sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Rodobens Consórcio registra alta no segmento de automóveis em SP e RJ

Opção torna-se mais vantajosa do que os sistemas de financiamento tradicionais com taxas elevadas – Diante do cenário de alta dos juros, inflação e restrições ao crédito, o consórcio tem se tornado uma solução cada vez mais vantajosa para consumidores interessados na aquisição de bens.

- Publicidade -

O aumento da procura pelo sistema foi registrado pela Rodobens Consórcio – uma das administradoras líderes de mercado – que, teve um crescimento na quantidade de cotas de Consórcio de Automóveis vendidas em 2014, na comparação com os resultados de 2013.

Em São Paulo, a alta foi de 28%, o que representa um aumento de 697 cotas vendidas no período. Já no Rio de Janeiro, o crescimento foi de 9,3%, o equivalente a 102 cotas vendidas a mais em 2014.

O diretor da Rodobens Consórcio, Ronald Macedo Torres, afirma que o sucesso da modalidade também se deve às suas próprias características, que o tornam mais vantajoso do que as possibilidades de financiamento tradicionais, com empréstimos bancários.

“O brasileiro não gosta de se endividar ao fazer um negócio. No caso do consórcio, ele não toma o crédito e não se torna um devedor, ao contrário, passa a ser um credor da companhia, o que representa um conforto maior na hora de aplicar quando a economia está volátil”, explica o executivo, que aponta um crescimento do sistema de consórcio como um todo em quase 8% no ano passado e prevê uma expansão de em torno de 8,5% em 2015.

- Publicidade -

A Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) confirma a expansão em 2014. Segundo a entidade, somente no setor de veículos leves (automóveis, caminhonetes e utilitários) houve um aumento de 10,2% no número de participantes ativos, passando de 2,35 milhões em dezembro de 2013 para 2,59 milhões em dezembro do ano passado.

O consórcio é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, cuja finalidade é formar uma poupança comum destinada à aquisição de bem móveis, imóveis ou serviços.

Suas principais vantagens são o custo menor em relação a outras modalidades de financiamentos, prazos longos, poder de barganha na hora de usar a carta de crédito e ainda a possibilidade de antecipar parte do valor creditado para outros custos relacionados a essa compra, como transporte de móveis no caso de uma mudança, por exemplo. Os planos podem variar de 15 a 80 meses.

“Outro ponto atraente do consórcio para os interessados na aquisição de bens e serviços é a isenção do pagamento de entrada, de juros ou impostos sobre os valores negociados”, explica Torres.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança