Termina hoje em São Paulo a 21ª edição da FENATRAN – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas, evento que acontece a cada dois anos há mais de 40 anos, que pode ser creditada como o início de uma nova fase para os fabricantes de caminhões; implementos rodoviários; pneus; gestão e rastreamento de frotas; autopeças; bancos e serviços (seguros, softwares, financiamentos, consultorias etc).
Com o desarranjo político que temos acompanhado, coube aos empresários a responsabilidade de buscar o início de uma nova fase comercial, pois o segmento amargou de forma muito forte os efeitos da crise financeira e política que assola nosso Brasil nos últimos quatro anos.
Com a presença de cerca de 350 marcas nacionais e internacionais e um público visitante na ordem de 60 mil pessoas de mais de 50 países, o momento não poderia ser melhor para mudanças: uma nova área, compondo 82 mil m² de exposição do São Paulo Expo.
No dia reservado para a imprensa, o Mecânica Online®, juntamente com os demais colegas da imprensa automotiva nacional e internacional, acompanhou todas as coletivas realizadas por DAF, Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Peugeot, Scania e Volvo, com seus anúncios dos recentes modelos das linhas que vão desde o uso urbano até os de aplicação extra-pesada. Serviços de conectividade como monitoramento, rastreamento de frota e manutenção flexível também foram destaques nas apresentações.
O primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real para o setor de transporte no Brasil foi um dos destaques da Volvo. O veículo foi concebido para atuar no segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.
O VM Autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos na plantação de cana de açúcar. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras.
Já a Manutenção Inteligente foi outra novidade da marca, onde uma central de monitoramento conectada e de planejamento, faz o controle de agendamento de manutenções preventivas para os caminhões. A Volvo também lança a Gestão de Combustível, uma consultoria remota de consumo de combustível, criada para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador.
Com um bonito estande, a DAF realizou a estreia dos modelos off-road XF 105 e CF85, aptos para os desafios das indústrias como a canavieira e de celulose. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv. Entre os destaques dos novos veículos está a tecnologia Hill Start Raid, botão que auxilia na partida dos caminhões em ângulos difíceis de rampa.
Enquanto isso a Volkswagen Caminhões e Ônibus inovou com o primeiro caminhão 100% elétrico totalmente desenvolvido no Brasil, em exposição no estande da MAN. O e-Delivery foi projetado para entregas urbanas, tem autonomia de até 200 quilômetros e estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas.
Para o procedimento de recarga, o modelo abrange duas opções: a rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.
Com modelos que procuram desmistificar a tecnologia do futuro para veículos pesados, o estande da Ford Caminhões – marca que comemora 60 anos de presença no Brasil, destacou o Cargo Connect, desenvolvido no Brasil e espécie de síntese de tudo que a marca quer popularizar como tecnologia embarcada, como faróis inteligentes, pesagem de carga, assistente autônomo de frenagem, alerta de ponto cego e sistema de diagnósticos para manutenção preventiva, reportada pelo próprio veículo.
Ainda em inovação, a Ford Caminhões apresentou o Boné Alerta, dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista. Assim como muitos dos celulares atuais, o boné é dotado de acelerômetro e giroscópio. Quando detecta no motorista movimentos relacionados à fadiga e relaxamento do tônus muscular, ele emite sinais sonoros, luminosos e vibra.
A Mercedes-Benz lança sua linha 2018 de caminhões com quase 30 novos recursos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia para as famílias Accelo, Atego, Axor e Actros. Um dos destaques apresentados é o Actros Série Especial, uma edição limitada de 21 unidades do top de linha da marca que ganha design “retrô” inspirado nos clássicos caminhões L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no Brasil em todos os tempos.
Outra edição comemorativa da Mercedes é a “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”, uma série limitada que ganha itens de segurança inéditos na linha, como assistente de partida em rampa e câmera de ré.
No aspecto conectividade destaque para o novo sistema de telediagnose que identifica, por exemplo, a necessidade de manutenção e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor de frota para avisá-lo e propor a melhor solução em eventuais defeitos no motor, câmbio, embreagem, freio e outros. A partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros comercializados no País sairão de fábrica com o Fleetboard ativado.
A Scania, marca que também comemora 60 anos de Brasil com um fantástico estande direcionado para esse momento especial, apresentou boas novidades em produtos, como por exemplo, o caminhão Heavy Tipper, pesado com foco na indústria de mineração, e o Super Rodotrem de 11 eixos, com capacidade de 91 toneladas e 620 cv.
Os serviços conectados também mostram a evolução do pós-venda para o segmento, com os chamados Planos Flexíveis que informam o momento ideal para a manutenção. Um dos atrativos é o fato de que quanto menor o consumo de combustível, mais baratos ficam os serviços, garantindo descontos de até 16% para os clientes.
Dentro do pacote de serviços da marca chama atenção também o Driver Coaching, que orienta os motoristas como dirigir melhor e de maneira mais econômica. O atendimento pode ser pessoal ou por telefone, e é baseado na coleta de dados que a Scania faz, individualmente, em cada caminhão conectado ao Portal Gestão de Frota.
Além dos caminhões voltados para indústria de cana-de-açúcar e mineração, a Scania – marca com maior quantidade de caminhões por metro quadrado em seu estande, também lança na FENATRAN novos motores para as linhas rodoviárias, de 450 e 510 cv, garantindo economia de até 5% no consumo de combustíveis.
Em uma área especial dedicada aos 60 anos da marca, a Scania apresenta dez modelos históricos, a partir da década de 50. Entre os que mais chamam atenção está o Scania-Vabis L71 (1957); o L111 S (1979) e o LK 140 (1977), um dos primeiros com cabine avançada (os “caras-chatas”, que hoje em dia dominam o mercado brasileiro). Há também uma versão camuflada do P 360 DB 6X6, que, a pedido do Exército, possui motor Euro3, que permite rodar com qualquer tipo de diesel.
Comecorando 20 anos de operação no país, a Iveco chega com novas opções de caminhões nas linhas Daily e Tector, séries personalizadas da Daily e do Hi-Way, modelo extra-pesado premium da marca.
A marca também anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos nos próximos 24 meses. A nova Daily City 30S13 chega nas versões chassi cabine e furgão, pronta para atender o mercado de cargas fracionadas em centros urbanos com restrições de circulação. O modelo estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2018.
Com modelos como o Peugeot Expert e Peugeot Boxer a marca francesa mais conhecida no Brasil por seus modelos de passeio quer crescer na linha de utilitários leves. Mas a ideia é ganhar público, também, com o oferecimento dos serviços de pós-venda (o programa Peugeot Total Care), que ganham atrativos especiais para os clientes donos de utilitários.
A Peugeot exibe toda sua linha de veículos comerciais. O furgão Expert, construído na mesma base do SUV Peugeot 3008, será comercializada na FENATRAN em condições especiais, a R$ 79.990. Para cargas maiores, a nova Boxer prevista para 2018 tem capacidade para 2700 kg.
Vídeos relacionados:
==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/