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Caminhões da Fórmula Truck terão restritores em Campo Grande

Pela primeira vez na história e no ano, os restritores, também chamados de lastro de sucesso, serão utilizados na Fórmula Truck. Objetivo é reduzir a diferença dos líderes para os outros pilotos – A Fórmula Truck, que neste domingo às 12 horas (13h de Brasília) disputa sua segunda etapa da temporada, terá uma importante na sua 20ª temporada.

De acordo com o novo regulamento da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, os três primeiros colocados na classificação geral terão redução de potência nos caminhões nas provas seguintes. Na corrida de abertura a vitória ficou com Felipe Giaffone (MAN Latin América) – além de ganhar ainda marcou os pontos extras pela pole e pelas duas melhores voltas – com Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em segundo e Djalma Fogaça (Ford) em terceiro.

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Com isso, o caminhão MAN de Giaffone, líder isolado do Campeonato Brasileiro com 53 pontos, receberá uma espécie de anel, a ser colocado na entrada de ar da turbina, o que vai reduzir a potência do motor em cerca de 70 cavalos. Esse aparato, estabelecido pelo regulamento da Fórmula Truck, tem a entrada de ar reduzida para 74 milímetros contra os 80 mm dos outros caminhões sem o chamado lastro de sucesso.

Cirino, o segundo colocado na classificação geral com 44 pontos, perderá menos: cerca de 50 cavalos, pois o restritor utilizado no seu Mercedes-Benz será de 76mm. Já o Ford de Fogaça, o terceiro na pontuação com 38 pontos, terá a abertura de 78mm, o que implicará em algo em torno de 30 cavalos a menos no motor. Todos os outros pilotos terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo. O objetivo principal é tentar equilibrar mais ainda a disputa pela vitória e pelo título.

Apesar de parecer pouco para a potência total de cerca de mil cavalos dos caminhões da Fórmula Truck, essa redução deve ajudar a aumentar a briga por posições na pista, o que eleva a adrenalina de pilotos e dos fãs. Além disso, auxilia os outros pilotos a se aproximarem dos líderes na classificação geral e a reduzir a diferença na tabela de pontuação. Campo Grande verá esse fato inédito na categoria.

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De Campo Grande até a etapa de Cascavel, no dia 9 de novembro, os três primeiros na classificação geral continuarão a usar os restritores. No entanto, na última prova, marcada para 6 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, todos os pilotos entram com a mesma potência, ou seja, com a abertura de 80mm no turbo.

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Brasília (DF)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)

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