quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Vídeo | Ford Focus Fastback (sedã)

- Publicidade -

Focus Fastback, versão 4 portas da linha mais vendida da Ford no mundo, é lançado agora no Brasil com novo design global. Gramado, no Rio Grande do Sul, foi a cidade escolhida para este lançamento que completa a linha Focus.

A Ford reuniu mais de 130 jornalistas para apresentar o novo veículo em alto estilo.

- Publicidade -

A apresentação do Focus Fastback mostrou as inovações no visual, detalhes de refinamento técnico e os novos equipamentos, criando no segmento de carros médios uma nova proposta de esportividade, desempenho, segurança e tecnologia.

O test-drive percorreu mais de 100 quilômetros por alguns dos principais pontos turísticos da serra gaúcha. Incluiu estradas pela região dos vales e montanhas numa das mais belas paisagens do País, mostrando o desempenho do Focus Fastback em aclives e declives acentuados Na cidade, o desempenho, conforto e silêncio interior do Focus foi testado no trânsito.

A performance do Focus Fastback em vias planas e de limites maiores de velocidade também foi sentida em meio a estrada do Parque Caracol.

- Publicidade -

A Ford preparou também o final do test-drive na bela estrada das Hortênsias, um dos cartões postais de Gramado, e o carro chamou muita atenção dos visitantes do parque Snowland, a única atração do País no gênero.

O Focus Fastback representa muito para a imagem da marca por ser considerado um legítimo veículo com o “DNA Ford”. Sua silhueta dinâmica, inspirada nos atuais carros globais da marca, traz uma conexão emocional com outros modelos de grande sucesso.

O Focus Fastback quer conquistar um consumidor de perfil diferente no segmento de carros médios, que deseja espaço no porta-malas sem ter de abrir mão da esportividade, performance, tecnologia e prazer de dirigir.

Ele conta com as versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades.

É um carro com muito conteúdo, design, inovação e tecnologia, com preço a partir de R$ 77.900

Em termos de design, o capô tem presença imponente. O para-choque dianteiro tem novo desenho na tomada de ar inferior e nos faróis de neblina. A grade dianteira poligonal incorpora o atual estilo de design da Ford. Os novos faróis são afilados e na versão Titanium Plus vem com luzes de LED e faróis bi xênon.

As rodas são de liga leve de 17 polegadas, Na traseira, as novidades incluem as novas lanternas. O para-choque traseiro também foi redesenhado, assim como a tampa do porta-malas.

As mudanças estéticas beneficiam também a aerodinâmica do veículo.

São nove opções de cores modernas e elegantes.

O Focus Fastback mostra requinte no interior, com materiais nobres.  O painel traz no centro a tela do sistema de conectividade SYNC. A cabine tem estilo “cockpit” com todos os comandos às mãos. Espelho retrovisor eletrocrômico é item de série em todas as versões.

O Modelo da Ford tem o padrão máximo de cinco estrelas do Latin NCAP, que classifica a segurança dos veículos vendidos aqui. Oferece até seis airbags (frontais, laterais e de cortina). Tem ainda estrutura reforçada com aços de alta resistência e barras de proteção e fixação de até duas cadeiras infantis com sistema Isofix.

Dispõe do chamado AdvanceTrac, que inclui os controles de estabilidade e tração. Incorpora ainda um novo recurso de controle de estabilidade preventivo, conhecido pela sigla ETS, que atua para evitar derrapagens. Assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, controle de torque em curvas e luz de emergência em frenagens bruscas completam o sistema AdvanceTrac.

A versão Titanium Plus vem equipada com o assistente de frenagem autônomo que aciona os freios em caso de colisão iminente podendo evitar acidentes até 20 km/h.

O Focus Fastback chama atenção pela suavidade e precisão na condução. Tem direção elétrica e Suspensão independente nas quatro rodas. Várias modificações foram introduzidas para melhorar ainda mais o consumo. Está 8,2% mais econômico com etanol e 4,2% com gasolina que a versão anterior.

Todas as versões são equipadas com o renomado motor Direct Flex 2.0, fabricado em alumínio e com injeção direta de etanol e gasolina. Ele gera 178 cv e torque de 221 Nm. Vem associado ao câmbio automático de seis velocidades sequenciais com dupla embreagem. Outra novidade é o “Paddle Shift”.

Mais uma comodidade que o veículo oferece é o estacionamento automático disponível na versão Titanium Plus. Além de identificar os espaços disponíveis, ele permite estacionar o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares, comuns nos shopping centers, sem precisar mexer na direção.

Na conectividade, o Focus Fastback traz o sistema multimídia SYNC, com comandos de voz, duas entradas USB, tomada de 12 V e tela colorida. Conforme a versão traz ainda navegador e sistema de som Premium da Sony com nove alto-falantes. Oferece ainda de série sistema AppLink, para acessar aplicativos de smartphones, e o Assistente de Emergência, que quando conectado ao celular faz chamadas ao SAMU em caso de acidentes graves.

Este é o Focus Fastback, um carro moderno, eficiente, completo e superior em equipamentos, com mesmo preço do modelo anterior, nas principais versões de comercialização.

Veja também | Lançamento do Focus Fastback

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança