Mercedes-Benz

Avaliação | Novo XC90 esbanja tecnologia em todos os sentidos

O Novo XC90 é o primeiro modelo da nova estratégia “Volvo-by-Volvo”, que apresenta uma forte conexão com os elementos-chave do estilo de vida sueco, uma combinação exclusiva de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança.

Um dos fatores que contribuem para essa percepção é o fato de que o Novo Volvo XC90 chegou ao mercado brasileiro trazendo um dos pacotes de tecnologia mais completos e avançados já oferecidos no segmento dos SUVs.

Totalmente renovado, o Volvo XC90 chega às ruas do Brasil como representante de um novo momento da marca.

Da construção primorosa às tecnologias inéditas, esse é o Volvo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca.

Chega como o primeiro utilitário-esportivo de luxo vendido no País com assistente de condução, a nova tecnologia semiautônoma da Volvo de auxílio ao condutor.

O Novo XC90 traz sete bancos individuais, um dos melhores sistemas de som automotivo de série do mundo, o eficiente motor Drive-E T6, de 320 cv, tração integral e transmissão automática de oito velocidades.

[box type=”note” align=”alignleft” ]Modelo é considerado o veículo mais inteligente e seguro produzido pela Volvo[/box]

O design desse SUV conecta os elementos escandinavos presentes no interior e no exterior. Luxo e simplicidade podem ser observados na carroceria, linha de cintura e nos ombros marcantes que terminam nas novas lanternas traseiras.

Mas é na dianteira que se nota a principal mudança da aparência do XC90, que será refletida em outros veículos da marca.

A elegante grade frontal é o ícone desse novo design. Ela recebe o renovado “iron mark”, logotipo da marca que fica alinhado com o friso diagonal.

Completam as mudanças um novo conjunto ótico dianteiro, com as luzes em formato de T, chamadas de “Martelo de Thor”.[box type=”note” align=”aligncenter” ]Proteção contra acidentes: novos cenários para frenagem automática e saída de pista[/box]

Avaliamos no Recife a versão XC90 T6 Drive-E Momentum, que se destaca logo de cara pela tela central de 9 polegadas sensível ao toque, que permite ao motorista e ao passageiro controlar o sistema de som premium, o Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração.

Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros trazem booster integrado, para crianças. A terceira fileira de bancos é de série em todas versões.

Os sete lugares individuais trazem um design requintado, que oferece espaço no interior para os passageiros, tanto na segunda, como na terceira fileira. Os assentos da terceira fileira recebem com conforto passageiros de até 1,70 m.

Nos itens de segurança, sistemas inéditos como o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de condução, que controla freio, acelerador e a direção do carro em situações de trânsito, a nova geração do City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas até mesmo no escuro.

Agora, o sistema também freia automaticamente em cruzamentos, se detectar um carro vindo no sentido contrário.

O XC90 também dispõe do exclusivo sistema de proteção em saída de estrada, que aumenta a segurança dos ocupantes caso o carro saia da pista em um acidente.

“Com o XC90, a Volvo dá os primeiros passos para a introdução de sistemas semiautônomos de condução. Uma nova função que permite seguir o carro à frente no trânsito, proporciona uma experiência radicalmente simples e segura no trânsito”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

Outras tecnologias presentes na versão Momentum são o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o mais moderno da categoria, e faróis principais e de neblina com iluminação 100% LED.

O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central.

Cada seleção oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nessa versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.

[box type=”note” align=”aligncenter” ]Assistente de condução: modo semiautônomo em velocidades de até 50 km/h[/box]

Amplo pacote tecnológico – “As novas tecnologias vão nos levar um passo à frente na visão da Volvo, em que não teremos nenhuma vítima fatal ou ferido grave dentro de um carro da marca, até 2020”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars. “Nosso ponto de partida em segurança é hoje o mesmo que tínhamos quando a marca foi criada, há quase 90 anos: situações reais de trânsito. O resultado disso é um dos carros mais seguros já feitos.”

Dentre as principais inovações do novo utilitário esportivo de luxo da Volvo Cars, destacam-se:

Assistente de condução – O dispositivo permite uma condução segura e confortável seguindo o carro à frente no trânsito. A aceleração, a frenagem e o volante são controlados automaticamente, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador.

O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

Sistema de proteção em saída de estrada – Sair da pista é um acidente comum com diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima.

O sistema de proteção em saída de estrada identifica quando há essa situação, permitindo que o Novo Volvo XC90 detecte o que está acontecendo e se prepare para o impacto.

A primeira medida é tensionar os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição mais protegida. Para prevenir ferimentos na coluna, os bancos trazem peças que absorvem a energia do impacto, instalados entre o assento e sua estrutura, dissipando a força vertical que pode ocorrer quando o carro encontra o solo de forma abrupta.

A solução é capaz de reduzir a força vertical dos ocupantes em um terço. Isso previne ferimentos na coluna, que são consequências sérias e frequentes dessas situações.

Frenagem automática em cruzamentos – (City Safety with auto brake in intersections) – O XC90 é o primeiro SUV do mundo com a tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário.

É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, onde os limites de velocidade são maiores.

O Novo Volvo XC90 detecta um potencial acidente e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Proteção contra impactos traseiros – Radares posicionados na parte traseira detectam se há um impacto iminente. Nessa circunstância, os cintos de segurança são tensionados para manter o ocupante em posição mais segura.

As luzes começam a piscar para avisar o motorista atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Em conjunto com o novo design dos bancos, que integram a próxima geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), esse dispositivo “pré-batida” contribui para reduzir ferimentos no pescoço.

