sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

O que você precisa saber sobre velas e cabos de vela

Sabe quando o carro dá aquela engasgada ou quando dar a partida vira uma tortura? Então, o problema geralmente é no sistema de ignição (já falamos sobre isso neste outro post), só que pra ser mais preciso, às vezes o foco do defeito está nas velas ou nos cabos de vela.

- Publicidade -

Mas poucos dão atenção pra esses itens que são fundamentais para funcionamento do carro. Por isso, hoje trouxemos informações básicas e importantíssimas que você precisa saber sobre velas e cabos de vela.

Mas, qual a função dos cabos de velas?

A principal função de um cabo de vela é fazer as velas funcionarem de forma correta, levando a alta tensão produzida pela bonina de ignição até as velas do motor.

E as velas?

- Publicidade -

Já as velas são essenciais para o funcionamento do motor do carro, para a passagem de óleo para os cilindros e, claro, para o sistema de ignição como um todo. Pra exemplificar melhor, a principal função da vela é iniciar a queima do combustível dentro das câmaras de combustão e realizar a troca de calor do motor do veículo.

E o que acontece quando velas e cabos de velas não funcionam direito?

Ai amigo, acredito que você até já tenha passado por isso, mas talvez não saiba ou ainda vai passar por isso um dia. Bom, mas pra você ficar expert e já identificar o foco do problema, fique atento se o carro apresentar estes sinais:

– Perda de desempenho

– Engasgadas na troca de marcha

- Publicidade -

– Falha no funcionamento do motor

– Dificuldade pra dar partida

– Aumento no consumo de combustível

– Aumento na emissão de poluentes

– Dificuldade na retomada de velocidade

Fique de olho e busque uma avaliação mecânica se notar estes sinais, para que o defeito não afete outros componentes do carro.

Como evitar o desgaste destes itens?

Verifique se não existem danos nos cabos de velas, se a borracha que envolve o cabo não está ressecada ou cortada. Qualquer detalhe que fuja da normalidade já indica que é necessário fazer a troca deste item.

Troque as velas sempre no prazo recomendado no manual do veículo, mas cuidado com peças de qualidade duvidosa ou falsificadas! Elas podem trazer prejuízos muito maiores. Na loja virtual da dispemec.com temos velas e cabos de velas dos melhores fabricantes. Vale a pena conferir!

É importante também dar uma atenção especial para o filtro de ar e bicos injetores, pra que não danifiquem também outros componentes como as velas e cabos.

Ah, e tá certo que o combustível está cada vez mais caro, mas é fundamental usar no seu carro aquele que for de melhor qualidade. Principalmente porque o superaquecimento das velas e cabos acontecem por conta de combustível adulterado.

Portanto, fique de olhos bem abertos aos sinais e verifique periodicamente a situação das velas e cabos de velas do seu veículo.

Evitando problemas primários nestes itens, você também evita defeitos maiores e mais complexos no sistema de ignição, no sistema de injeção do combustível, freio ABS e até nos câmbios.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente