quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Usar o restritor é como correr em altitude, diz Salustiano

As novas regras sobre o uso do restritor de potência para os motores dos caminhões da Fórmula Truck nem entraram em vigor ainda e já tiram o sono dos líderes do Campeonato Brasileiro, que no dia 3 de julho terá a quinta etapa no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, cidade do Norte paranaense.

- Publicidade -

Terceiro colocado na classificação geral, Paulo Salustiano, vice-campeão de 2015, usará o restritor de 74 milímetros na entrada de ar do turbo do seu Mercedes-Benz.

Por ter liderado a competição na temporada passada, Salustiano já utilizou o aparato mecânico que reduz a força dos propulsores dos lideres com o objetivo de equilibrar ainda mais a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Em 2015 somente os três primeiros usavam. Hoje são os cinco líderes.

“Esse restritor que eu vou usar em Londrina é o mesmo que usei no ano passado na prova de Guaporé. A gente sente uma perda expressiva da potência do motor, mas a coisa vai se complicar mesmo em Interlagos, onde temos retas longas. Para que as pessoas entendam, usar o restritor é como andar na altitude, onde falta oxigênio para se respirar. Meu objetivo é ficar na frente do Diogo e do Felipe, líder e vice-líder do campeonato”, diz Salustiano.

Ele também destaca vários outros bons pilotos que não usarão o restritor e, consequentemente, poderão usar tudo o que o motor oferece nos 3.145 metros da pista de Londrina.

- Publicidade -

“O André Marques, o Wellington Cirino, Adalberto Jardim e vários outros bons pilotos virão com tudo para cima da gente e terão uma grande vantagem, principalmente em relação aos três primeiros, pois os restritores do quarto e quinto colocados não pesam tanto assim”.

Apesar das esperadas dificuldades, Salustiano gosta muito do traçado londrinense, pista de sua primeira vitória na Fórmula Truck e onde repetiu a dose e também terminou em primeiro no encerramento da temporada passada, quando perdeu o título para Leandro Totti por dois pontos de diferença: 369 a 367.

“Gosto muito da pista de Londrina, pois tem curvas de baixa, média e alta velocidades e tenho bom restrospecto, com duas vitórias. Usar o restritor equivale a, só para dar um exemplo: o Pachenki correndo a mil metros de altitude, o Felipe a 800, eu a 600, David a 400 e o Alex Fabiano a 200 metros. Só para as pessoas tentarem entender a dificuldade que a redução da entrada de ar no motor provoca”, explica Salustiano.

Diogo Pachenki lidera o Campeonato Brasileiro com 161 pontos, seguido por Felipe Giaffone (152), Paulo Salustiano (113), David Muffato (109), Alex Fabiano (96) e Débora Rodrigues, a única mulher na Fórmula Truck, que tem 93 pontos. Mais detalhes podem ser obtidos em: http://www.formulatruck.com.br/classificacao.asp?id=7

Venda de ingressos – Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a quinta corrida – dia 3 de julho – do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve.

- Publicidade -

As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 1º de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização.

Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 1 e 2 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 3 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 1º de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento.

Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação.

No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado.

O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (3/7) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento.

Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 560, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (3/7), além de participar da visitação aos boxes.

A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras e revendas Pirelli da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro.

Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial.

Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – a definir
4 de dezembro – Curvelo (MG)

 

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente