A Allison Transmission Holdings Inc. (NYSE: ALSN) anuncia uma nova linha de transmissões automáticas para ônibus que incorpora os mais recentes avanços em termos de tecnologia de consumo de combustível.
Definida pela sigla xFE, por estabelecer um nível ‘extra’ de economia, as novas transmissões totalmente automáticas têm demonstrado melhorias de consumo, além dos recursos proporcionados pelo sistema FuelSense®.
“Assim como em nossos produtos híbridos, os novos modelos xFE representam o que de mais moderno a Allison pode oferecer em se tratando de tecnologia de economia de combustível”, afirma Lawrence Love, diretor executivo de Marketing Global da Allison Transmission. “Nosso objetivo com a nova gama xFE é obter a maior eficiência energética possível para uma transmissão automática especialmente projetada para os ônibus.”
Os novos modelos xFE têm as mesmas dimensões e características dos modelos atuais, mas incorporam relações de transmissão otimizadas que potencializam os efeitos do pacote econômico FuelSense®.
Elas foram projetadas para permitir o bloqueio do conversor de torque ainda em primeira marcha, de modo a prolongar significativamente a operação bloqueada, bem como propiciar menor rotação do motor nas marchas altas para melhorar ainda mais o consumo de combustível.
“As novas relações de marchas trabalham para melhorar a economia de combustível em percursos congestionados onde é comum o anda e para, ou seja, ciclos com baixas velocidades médias”, disse Love. “Trânsito e ônibus urbanos são candidatos ideais para incorporar essa tecnologia, portanto estamos privilegiando essas aplicações.”
Ainda que o resultado individual de cada frota dependa especialmente do ciclo de trabalho executado, testes realizados em frotas de clientes de quatro diferentes continentes, e em cidades que vão de Saint Louis a Seul, e de Pequim ao Rio de Janeiro, as unidades xFE apresentaram uma economia de combustível representativa quando comparadas com os modelos sem essa tecnologia.
Essas melhorias foram resultantes somente das novas relações de transmissão, independentemente dos recursos do FuelSense. Particularmente, os modelos xFE também são compatíveis com motores movidos com combustíveis alternativos.
O modelo designado para os ônibus que trafegam na América do Norte é o N3400 xFE™. A produção foi iniciada em Indianápolis em abril. Para outros mercados a Allison oferecerá três novas opções: T3280 xFE™, T3325 xFE™ e T3375 xFE™.