quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Volkswagen do Brasil renova parceria com o Instituto Criar, que qualifica jovens para o mercado de trabalho

A Volkswagen do Brasil acaba de renovar a parceria como mantenedora do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens de 17 a 20 anos das periferias de São Paulo e Osasco (SP), oferecendo formação técnica para atuação nos bastidores de TV e cinema.

- Publicidade -

A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa a apoiar o Instituto Criar, que foi fundado em 2003, em São Paulo, e já formou mais de 1.500 jovens, que passaram a contar com uma nova perspectiva no mercado de trabalho audiovisual.

“A Volkswagen do Brasil apoia e reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que amplia as oportunidades desses jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação altamente qualificada na área audiovisual. A Volkswagen é parceira do Instituto Criar antes mesmo de suas atividades terem início, quando o projeto ainda estava no papel. Os valores do instituto – Criatividade, Responsabilidade, Solidariedade e Transparência – também são considerados valiosos pela Volkswagen do Brasil, que acredita e investe nessa missão”, afirma o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.

O apoio ao Instituto Criar faz parte de um pacote maior de patrocínios da Volkswagen do Brasil, que envolve diversos projetos no País. Entre eles estão iniciativas nas áreas cultural, esportiva, educacional, de entretenimento, saúde (principalmente com foco em crianças e adolescentes), desenvolvimento social, preservação ecológica, entre outros.

A parceria com a Volkswagen do Brasil foi anunciada no “I Leilão do Instituto Criar de TV e Cinema”, em 2003, um evento que reuniu celebridades, empresários, jornalistas e políticos com objetivo de levantar recursos para a implantação da sede da ONG. O destaque da noite foi o item oferecido pela Volkswagen:  um “Gol Para Sempre 0 km”. Pouco tempo depois, em junho de 2004, a primeira turma formada por 100 alunos começou a frequentar as oficinas do Instituto Criar.

- Publicidade -

Nesses 12 anos, a Volkswagen do Brasil e o Instituto Criar realizaram muitos projetos juntos, que foram além da sede da ONG. Foram três edições do Salão do Automóvel de São Paulo, nas quais jovens formados pelo instituto atuaram na produção do estande da Volkswagen do Brasil.

No ano passado, a Volkswagen do Brasil também apoiou o lançamento do longa-metragem de ficção “Na Quebrada”, inspirado em histórias reais de jovens que passaram pelo programa de formação do Instituto Criar e que marcou os 10 anos da ONG. Mais de 1.100 pessoas conferiram a pré-estreia do filme, em São Paulo, e mais de 250 mil espectadores o assistiram nos cinemas.

A arte de transformar vidas

A formação oferecida pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias proporciona aos jovens oportunidades de trabalho com o qual eles possam se realizar e conquistar sua independência. Para avaliar a transformação social, o instituto realizou, no segundo semestre do ano passado, uma Pesquisa de Impacto Socioeconômico com 227 jovens formados ao longo dos 10 anos de atividades. Confira como era a vida desses jovens antes e depois do Programa de Formação do Instituto Criar.

Quando entraram no Instituto Criar:

- Publicidade -

• Tinham entre 17 e 20 anos de idade.
• Estavam no 3º ano ou já haviam terminado o ensino médio.
• Não trabalhavam.
• Renda per capta mensal da família não passava de meio salário mínimo.

Resultado após a formação (alunos formados há dois anos ou mais):

• Idade entre 19 e 30 anos.
• 52% deram continuidade aos estudos e cursaram ou estavam cursando o ensino superior.
• 89% estavam trabalhando, sendo 52% na área audiovisual.
• Apenas 3% das famílias desses jovens permaneceram com o perfil inicial de renda per capta de até meio salário mínimo. Para 84% dessas famílias, a renda aumentou, ficando entre meio e 5 salários mínimos; para 13% das famílias, a renda melhorou ainda mais, ficando acima desse teto.
• 89% dos jovens que estavam trabalhando tinham ganho mensal de até 5 salários mínimos; 11% estavam acima dessa faixa salarial.
• 81% dos jovens estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com seu trabalho.
• 62% dos jovens participavam de projetos sociais, sendo que 23% passaram a fazer isso após participarem do Instituto Criar.
• 65% dos jovens participavam de projetos culturais, sendo que 27% passaram a fazer isso após participarem do Instituto Criar.

Saiba mais sobre o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

O Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias tem sua sede no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP), que foi projetada especialmente para atender ao programa educacional. O espaço é chamado de Estúdio Escola, pois é estruturado e equipado como uma produtora profissional com o diferencial de ser usado para a educação.

São 3.000 m², com espaço para 16 oficinas, dois estúdios (tendo o estúdio principal 155 m², tratamento acústico e térmico), marcenaria, ilhas de edição, finalização, web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem, acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.

Os alunos podem se especializar em uma das 10 oficinas técnicas: Animação, Áudio, Cabelo e Maquiagem, Câmera, Cenografia, Computação Gráfica, Edição, Figurino, Iluminação e Produção.

Além de participar de uma oficina técnica, todos os educandos frequentam oficinas socioculturais: Criatividade & Desenvolvimento Pessoal, História & Linguagem do Audiovisual, Participação Social, além de Trabalho & Projeto de Vida.

Durante o ano letivo, os alunos desenvolvem diversos produtos audiovisuais com temas ligados à cidadania e de interesse da juventude. Toda essa produção é utilizada pelos jovens para promover a reflexão sobre importantes questões sociais nas comunidades, ONGs e escolas públicas. Além da exibição de seus curtas-metragens, documentários, animações, os alunos também organizam oficinas, debates e palestras.

O Instituto Criar possui um Núcleo de Inserção que está sempre em busca de oportunidades de prática profissional para seus veteranos em produtoras, emissoras de TV, teatros e outras empresas do audiovisual. Cerca de 70% dos jovens formados tiveram experiência na área.

O Instituto Criar também está presente em escolas públicas e ONGs da cidade de São Paulo com o projeto “Vídeo Criar”, oficinas de vídeo que têm como objetivo sensibilizar jovens para o potencial da produção audiovisual como ferramenta de educação e comunicação. Mais informações, no site www.institutocriar.org

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais