Stop the Crash realizou, em Santiago do Chile, o lançamento para América Latina de sua iniciativa, impulsionando esta aliança mundial na região para promover as últimas tecnologias de segurança veicular em relação a prevenção de acidentes.
Em continuidade às ações após o lançamento mundial ocorrido em Brasília no ano passado, coincidindo com a 2ª Conferência Mundial de Alto Nível sobre Segurança Viária, o Stop the Crash realizou uma série de eventos ao redor do mundo, incentivando a importância dos sistemas de segurança ativa.
O lançamento para América Latina foi feito no último dia 15 de junho, e destacou a implementação das tecnologias, na região, promovidas pelo Stop the Crash, feito com o apoio da Comissão Econômica para América Latina das Nações Unidas e do Ministério de Transporte e Telecomunicações do Chile.
Foram desenvolvidas demonstrações do controle eletrônico de estabilidade (ESC), frenagem autônoma de emergência (AEB), freios antibloqueio (ABS) para motocicletas e segurança dos pneus.
A iniciativa Stop the Crash atingiu um marco significativo, em abril, com a adoção de uma resolução das Nações Unidas (ONU), que convidou expressamente os Estados membros a adotarem sistemas de segurança ativa como equipamento básico em todos os veículos.
Logo após as demonstrações das tecnologias do Stop the Crash, o Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), junto com a CEPAL, organizou um Seminário de Segurança de Alto Nível sobre Segurança Veicular, contando com representantes da CEPAL, do Automóvel Clube do Chile (ACCHI) e da Fundação FIA.
Ministro de Transporte e Telecomunicações do Chile, disse: “Estamos muito contentes e orgulhosos de que o Stop the Crash inicie em nosso país. Vamos trabalhar para melhorar nossa normativa e também para promover, entre os consumidores, a importância dos aspectos tecnológicos mostrados neste evento para evitar acidentes de trânsito e salvar vidas” Declaração completa do Ministro e Vídeo demonstrações Ministro
David Ward, Secretário Geral do Global NCAP e Presidente do Stop the Crash, disse: “Tecnologias como o ESC têm o potencial de salvar milhares de vidas todo ano na América Latina. Os governos precisam implementar as normas das Nações Unidas para a Segurança Veicular e fazer que elas sejam incorporadas nos carros vendidos na região o mais rápido possível”.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, comentou: “O Latin NCAP fica orgulhoso em receber o Stop the Crash e esperamos que este evento colabore para a adoção rápida destas tecnologias tão importantes, já que infelizmente a região está muito relegada a respeito deste assunto”.
Neste contexto, o Latin NCAP emite a Declaração de Santiago do Chile que inclui recomendações a governos, fabricantes, responsáveis de frotas e organizações da região para colaborarem, cada um em sua esfera, com a produção de veículos mais seguros e democratizar o acesso à segurança viária”.
Notas para Editores
Declaração de Santiago
Video ESC
Video AEB
Fotos Stop the Crash
Liderado pelo Global NCAP, formam parte de #STOPTHECRASH ADAC, Autoliv, Bosch, Consumers International, Continental, Denso, Thatcham Research, ZF-TRW e Towards Zero Foundation. www.stopthecrash.org
Controle Eletrônico de Estabilidade – É o avanço mais significativo em segurança viária desde a introdução do cinto de segurança e um dos sistemas mais importantes atualmente disponibilizados, que evitam a perda de controle do automóvel.
Essa tecnologia contribuiu para evitar centenas de milhares de acidentes por perda de controle; salvando, assim, centenas de milhares de vida.
Sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) – O AEB é uma tecnologia avançada de segurança que pode ajudar os motoristas a evitar ou reduzir as colisões contra outros carros ou usuários vulneráveis nas vias.
O sistema é programado para auxiliar o motorista mediante a ativação automática dos freios, se não houver resposta em tempo e uma colisão iminente estiver prestes a ocorrer.
Freios ABS para motocicletas – O Sistema ABS para motos evita o bloqueio das rodas, garantindo a estabilidade e uma boa desaceleração enquanto se freia. Portanto, o sistema ABS reduz, significativamente, o risco de queda, reduzindo a distância para parar.
#StopTheCrash
#LatinNCAP