segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Porsche mantém comportamento recorde no ano fiscal de 2015

 A Dr. Ing. h.c. Porsche AG caminha para um novo ano recorde. Transcorridos nove meses do ano fiscal de 2015, a fabricante de carros-esporte aumentou suas entregas de veículos novos em 28%, atingindo 173.085 unidades, e o faturamento em 35%, totalizando até agora 16,47 bilhões de euros. O lucro operacional superou o do ano passado em 32%, atingindo a cifra de 2,55 bilhões de euros. O retorno operacional em vendas foi de 15,5%.

O CFO (Chief Financial Officer) e – desde 1º de outubro – novo vice-presidente do Conselho Executivo, Lutz Meschke, enfatizou que esse excelente comportamento também se reflete na situação financeira da Porsche. “Depois que conseguimos eliminar nosso débito líquido e, simultaneamente, financiar nosso crescimento no ano fiscal de 2014, a liquidez continuou crescendo nesses primeiros nove meses.” A liquidez da divisão de negócios de automóveis aumentou de 195 milhões de euros em 31 de dezembro de 2014 para 1,32 bilhão de euros em 30 de setembro de 2015.

Meschke também continua otimista em relação ao comportamento no ano todo: “Esperamos atingir um significativo crescimento de ano para ano em faturamento e lucro operacional em 2015.” Ele também reafirmou que “a Porsche irá atingir a meta que estabeleceu em termos de retorno de vendas, de 15%.” Para o próximo ano fiscal de 2016, o CFO se mostra confiante, diante da situação excepcional que a Porsche vivencia.

O novo presidente do Conselho Executivo, Dr. Oliver Blume, ressaltou que a Porsche obteve taxas de crescimento recordes, com dois dígitos, tanto na Europa como na América e na Ásia. “Este crescimento homogêneo em mercados-chave é um ponto forte e especial da Porsche”, afirmou Blume, dando duas razões para o sucesso: “a mundialmente famosa alta qualidade de nossos carros-esporte e o alto nível de satisfação dos clientes.” Dois estudos promovidos pelo conceituado instituto de pesquisas norte-americano J.D. Power confirmaram esses fatos em 2015.

A Porsche obteve o primeiro lugar na classificação geral no “Estudo de Qualidade Inicial” (Initial Quality Study – IQS) pela terceira vez consecutiva. Também no estudo de Desempenho Automotivo, Execução e Estudo de Layout (Automotive Performance, Execution and Layout Study – APEAL), a Porsche ficou em primeiro lugar pela décima-primeira vez na classificação geral, permanecendo assim como a marca de automóveis mais atraente para os motoristas nos Estados Unidos.

Este sucesso mundial também levou a Porsche a criar mais empregos. Após os primeiros nove meses de 2015, o número de empregados da empresa aumentou para 23.999, 9% mais do que há doze meses. Ao longo dos últimos cinco anos, a fabricante de carros-esporte conseguiu aumentar sua força de trabalho de cerca de 13.000 para o atual nível de aproximadamente 24.000 colaboradores – um crescimento de mais de 80%.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn