. O novo A5 Attraction oferece um pacote de equipamentos bastante completo, incluindo o acabamento interno “platinum”, com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar), pacote de luzes, para-brisa e vidros laterais com isolante térmico.

Os faróis são bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador. As lanternas traseiras também são em LEDs. As rodas são de alumínio, com 17 polegadas.

O novo A5 Sportback Ambiente traz, adicionalmente, computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.

O Audi connect disponibiliza várias funções de informação e entretenimento. Entre as informações disponíveis online estão a navegação com procura de pontos de interesse, com imagens de satélite do Google™ Earth e do Google™ Maps Street View e outras. A ligação Wi-Fi permite conectar via Bluetooth ou fisicamente dispositivos móveis – telefones celulares, iPod ou tablets – à Internet e a execução de músicas via streaming. O sistema inclui também um disco rígido com capacidade de 20 GB para armazenamento de mapas, músicas, vídeos, fotos e informações.

 Preços sugeridos:
A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 138.990,00
A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 147.990,00
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 152.990,00
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 155.990,00
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 167.990,00

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança