Nos primeiros sete meses do ano, os hatches pequenos ultrapassaram os modelos de entrada e tornaram-se a principal alternativa entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve zero quilômetro. A categoria vem aumentando sua presença ao longo dos anos e passou de 16%, em 2011, para 27%, em 2016.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Já os carros de entrada, considerados os mais básicos e mais baratos no portfólio das marcas, perderam participação no mercado de vendas financiadas de autos leves novos e passaram de 35%, em 2011, para 22%, em 2016. Apesar de terem a menor participação no mercado, as SUVs vêm aumentando sua presença. De janeiro a julho de 2011, as SUVs representavam 8% do total financiado.
No acumulado deste ano, a categoria já responde por 15% do mercado. Entre as marcas, a Chevrolet lidera o mercado de financiamentos de hatches pequenos nos sete primeiros meses do ano, com uma participação de 35,3%, seguida pela Hyundai, com 25,8%, e pela Volkswagen, com 12,3%.
Entre os modelos, o Onix, da Chevrolet, tem a maior presença no mercado de hatches, com 35,3% de participação, seguido pelo HB20, com 25,8%, e pelo Fox, com 12,3%. Entre as vendas a crédito de carros de entrada, a Fiat lidera o ranking de marcas mais financiadas, com 32,1% de participação, seguida da Volkswagen, com 30,7%.
Entre os modelos, o carro de entrada mais financiado é o Ka, com 23,3% de participação no mercado. No mercado de vendas financiadas de SUVs, a Honda e a Jeep lideram o mercado, com 18,7% de presença. Entre os modelos, a Renegade é a mais financiada com 18,4% de participação no mercado, seguida da HR-V, com 18,2%.