domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Seguro auto e as fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Marcos Alexandre Lopes – O seguro automóvel é um produto comercializado no mercado mundial, que busca proteger os veículos contra prejuízos, incluindo aqueles causados por catástrofes naturais, como as enchentes.

- Publicidade -

Conforme se tem acompanhado nos noticiários nos últimos dias, as chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul fizeram disparar o número de sinistros através de chamados de emergência efetuados por quem tem o carro segurado. Além disso, as prefeituras locais e a Defesa Civil do Estado confirmaram, até o dia 07 de maio, 90 mortes.

Como ocorreu em São Paulo – que também já foi bastante assolada por enchentes – muitas pessoas podem pensar que o seguro automóvel é desnecessário em regiões que não apresentam grandes riscos de enchentes. Porém, é importante destacar que as condições climáticas são imprevisíveis, ou seja, em qualquer lugar do país podemos ter uma catástrofe originada de mudanças climáticas e fenômenos naturais.

Uma enchente pode ocorrer em qualquer localidade, em qualquer momento, o que torna o seguro automóvel a principal ferramenta de proteção, buscando-se minimizar os prejuízos causados.

 As seguradoras priorizam atendimentos aos clientes por meio de equipes especializadas que estão em contato direto com os corretores locais. Esta atuação próxima à região visa agilizar a identificação de casos que exigem rápida intervenção e garantir, quando possível, o pagamento imediato das indenizações devidas.

- Publicidade -

Em razão do grande número de sinistros abertos, as seguradoras montaram um plano de ação para atender as vítimas seguradas, valendo-se de veículos especiais, como caminhonetes 4×4. Ainda não há uma estimativa sobre os resgates de veículos segurados.

Ao contratar um seguro automóvel, é importante entender quais tipos de eventos são cobertos pelas coberturas que são oferecidas. A maioria dos produtos comercializados oferecem cobertura contra enchentes como parte de sua apólice básica, mas há possibilidade de haver limitações ou exclusões na cobertura de danos causados por enchentes.

A cobertura de seguro de evento decorrente de enchentes pode variar dependendo da causa do evento. Algumas apólices podem não cobrir danos causados por enchentes originadas de causas naturais, como chuvas torrenciais, enquanto outras podem excluir danos causados por enchentes que resultam de falhas em sistemas de água ou esgoto.

Assim, morando ou não em uma área que apresenta riscos de enchentes, é importante conhecer o produto adquirido, ler atentamente as condições gerais antes da contratação e considerar a inclusão de coberturas adicionais nas apólices de seguro automóvel.

Importante um contato próximo junto ao corretor e à seguradora, através dos canais de atendimento disponibilizados, conscientizando sobre os riscos específicos para as regiões e como as coberturas oferecidas podem vir a ajudar na prevenção de prejuízos em caso de uma catástrofe natural.

- Publicidade -

As seguradoras, em conjunto com a CNSEG (Confederação Nacional das Seguradoras), vêm lançando campanhas nacionais para conscientização da população em geral sobre os produtos ofertados no mercado, que podem vir a auxiliar na prevenção de crises e prejuízos.

Marcos Alexandre Lopes é sócio e coordenador de seguros no Rücker Curi – Advocacia e Consultoria Jurídica.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais