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Volkswagen celebra 15 anos de pioneirismo e inovação da tecnologia Total Flex

A Volkswagen está comemorando o 15° aniversário do lançamento do primeiro modelo no Brasil capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A tecnologia Total Flex estreou no País no dia 23 de março de 2003 no Gol Power 1.6.

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“A marca Volkswagen comemora em 2018 seus 65 anos de atividades no Brasil. Nesse tempo, a marca foi e continua sendo protagonista de muitas tecnologias e inovações. Um exemplo é o Total Flex, tecnologia bicombustível lançada pela Volkswagen e que está completando 15 anos agora em março. De lá para cá foram cerca de 6 milhões 700 mil carros produzidos com essa tecnologia pela Volkswagen. Assim como a Volkswagen, esse sistema é algo que hoje é parte integrante da vida dos brasileiros”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil

Essa tecnologia proporcionou ao consumidor brasileiro a liberdade de escolha e a possibilidade de optar pelo combustível mais econômico.

O Total Flex foi inteiramente desenvolvido no Brasil e é reconhecido internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística brasileira à sustentabilidade e à preservação ambiental.

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Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 6.673.709 veículos flexíveis (dados acumulados de março de 2003 a fevereiro de 2018).

A gama atual de motores aspirados Total Flex inclui versões com 1,0l (com até 82 cv) e duas opções 1,6l (com até 104 cv e 120 cv).

Além desses, há três configurações TSI (Turbocompressor e injeção direta de combustível) com essa tecnologia: dois 1.0l (de 105 cv a 128 cv e um 1.4 (de até 150 cv).

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Vale destacar que, ao longo desses 15 anos, a Volkswagen promoveu uma série de melhorias em seus motores, incluindo os que utilizam a tecnologia Total Flex.

O resultado são motores cada vez mais modernos, que combinam bom desempenho com baixo consumo de combustível.

Sucesso imediato – Desde que foi lançada, em março de 2003, a tecnologia Total Flex teve sucesso imediato e, sete meses depois, mais um marco na história da indústria nacional: a Volkswagen lançou em outubro de 2003 o Fox 1.0 Total Flex, primeiro motor 1.0l do mercado nacional com essa tecnologia.

Três anos depois de chegar ao mercado, a tecnologia Total Flex já alcançava a marca dos 500 mil veículos comercializados no Brasil, marco atingido em março de 2006.

Já no ano seguinte, em maio de 2007, a Volkswagen comemorava o recorde de 1 milhão de veículos Total Flex vendidos.

A marca do segundo milhão de modelos flexíveis comercializados no País foi registrada em fevereiro de 2009.

Em agosto de 2010, a Volkswagen celebrou as 3 milhões de unidades com motores Total Flex vendidas no Brasil, e, em janeiro de 2012, chegou às 4 milhões de unidades.

O marco de 5 milhões foi atingido em julho de 2013 e, em junho de 2015, a Volkswagen registrou a venda do veículo Total Flex de número 6 milhões no País.

Eficiência energética – Além de robustez, tecnologia e prazer ao dirigir, o baixo consumo de combustível sempre foi uma das premissas no desenvolvimento dos motores da Volkswagen.

E a busca por oferecer motores cada vez mais eficientes é contínua. Com o Total Flex não é diferente.

Quando foi lançado em março de 2003, o Gol 1.6 Total Flex já era considerado um dos modelos mais econômicos da categoria.

Em 2004, o modelo passou a contar com o mesmo propulsor 1.0 Total Flex do Fox.

Corrigindo os valores de acordo com as normas atuais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Gol 1.0 Total Flex 2004 teria consumo combinado (estrada/cidade) com gasolina (E22) na ordem de 11,3 km/l.

Em 2012, o Gol 1.0 Total Flex passou a contar com o motor 1.0 TEC, com uma série de melhorias e inovações.

Considerando o mesmo fator de correção do Inmetro, o Gol 1.0 2012 apresentaria consumo combinado de 12,1 km/l – ou seja, melhoria de 7% em relação ao modelo de 2004.

Mas a Volkswagen não parou de inovar. Atualmente, o Gol é comercializado com o motor 1.0 de três cilindros, da Família EA211.

