O Ford Fiesta é um dos ícones da história da indústria automotiva mundial. Afinal, poucos automóveis conseguiram celebrar mais de 40 anos de produção contínua com cerca de 18 milhões fabricados globalmente.
Mas há também outros fatos curiosos que ajudam a mostrar a força desse carro, especialmente da sua nova geração equipada com a tecnologia EcoBoost, cuja versão 1.0 inspirou o infográfico divulgado mundialmente pela Ford.
O compacto global da Ford é o que se pode chamar popularmente de “pequeno notável”. A versão turbo 1.0 EcoBoost de três cilindros rende 125 cv, potência equivalente à de motores 1.6 comercializados no Brasil, com muito mais eficiência.
Na Europa, o esportivo Fiesta ST tem uma versão 1.0 EcoBoost ainda mais potente: 140 cv. Comparando o seu desempenho por litro, esse 1.0 é mais potente que um supercarro como o Bugatti Veyron, com motor de 12 cilindros e 1.000 cv.
O infográfico também compara a força do EcoBoost com outros inacreditáveis exemplos. Um deles é Bruce Lee, cujo soco, segundo os especialistas, pode causar 1,7 vez mais danos do que ser atropelado por um carro à velocidade de 48 km/h.
Outra comparação fora do comum é com o besouro, capaz de arrastar 1.141 vezes o peso do próprio corpo.
Essas curiosidades fazem parte da comemoração de mais um capítulo importante na trajetória do hatch da Ford, que chega aos 40 ainda mais forte e admirado.