Controle eletrônico anticapotamento – O Novo XC90 traz a última geração do controle eletrônico anticapotamento. O sistema usa sensores avançados para calcular o risco de capotamento. Nessa situação imediatamente o torque do motor é restringido, enquanto os freios são acionados em uma ou mais rodas, para conter a tendência ao capotamento.

Caso ele seja inevitável, as cortinas infláveis são ativadas. Elas cobrem todas as três fileiras de assentos por um período mais longo para prevenir ferimentos na cabeça. Todos os sete assentos do XC90 trazem pré-tensionadores pirotécnicos, que são acionados em situações de capotamento.

City Safety com frenagem automática – O City Safety agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. O propósito do novo sistema de prevenção de colisões é auxiliar o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem.

No Novo XC90, o sistema traz novidades: a tecnologia permite a frenagem automática durante o dia e à noite, além da frenagem automática em cruzamentos.

Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular – Estacionar com o XC90 é uma operação simples e eficiente: 12 sensores ultrassônicos geram a informação necessária para as manobras automáticas.

Quando o motorista ativa o assistente de estacionamento em uma situação de estacionamento paralelo, como em uma rua, os sensores começam a monitorar o lado do carro em busca de vagas.

Quando uma vaga mede 20% a mais que o tamanho do carro, o motorista é avisado por meio de um sinal sonoro e por mensagem no painel. No caso de vagas perpendiculares, elas devem ter a largura do carro e mais de um metro extra.

O display guiará o motorista, passo a passo, por meio de textos e animações no painel central até o carro estar estacionado.

Câmera com visão aérea 360º – O Novo Volvo XC90 traz o sistema de visão ampliada 360º, que oferece ao motorista uma vista aérea do carro. Essa visão só é possível graças à junção de quatro câmeras com lentes “olho de peixe” – uma na dianteira, uma em cada retrovisor e uma atrás da placa traseira.

A visão ampliada 360º permite ao motorista acesso visual ampliado e confortável da frente, das laterais e da traseira do carro.

 Alerta de Tráfego Lateral – As soluções do sistema IntelliSafe no Novo Volvo XC90 incluem também o Alerta de Tráfego Lateral, que monitora a traseira do veículo em uma manobra em marcha à ré. Ele alerta caso um carro seja detectado em uma área de 30 metros das laterais, com sinal sonoro e aviso no display central.

Sistema de Leitura de Placas de Sinalização – O XC90 é o primeiro carro no mercado com o Sistema de Leitura de Placas de Sinalização de série. Ele foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma variedade de placas complementares das vias.

Cobrindo os pontos cegos – O Sistema de Informação de Ponto Cego informa sobre os veículos que estão em posição de difícil visualização pelo motorista, chamados de pontos cegos. Ele também alerta o motorista sobre veículos que se aproximam de forma rápida por trás.

Reforçado em todos os sentidos – Para ajudar a manter o espaço dos ocupantes intacto em um acidente, a carroceria do Novo Volvo XC90 ficou literalmente mais reforçada. Isso foi alcançado com o extensivo uso de aço boro, o metal mais resistente utilizado na indústria automotiva.

Toda a estrutura de proteção em torno dos ocupantes é feita desse material, e foi desenhada para a máxima proteção. O aço boro corresponde a 40% do peso total da carroceria – cinco vezes mais que na carroceria da primeira geração do XC90.

Sistema CleanZone – Com a introdução de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, maior e mais eficiente, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine.

O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e traz dimensões maiores. Ele permite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.

O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra inovação é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Quando o motorista destrava o carro por meio do controle remoto, automaticamente o sistema de ventilação da cabine é acionado, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno.

[box type=”note” align=”aligncenter” ]Nova plataforma, design e tecnologias inovadoras

Primeiro SUV com condução semiautônoma do Brasil

Utilitário-esportivo tem motor Drive-E T6 e 320 cv

Versões Momentum e Inscription a partir de R$ 319.000 [/box]

Mecânica Online – Motorização Drive-E – Todas as versões do Volvo XC90 vendidas no Brasil são equipadas com o novo motor T6 Drive-E. Um propulsor de quatro cilindros leve e compacto, 2.0 litros com supercharger e turbo de 320 cv.

O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques do Drive-E. O torque de 400 Nm está disponível a 3.700 rpm, garantindo força em qualquer situação.

O XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Em percurso combinado, urbano e estrada, pode fazer até 12,5 km/l, dependendo da condição de estrada, altitude e tipo de combustível, graças ao trabalho do motor com a transmissão Geartronic, de oito velocidades.

Essa motorização esteve entre os finalistas do Prêmio Motor do Ano 2016 – Até 2.0 litros, da Revista AutoEsporte, que conta com a participação do Mecânica Online®, prêmio que conferiu ao Novo XC90 o título de Carro Premium do Ano 2016.

Preços – A Volvo Cars oferece duas versões do Novo XC90 no Brasil com ampla lista de equipamentos de conforto.

XC90 T6 Drive-E Momentum: R$ 319.000
XC90 T6 Drive-E Inscription: R$ 363.000

Versão Inscription – A versão Inscription chega ao mercado com todos os itens da versão Momentum e vai além, trazendo um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins.

São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

A versão Inscription também traz o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

O Novo XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado nos detalhes se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nessa versão, são de 20 polegadas.

Por dentro, o Inscription traz novos bancos, com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, e os bancos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro detalhe exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista.

O Novo XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego –  e o inovador sistema de Visão 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação