segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Toyota celebra a marca de um milhão de unidades do Corolla produzidas no Brasil

A planta da Toyota em Indaiatuba (SP) atingiu a marca histórica de 1.000.000 de unidades produzidas do sedã médio Corolla no Brasil.

A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem em 23 de março deste ano, é um Corolla Altis 2018 na cor branco pérola, que desfila o design renovado e mais moderno recentemente incorporado a toda linha, acompanhado de novos itens de conforto, conveniência e segurança.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Inaugurada em setembro de 1998, a planta da Toyota naquele município conta, atualmente, com cerca de 2.000 colaboradores. A instalação da fábrica em Indaiatuba foi preponderante para o início de uma nova fase na história da companhia no País.

Ao produzir o Corolla localmente, a Toyota consolidou sua estratégia, tendo em vista o fortalecimento e crescimento sustentável de toda a operação na região da América Latina e o reforço de seu compromisso no suporte ao crescimento da indústria brasileira.

Símbolo do DNA de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade, o Corolla fabricado na planta de Indaiatuba atesta o know-how da Toyota na construção de carros cada vez melhores, verdadeira ambição da marca em todo o mundo.

- Publicidade -

Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam experimentos constantes para certificação da excelência do modelo produzido.

O circuito possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura, possibilitando a verificação, inclusive, de possíveis aprimoramentos no produto.

“Este é mais um fantástico marco para a Toyota do Brasil e nossos parceiros, fornecedores e concessionários. Atingir a marca de um milhão de unidades produzidas do Corolla só foi possível devido à lealdade dos nossos clientes no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Assim, vamos continuar trabalhando para chegarmos a dois milhões de veículos produzidos”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Sustentabilidade – O cuidado com o meio ambiente e a propagação de boas práticas para preservação dos recursos naturais são, também, pontos cruciais na atuação da Toyota em Indaiatuba.

Junto à prefeitura local, a fabricante mantém e gerencia diversas ações em prol da comunidade, como o Projeto Ambientação.

Por meio da iniciativa, a Toyota visa disseminar práticas sustentáveis utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practice) para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade.

A ferramenta é útil na criação de projetos que promovam a educação em relação à essência das questões ambientais, como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades.

Corolla no Brasil – As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País.

Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla no território nacional, importadas do Japão.

Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo.

O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local. Tanto que, em 1997, a empresa anunciou aporte de US$ 150 milhões para construção da planta que daria início à produção do Corolla brasileiro.

Para escolha do local que abrigaria o primeiro complexo a fabricar o sedã em solo latino-americano, já em sua oitava geração, a Toyota levou em consideração os aspectos logísticos e da qualificação de mão de obra ao selecionar o município de Indaiatuba (SP).

A cidade entrou para o mapa da indústria automobilística global em 1998, ano de inauguração das operações, ao ceder um espaço de 1,5 milhão de m2, onde a Toyota baseou uma de suas principais unidades produtivas no mundo.

Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil, com mais de 765 mil unidades negociadas até os dias de hoje.

Só em 2016, o veículo fechou com 64.734 veículos vendidos, mantendo a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com quase 50% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado.

Neste ano, o Corolla continua líder em seu segmento e já soma 12.937 unidades comercializadas de janeiro a março, com 44% de market share.

Linha Corolla 2018 – A linha 2018 do Corolla apresenta novo design e uma lista de itens de conforto, conveniência e segurança ainda mais recheada, aprimorando o seu estilo clássico e refinado.

O modelo mantém sua qualidade construtiva exclusiva e powertrain robusto, o que garante excelente dirigibilidade, amplo espaço interno ao alto padrão Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

Uma das novidades que a Toyota traz na linha 2018, ao ponto de atrair novos admiradores, é a introdução da versão XRS, equipada com itens exclusivos, como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta.

Além disso, o Corolla 2018 passa a contar com controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags para toda a linha, reforçando ainda mais a segurança do modelo, que já recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

História pelo mundo – Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation nasceu com o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento da indústria automobilística no Japão.

Três décadas depois, nasceria o modelo Corolla, projeto cuidadosamente arquitetado para suprir o crescimento do interesse da população pelos carros.

Assim, o design da primeira geração do sedã adotou como base o conceito “80 Point Doctrine +α”, que estipulava ao veículo atingir média de 80 pontos dentro de uma escala que variava no máximo até 100, considerando, ainda, algumas características extras específicas, denominadas de +α, para conceder ao modelo recursos adicionais à sua aparência e destacar os pontos que superassem as expectativas dos consumidores.

Ao longo das últimas cinco décadas, e após toda a evolução em 11 gerações do Corolla, a Toyota continuou a aplicar este conceito de maneira consistente para todos os seus modelos vendidos no mundo.

Foi assim que a primeira geração do Corolla nasceu no Japão, em 1966. Atualmente, o sedã médio é produzido em 13 países e comercializado em 150.

Desde o início de sua produção, o Corolla soma mais de 44 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, tornando-se o veículo mais vendido de todos os tempos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil