Uma das marcas líderes no mercado europeu, a DAF comemora 90 anos de história em 1º de abril de 2018.
Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996.
Referência em tecnologia, atua com as marcas Kenworth e Peterbilt, e se uniu à DAF ampliando sua presença global, tornando-se uma das maiores produtoras de caminhões do mundo.
O que, a princípio, era apenas uma oficina de ferreiro, em 1933 se transformou em uma fábrica de pequenos implementos para, em seguida, começarem a produzir caminhões.
O estilo arrojado dos irmãos Hub e Wim van Doorne, fundadores da marca, levou a DAF à vanguarda no mercado de caminhões.
Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível.
Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.
Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.
A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois.
Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.
Assim, a DAF continua sendo uma das líderes de mercado e alcançando novos territórios em todo o mundo.
Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.
No ano passado foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos 9 anos.
Pioneirismo – A DAF foi a primeira empresa a lançar o câmbio CVT.
Nos anos 1950 a montadora fabricava carros para atender a alta demanda da Europa pós-guerra.
Em 1958 o modelo DAF 600 estreou com a primeira versão do câmbio Variomatic e o veículo era equipado com motor de 600cm² e 22cv.
Rally Dakar – Na década de 80 os caminhões DAF foram grandes estrelas no Rally Dakar.
Os veículos ganharam destaque quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy que criou máquinas impressionantes como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine.
A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220km/h.
Tecnologias – Os motores da DAF utilizam um moderno sistema de injeção common rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência.
Para atender ao Euro 6, os motores fazem uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva).
Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 tem redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado.
Em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível com um consumo 7% menor.
O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações.
Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.
DAF Caminhões Brasil – A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná.
A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo.
Desde a sua chegada, a marca conquistou o seu espaço no mercado com os modelos extrapesado XF105 e o pesado CF85.
Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.
Off road – Primeiro grande projeto da engenharia brasileira em parceria com a matriz na Holanda, a DAF Caminhões Brasil lançou em 2017 as versões off road dos modelos XF105 e CF85.
Focado em operações fora da estrada de cana e madeira, CF85 off road possui três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento.
A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.
A linha XF105 off road conta com uma Space Cab com cama e os mesmos atributos da linha CF.
Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.
Edição comemorativa – Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lançou uma edição limitada do XF105 na Europa.
São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4×2 para os mercados do continente europeu e 6×2 para o Reino Unido e Irlanda.
Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas, e design exterior diferenciado.
Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.
Para saber mais sobre a DAF Caminhões Brasil, acesse o site.