sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

Grupo Volkswagen está fazendo uma reestruturação: o Supervisory Board comunica resoluções para a nova organização

O Supervisory Board da Volkswagen AG aprovou uma nova estrutura gerencial para o Grupo e suas marcas, bem como para a região da América do Norte, em Wolfsburg.

- Publicidade -

O Presidente interino do Supervisory Board, Berthold Huber, comentou o seguinte: “A nova estrutura fortalece as marcas e as regiões, proporciona ao Conselho de Administração do Grupo a liberdade de ação para criar estratégias e dirigir as atividades dentro da companhia, além de dar enfoque ao desenvolvimento almejado para áreas futuras”.

Detalhes das mudanças mais significativas:

Reorganização da região da América do Norte / Sucessor Prof. Vahland – O Supervisory Board decidiu reorganizar as atividades do Grupo na América do Norte. Os mercados dos Estados Unidos, do México e do Canadá serão reunidos e significativamente fortalecidos, de modo a formar uma nova região na América do Norte.

Efetivado em 1º de novembro, as atividades do Grupo na região serão lideradas pelo Prof. Dr. Winfried Vahland (58), ex-presidente do Conselho Diretor da Škoda, que, nesta nova função, torna-se membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen. O sucessor do Prof. Vahland na Presidência do Conselho Diretor da Škoda sera Bernhard Maier (55), até agora Membro do Conselho de Vendas e Marketing da Porsche AG. Michael Horn (52) continua sendo Presidente e CEO do Grupo Volkswagen da América.

- Publicidade -

Grupo da marca Porsche com Bentley e Bugatti – Ao nível de Grupo, a estrutura gerencial será orientada de forma ainda mais sistemática aos jogos modulares de ferramentas. Esses jogos de ferramentas apresentam componentes técnicos padronizados para cada segmento de veículos automotivos (veículos de tipo volume, premium, esportivos e comerciais).

Consequentemente, um grupo da marca Porsche com Bentley e Bugatti será criado para os jogos de ferramentas dos carros esportivos e daqueles com motor central. A estratégia relacionada aos jogos de ferramentas estará sob a orientação ainda mais estrita do CEO do Grupo; será criado um departamento independente para esta finalidade.

O grupo da marca Audi com Lamborghini e Ducati terá continuidade, assim como as linhas negociais Truck Holding, de Engenharia Elétrica e Serviços Financeiros. As marcas de volume Volkswagen (com principal responsabilidade pelo jogo de ferramentas modular transverso), SEAT e Škoda serão representadas cada qual por um membro do Conselho de Administração do Grupo.

Novas funções do Grupo, para maior eficiência e para campos futuros – As funções do Grupo estarão mais estritamente concentradas na eficiência e em campos futuros; portanto, serão criadas unidades organizacionais, por exemplo, para estratégias produtivas do Grupo, novos campos de atuação, cooperações e holdings, atividades relacionadas a veículos e o manejo de CO2.

De acordo com Huber, “funções novas e fortes do Grupo, tais como para padronização e obtenção de processos produtivos mais harmônicos, formarão a base apropriada para a tomada eficiente de decisões. Seremos mais rápidos e mais ágeis”. Além disso, um Funcionário-Chefe de Tecnologia analisará e, se necessário, também acompanhará os desenvolvimentos técnicos em todo o Grupo, conforme determinação do Conselho de Administração do Grupo.

- Publicidade -

Aperfeiçoamento de marcas e regiões – Ao mesmo tempo, grupos, estruturas e processos corporativos já existentes serão simplificados e otimizados no nível de Grupo, em especial pelo fortalecimento de marcas e de responsabilidade regional. Para esse fim, a marca Volkswagen implantará uma estrutura gerencial com quatro regiões, cada uma delas comandada por um CEO local com linha direta de comunicação com o Presidente da marca, Herbert Diess.

Simplificação do Conselho de Administração do Grupo – O departamento de produção no nível de Grupo, até agora chefiado por Thomas Ulbrich em caráter interino, será imediatamente encerrado. Esta é uma consequência da delegação de responsabilidade às marcas e às regiões. Comentou Berthold Huber: “Mais adiante, as marcas e as regiões também terão maior independência no tocante à produção. Dessa forma, elas consequentemente também deverão ser responsáveis por tais atividades”.

O Presidente interino do Conselho Diretor enfatizou que “um ponto muito importante é que estamos reduzindo a complexidade do Grupo. Nas últimas semanas, já demos passos importantes, tais como separar as funções do Grupo das funções das marcas”. Ele disse que os avanços dos últimos dias já destacaram a urgência deste projeto: “Não vamos perder tempo. O novo modelo administrativo será implantado no início de 2016”. Isso proporcionaria maior liberdade ao Conselho para enfrentar questões urgentes com relação à estratégia, ao desenvolvimento e à condução do Grupo.

Outras mudanças no Conselho de Administração – O Supervisory Board prorrogou por cinco (5) anos o contrato com Francisco Javier Garcia Sanz (58), Membro do Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft com responsabilidade por Compras.

Christian Klingler (47), membro do Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft com responsabilidade por Vendas e Marketing e membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen com responsabilidade por Vendas e Marketing, está deixando a empresa imediatamente, como parte do plano de mudanças estruturais de longo prazo e como resultado de diferenças com relação à estratégia empresarial. Isto não está relacionado aos acontecimentos recentes. O novo CEO Matthias Müller comandará o departamento de Vendas em nível de Grupo, em caráter interino, até novas determinações.

Jürgen Stackmann (54), anteriormente Presidente da SEAT, assumirá a função de Christian Klingler como membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen. Stackmann será sucedido por Luca de Meo (48), atual membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Audi AG. Essas mudanças de pessoal tornam-se efetivas a partir de 1º de outubro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais