quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Avaliação | Spin Activ leva estilo aventureiro para toda família

O Spin foi último veículo avaliado pelo Mecânica Online® em abril de 2015 da marca Chevrolet. De lá para cá, nenhum veículo da marca deu as caras em Pernambuco para avaliação por parte da imprensa especializada.

- Publicidade -

É estranho, pois a marca que conquistou o veículo mais vendido do ano passado no Brasil, com Onix, parece que preferiu o silêncio a evidenciar as qualidades de seus modelos.

Enquanto a Fiat, Volkswagen, Ford, Nissan, Renault e demais marcas mostram seus produtos e deixam que a imprensa especializada destaque seus pontos positivos e negativos, que podem ser vistos como opções de melhorias, a Chevrolet do Brasil parece tomar caminho diferente.

- Publicidade -

Acreditamos que a marca tão logo volte a trajetória normal e que possamos mais em 2016 destacar as novidades e tecnologias de seus produtos.

Mas vamos ao que interessa! A avaliação do Chevrolet Spin Activ. Quando comparado com o Spin oferecido normalmente na rede Chevrolet, o Activ ganhou acabamento exclusivo, com novos para-choques, molduras e saias laterais, rodas de 16 polegadas, rack de teto, estepe na tampa traseira e interior personalizado

Quanto aos seus concorrentes diferencia-se pelo amplo espaço interno; destaque para o porta-malas de 710 litros, que passa a contar com um inédito porta-objetos instalado sob o assoalho.

- Publicidade -

Completa de série e equipada com motor 1.8, versão é a primeira da gama a oferecer a nova geração da transmissão automática de seis velocidades; trocas de marchas são 50% mais rápidas.

O Spin Activ caracteriza-se principalmente pelos elementos decorativos da carroceria e pelo interior personalizado.

Para adaptar o modelo ao gosto do consumidor local, a Chevrolet desenvolveu uma versão específica, com estepe fixado na parte traseira e com maior vão livre em relação ao solo.

A nova versão completa às já existentes LT e LTZ, igualmente equipadas com o motor 1.8 EconoFlex de 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque (força).

Fantasia aventureira – O maior diferencial do modelo Activ está no acabamento exterior, que deixa o Spin mais imponente.

Na frente, destaca-se o para-choque totalmente redesenhado, que ganhou vincos pronunciados nas extremidades e aplique na parte inferior em tom fosco escuro.

Dessa forma, cria-se um efeito contrastante com a tinta que cobre a carroceria. Os faróis de neblina com molduras em preto brilhante e uma peça plástica cinza que lembra um “peito de aço” são alusivos a carros do tipo off-road.

Os faróis com superfície preta e lentes transparentes são outra novidade da versão Activ.

A sensação de que o modelo está mais encorpado deve-se sobretudo à lateral. Ela é marcada por rodas diamantadas de 16 polegadas, molduras de proteção nos para-lamas, soleira das portas e um largo decalque, além da barra longitudinal que se estendem sobre todo o teto.

A capa dos retrovisores externos e os adesivos que cobrem a coluna central são pintados de preto, realçando apenas a silhueta da janela das portas. Dessa forma, o vidro vigia parece um elemento independente, como em SUVs.

Aliás, está na parte traseira um dos grandes charmes do Spin Activ: o estepe fixado do lado de fora da tampa do porta-malas.

Por motivo de segurança, a abertura do bagageiro é feita em dois estágios: inicialmente o usuário precisa destrancar o sistema e através de uma alavanca no suporte destrava o braço que fixa o pneu sobressalente –a operação pode ser feita pelo controle remoto na chave. Depois, o suporte deve ser deslocado lateralmente até o final do curso de abertura, para que o compartimento de carga possa ser aberto.

“Projetamos esse sistema para que toda a dinâmica de movimentação de abertura e fechamento ocorresse de forma suave e intuitiva”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América Latina.

A roda do estepe é idêntica às demais e, como sistema antifurto, um dos parafusos é montado pelo lado interno do suporte e só pode ser acessado após o destravamento eletrônico do conjunto.

O para-choque posterior também foi projetado exclusivamente para o modelo, reforçando o espírito aventureiro do veículo. Traz moldura escura –com o nome Activ grafado em relevo-, refletores nas extremidades e um aplique cinza na parte inferior central, logo embaixo dos sensores de estacionamento. Enquanto as lanternas se diferenciam pela superfície interna escurecida e pelos detalhes cromados.

Já a gravata dourada que identifica os automóveis da marca Chevrolet aparece estampada na calota própria da quinta roda.

Por dentro da aventura – O Spin leva até cinco ocupantes com muito conforto e 710 litros de bagagem, sem somar a capacidade do inédito porta-objetos localizado sob o assoalho traseiro.

A cabine foi completamente personalizada para criar um ambiente mais jovial e requintado. A cor dos revestimentos, por exemplo, é preta, diferenciando-se do marrom predominante nas demais versões.

Uma moldura prateada no centro do painel chama a atenção para o sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e Bluetooth, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e acessar aplicativos, por meio do smartphone.

Adicionalmente, o equipamento permite a configuração de algumas funções do veículo de acordo com a preferência do usuário. Entre elas o tempo em que os faróis permanecerão acesos após o travamento do carro ou quais portas devem ser destrancadas quando o botão de acionamento remoto da chave é pressionado.

O motorista ainda consegue alternar as diversas mídias disponíveis sem tirar as mãos do volante revestido em couro. Isto porque há teclas para o controle do áudio/telefone estrategicamente posicionadas na extremidade do raio, bem ao alcance dos dedos.

Este sistema é item de série, assim como o ar-condicionado, a direção hidráulica, os retrovisores e os vidros elétricos que agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.

O nome Activ também aparece grafado no quadro de instrumentos, que tem display digital do velocímetro e do computador de bordo –informa dados como o consumo médio e autonomia.

A nova decoração é extensiva aos bancos, que traz um revestimento especial e desenho que remete ao montanhismo. Como o volante e o cinto de segurança, o assento do motorista conta com regulagem de altura.

A grande área envidraçada e a posição elevada de guiar peculiar do Spin proporcionam uma visão panorâmica do trânsito.

Apesar de vir completo de série, o modelo tem à disposição uma extensa lista de acessórios, como tablet de 7 polegadas com suporte para encosto de cabeça. Fazem parte da relação também a câmera de ré e o módulo de TV, compatíveis com o sistema multimídia Chevrolet MyLink.

Igualmente disponível na rede de concessionárias da marca, o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito faz com que, ao engatar a marcha ré, o espelho incline-se para baixo, facilitando manobras de estacionamento.

Alterações mecânicas e estruturais – O Spin Activ incorpora mudanças mecânicas e estruturais relevantes que acentuam o caráter de exclusividade desta versão.

A começar pela estreia da transmissão automática de seis velocidades de segunda geração (GF6-2), que proporciona trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e até triplas.

O resultado é um veículo ágil em retomadas de velocidades e de condução extremamente suave, algo incomum neste segmento, composto na maioria por modelos automatizados. O Chevrolet tem ainda opção de transmissão manual, de cinco marchas com a ré sincronizada.

A adoção de rodas maiores elevaram a altura do carro em relação ao solo em 8 mm, ante as demais versões do Spin. Mesmo assim, o comportamento dinâmico do novo veículo é semelhante, muito por conta dos pneus mais largos e de perfil baixo (205/60 R16).

Devido à nova redistribuição de peso da versão Activ, uma nova calibração de suspensão, com molas e amortecedores de acertos específicos, traz um comportamento dinâmico esportivo e uma atitude balanceada, reforçando o espirito aventureiro da versão.

Estruturas adicionais foram aplicadas à parte posterior do veículo para a ideal fixação do estepe na tampa traseira.

Outra peculiaridade da versão Activ é opção de cor Branco Vintage, que, apesar de ser sólida, assemelha-se a tons perolizados. Os metálicos Azul Macaw, Cinza Aztec, Prata Switchblade e Preto Carbon completam a lista.

A Chevrolet oferece 3 anos de garantia para o Spin.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança