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Transmissão com E-shifter, motorização EcoBoost e 2.5 Flex são destaques no Fusion 2017

O novo Ford Fusion 2017 introduz importantes inovações que melhoram o seu desempenho, para oferecer luxo com eficiência e prazer de dirigir. O novo modelo passou por um extenso programa de validação no Brasil. Rodou 80.000 km de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, e passou por mais de 400 horas de testes em laboratório, incluindo quatro meses somente para o sistema de partida a frio da versão flex.

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Carro de sucesso mundial, o Fusion é produzido em cinco países – Estados Unidos, México, Espanha, Rússia e China – e vendido em mais de 160 mercados, com o DNA global Ford. Além do estilo arrojado, se caracteriza por trazer várias tecnologias inéditas para o País, incluindo o primeiro modelo híbrido de volume e o primeiro motor da família EcoBoost.

O refinamento do novo modelo é percebido no tratamento acústico, objeto de um desenvolvimento especial para o isolamento de ruídos externos. Esse trabalho incluiu a adoção de para-brisa e vidros laterais dianteiros laminados e de um isolamento reforçado no compartimento do motor.

“Foram instalados ainda novos painéis inferiores e de cobertura das caixas de rodas, que têm a função adicional de melhorar a aerodinâmica”, diz Fábio Spironelli, gerente de Engenharia da Ford América do Sul. “Tudo isso deixou o interior muito silencioso.”

Motor EcoBoost: ganho de potência e economia – O novo Fusion conta com três opções de motores potentes e econômicos, que foram aprimorados para aumentar a eficiência no desempenho e consumo: 2.5 Flex, 2.0 EcoBoost e Hybrid – este último será tema de uma apresentação específica, em outra oportunidade.

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O premiado motor 2.0 EcoBoost do novo Fusion é uma versão evoluída com novidades que resultam em um ganho de 6% no desempenho e 7% no consumo, além de uma redução de 6% nas emissões. Ele gera 248 cv (@ 5.500 rpm) – 14 cv a mais que o anterior – e torque de 373 Nm (@ 3.300 rpm), com outra característica importante: já disponibiliza 95% do torque máximo a 1.750 rpm, o que se traduz em grande força e agilidade na faixa de rotação mais usada do veículo.

“A curva de torque é mais rápida e se mantém plana. O motorista vai sentir isso na forma de respostas rápidas e ainda mais esportividade”, diz Spironelli.

Os avanços técnicos do motor incluem um novo turbo pulsativo “twin-scroll” e coletor de escape integrado ao cabeçote com duas câmaras independentes, além de taxa de compressão elevada, sistema de injeção direta aprimorado e componentes de baixo atrito. O uso de um novo balanceador dinâmico de alumínio contribui para reduzir em 2,75 kg o seu peso. Ele conta também com sistema de desligamento e acionamento automático nas paradas (Auto Start-Stop) para economizar combustível.

“Esse sistema tem funcionamento suave e opera de modo praticamente imperceptível para o motorista. Além disso, ele não desliga o motor se o ar-condicionado estiver sendo usado no máximo ou a bateria estiver com baixa carga, e também pode ser desativado pelo usuário”, completa Spironelli.

A grade dianteira com controle ativo é outro recurso novo para melhorar a eficiência aerodinâmica. Suas aletas se abrem ou fecham automaticamente de acordo com a necessidade de refrigeração do motor. Quando a entrada de ar não é exigida, o fechamento ajuda a reduzir o arrasto do vento.

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Essas novidades se somam às características já conhecidas da família EcoBoost, que tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível, aumentando a economia: faz 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina.

Versão Flex: exclusividade brasileira – Conhecido pela excelente resposta, o motor Duratec 2.5 Flex também ficou 7% mais econômico no consumo combinado em cidade e estrada, mantendo a mesma potência e torque, de 175/167 cv (@ 6.000 rpm) e 236/228 Nm (@ 4.500 rpm), respectivamente. Com etanol, ele faz 6,0 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada e, com gasolina, roda 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

A estratégia para esse aprimoramento foi focada em novos componentes de atrito do conversor de torque. Além de ter bloco e cabeçote de alumínio e comando e coletor de admissão variáveis, recebeu um novo sistema de partida a frio.

Transmissão com E-shifter – O novo Fusion 2017 tem transmissão automática de seis marchas em toda a linha, comandada através do novo seletor rotativo E-shifter que substitui a alavanca de câmbio no console. Além de melhorar a ergonomia e o aproveitamento do espaço, o E-shifter oferece dois novos recursos. Na versão 2.5 Flex, conta com a função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor. Na versão 2.0 EcoBoost, ele traz a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, e “paddle shift” para trocas manuais.

A suspensão, com sistema MacPherson na dianteira e Control Link patenteado na traseira, foi recalibrada e levemente elevada (em 12 mm), melhorando a condução em estrada e na transposição de valetas e lombadas. Essa revisão incluiu também a adoção de novas molas e amortecedores.

Tração integral inteligente – O sistema de tração integral inteligente (AWD) aumenta a confiança e o prazer de dirigir, com uma nova interface. “Ele funciona integrado ao controle de estabilidade e tração e foi calibrado para um desempenho superior na estrada, melhorando também o controle em pistas molhadas e escorregadias”, destaca Fábio Spironelli. “É um sistema bastante admirado pelos usuários do Fusion, que também ficou melhor na nova linha.”

O controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac) auxilia o motorista em manobras de emergência e no controle do veículo, usando uma combinação dos freios e do motor para maximizar a tração em diferentes superfícies. A direção elétrica sensível à velocidade, os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, o assistente de frenagem de emergência e o assistente de partida em rampa são outros recursos que garantem a excelente dirigibilidade e estabilidade do novo Fusion.

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