Esse modelo apresenta consumo combinado de 13,9 km/l, ou seja, 15% melhor do que o Gol em 2012 e impressionantes 23% mais econômico do que o Gol 1.0 Total Flex 2004.

Tecnologia avançada e robustez – A tecnologia que possibilita o uso de gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

O sistema flexível tem um complexo software capaz de, em segundos, adaptar o motor ao combustível presente no tanque.

A implantação do sistema Total Flex exigiu também a adaptação de vários componentes e sistemas, que precisaram ser protegidos da ação corrosiva do etanol.

Entre eles figuram o tanque, bomba e condutos de combustível, válvulas e sedes de válvulas, bicos de injeção, velas de ignição, catalisador e sistema de escapamento.

Desde o seu lançamento, os motores Total Flex continuaram a ser desenvolvidos, visando sempre a maior eficiência energética e, consequentemente, a redução de emissões.

O desenvolvimento da tecnologia eletrônica possibilitou a elevação da taxa de compressão, por exemplo, melhorando o desempenho quando o etanol é utilizado, sem prejudicar o funcionamento do motor apenas com gasolina.

Outro avanço da Volkswagen na tecnologia flexível foi a adoção do sistema de partida a frio sem necessidade de tanque auxiliar de gasolina, lançado em março de 2009, no modelo Polo E-Flex.

Atualmente, essa tecnologia está presente em modelos como up!, Saveiro Cross, Novo Polo, Virtus, Golf e Golf Variant

TSI: desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir – Em agosto de 2015, a Volkswagen apresentou o modelo que revolucionou o mercado brasileiro no que diz respeito a motores, com a combinação perfeita de alta eficiência energética com desempenho e prazer ao dirigir: o up! TSI Total Flex.

Trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível produzido no Brasil. Esse motor reforçou, mais uma vez, a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação.

Cerca de um ano depois, em setembro de 2016, A Volkswagen deu um passo que novamente revolucionou o mercado nacional, com a introdução do Golf equipado com o motor TSI Total Flex de 125 cv.

Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo foi o primeiro hatchback médio a oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para motores.

Ao mesmo tempo, a marca passou a oferecer a tecnologia Total Flex também para as motorizações 1.4 TSI, que passaram a desenvolver até 150 cv.

O recém-lançado Virtus e o Novo Polo também revolucionaram seus segmentos com o motor 1.0 TSI, com até 128 cv.

Os motores TSI Total Flex são produzidos em São Carlos, no interior de São Paulo.

A tecnologia TSI Total Flex é oferecida nos motores da família EA211 (com 1 litro e 1,4 litro de cilindrada e potência entre 105 cv e 150 cv), equipando os modelos up!, Golf e Golf Variant.

Diferentes elementos combinados- A sigla TSI representa toda a tecnologia que resulta nas qualidades entregues pelo motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

Essa eficiência em combinar performance com prazer ao dirigir e baixo consumo é demonstrada em números.

Em economia – os Volkswagen estão entre os melhores em consumo energético do Brasil – e em eficiência: todos os modelos equipados com motor TSI aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Essa fórmula de sucesso é composta por diferentes elementos.

O primeiro deles é um motor pequeno, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro.

A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível, que possui as vantagens de ser mais precisa e de não depender dos tempos de abertura das válvulas, injetando a quantidade exata de combustível em todas as condições de uso.

Outro recurso importante é o turbocompressor, que aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar.

Ao se utilizar turbocompressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além de aumentar a potência, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados.

Já a válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina.

Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

Evolução das vendas dos modelos Total Flex – cronologia

•    Março de 2006 – 500.000 de unidades vendidas
•    Maio de 2007 – 1.000.000 de unidades vendidas
•    Fevereiro de 2009 – 2.000.000 de unidades vendidas
•    Agosto de 2010 – 3.000.000 de unidades vendidas
•    Janeiro de 2012 – 4.000.000 de unidades vendidas
•    Julho de 2013 – 5. 000.000 de unidades vendidas
•    Junho de 2015 – 6.000.000 de unidades vendidas

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