domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Os destaques da Citroën no maior salão mundial dedicado aos automóveis clássicos

O Salão Techno-Classica acaba de abrir suas portas em Essen na Alemanha. Maior salão mundial dedicado aos automóveis clássicos, ele receberá todos os apaixonados por automóveis até o dia 19 de abril. Este ano, o estande da Marca tem como tema «A CITROËN TEM CARÁTER » (« CITROËN A DU CARACTÈRE ») e exporá carros com personalidades muito fortes tais como o 2CV 4×4 Sahara, o Ami6, o GS ou ainda o carro-conceito C4 CACTUS Aventure. Há mais de 95 anos, os veículos CITROËN marcaram para sempre o universo automóvel e nunca deixaram de nos surpreender.

- Publicidade -

Na oportunidade desta nova edição, apaixonados e o grande público se encontram para descobrir ou redescobrir modelos emblemáticos da CITROËN que marcaram a história com estilo, criatividade e o imaginário comum que evocam.

O muito admirado 2CV 4X4 Sahara – Ele foi apresentado a primeira vez em 1958, subindo um aclive de 40 % no deserto. Este 2CV com 4 rodas motrizes dispõe de muitos elementos incorporados em dobro para facilitar a aventura e o bem estar em quaisquer circunstâncias: 2 motores, 2 caixas de câmbio e 2 tanques – um bloco motor/caixa de câmbio montado atrás. O modelo passou a se chamar mais tarde de 2CV bimotor.

O emblemático AMI6 – Apresentado em 1961, o AM16 foi vendido até 1971 com a marca de cerca de 1. 040.000 unidades. Com o design inédito de seu para-brisa traseiro invertido, desenhado par Flaminio Bertoni, a CITROËN fez deste modelo de quatro portas o veículo da classe média por excelência. Com sua linha fortemente acentuada, seu excelente conforto e sua habitabilidade, o CITROËN AMI6 marcou sua época e o DNA da Marca.

O CITROËN GS e seu design aerodinâmico – Imaginado por Robert Opronet, apresentado no Salão de Paris em 1970, o GS surpreende logo pela sua originalidade e assinatura única. Com seu sistema hidráulico e motores silenciosos para um alto nível de conforto, o GS inspirou até artistas. É o caso do pintor Jean-Pierre Lihou que, nos anos 70, partiu da hipótese que cada forma, cada objeto, cada imagem e até cada vida resulta de uma força comum. Ele o expressou com ajuda de setas sobre o veículo, usando 73 cores diferentes representando as variações das forças existentes. Sua obra foi apresentada em 1977 no show-room CITROËN Champs-Elysées em Paris e teve muito sucesso junto ao público.

- Publicidade -

E hoje: o carro-conceito C4 CACTUS Aventure – Variante original do CITROËN C4 Cactus lançado em junho de 2014, este carro-conceito convide a superar todas as fronteiras para ir ao encontro das pessoas num espírito de compartilhamento e de otimismo. Um espírito de aventura marcado pela maior distância em relação ao solo, o conjunto de pneus fora de estrada, as proteções da base do chassi, os faróis adicionais e o porta-malas de teto. Para viver plenamente as aventuras do século XXI, o conceito “Aventure” é também dotado de câmeras embarcadas para poder memorizar e compartilhar os mais bonitos instantes da viagem.

«Os Brinquedos CITROËN»  – A montante do estande CITROËN, a Marca estará também presente no Hall 9.1, no corredor Citroën, para apresentar seus brinquedos. André Citroën sempre teve como objetivo deixar as crianças apaixonadas pela Marca, por isso, os visitantes do salão podem rever ou conhecer os brinquedos CITROËN, de patinetes “Citroënettes” e modelos em miniaturas aos carros com pedais clássicos, passando pelos CITROËN XM com controle remoto ou ainda o “Lego” Citroën BX.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança