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Motorização 1.0 TSI: revolução em desempenho combina injeção direta e turbocompressor

Combinação de injeção direta e turbocompressor gera potência de 105 cv, torque máximo de 16,8 kgfm, além de prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Mecânica Online® apresenta todos os passos construtivos dessa nova geração – A sigla TSI da Volkswagen já é bastante conhecida no mundo quando o assunto é motorização eficiente. Não é a toa que ela é a tecnologia mais premiada da história do “International Engine of the Year”, premiação mundial que elege os melhores motores a cada ano e tem participação do Mecânica Online®.

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O TSI da Volkswagen tornou-se sinônimo de inteligência em downsizing – redução da cilindrada do motor com manutenção ou aumento da potência, de forma a se obter maior eficiência.

Os motores TSI produzem níveis de potência que eram, no passado, entregues apenas por motores de alta cilindrada – e consequente elevado consumo de combustível. Na Europa, um motor TSI é atualmente disponível em diferentes classes de cilindrada e níveis de potência, e agora é a vez do Brasil ver ampliada essa aplicação para a motorização 1.0 litro, três cilindros, bicombustível, no Volkswagen Up!.

“Nossos bem-sucedidos motores TSI têm, ao longo dos anos, demonstrado que a combinação de redução da capacidade cúbica, injeção direta e sobrealimentação produz alto desempenho, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente as emissões de gases e o consumo de combustível”, afirma Carsten Helbing, chefe de aplicação de motores TSI  e de Combustíveis Alternativos da Volkswagen na Alemanha.

A tecnologia TSI já é oferecida no Brasil nos modelos Golf, CC, Jetta, Fusca e Passat e agora assume um papel ainda mais inovador: desenvolvida no Brasil, flex, demonstra o que há de mais moderno em motorização 1.0 litro combinando injeção direta e turbocompressor.

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Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Com o motor TSI, o up! TSI exibe o melhor desempenho da categoria, comparável ao entregue por modelos com motores de maior cilindrada e com números robustos de aceleração e velocidade – além de garantir retomadas consistentes e seguras.

Durante o desenvolvimento do projeto, a Volkswagen teve como objetivo alcançar a performance de motorização 1.8 litro, e podemos afirma que a sensação de aceleração, retomada e principalmente economia, deixam o modelo até mesmo superior.

O up! TSI precisa de apenas 9,1 segundos para fazer de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Durante nossa avaliação, em vias em condições seguras, era fácil perceber como tão rapidamente o up! atingia altas velocidades.

Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

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Combinado ao baixo peso do up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, consagrando-se como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A”, com a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

O up! TSI consegue esse resultado sem abrir mão do conforto: o modelo foi avaliado com ar-condicionado e direção assistida (elétrica), e superou inclusive modelos que não trazem esses recursos.

Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

As primeiras impressões realizadas, num percurso de 368 quilômetros, permitiram conferir não apenas o bom desempenho oferecido pelo up!, mas principalmente o aspecto de economia. Andando a vontade, na maior parte por trecho de estrada, ficamos numa média de 16,7 km/l, com ar condicionado e duas pessoas.

A Volkswagen propôs um teste de economia num percurso de aproximadamente 15 quilômetros em trecho relativamente plano e tendo o computador de bordo como parâmetro. Desligamos o ar condicionado, fechamos os vidros e mantivemos uma velocidade média de 45 km/h em todo o trecho. Nossa média de consumo: 24,3 km/l.

Mas, considerando os números oficiais e a boa capacidade do tanque de combustível, de 50 litros, tem-se a excelente autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).

Veja tambémMotor 1.0l TSI Total Flex: maior eficiência energética e menor consumo de combustível
Injeção direta x indireta: as diferenças entre as tecnologias TSI e FSI

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