A montagem manual do novo Jaguar XE SV Project 8 – o mais potente, ágil sedã de desempenho extremo da marca britânica – começa em junho de 2018.
Os primeiros exemplares do modelo, uma edição limitada com desempenho genuíno de um superesportivo, serão entregues aos entusiastas até setembro.
Ele não tem previsão de importação para o Brasil.
O Project 8, com tração integral e equipado com um motor V8 Supercharged a gasolina de 600 cv, pode chegar à velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos*.
Ele estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano passado.
Sua melhor volta, de 7 minutos e 21,23 segundos foi mais rápida que muitos superesportivos que já passaram por lá.
Ele está disponível com quatro lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos, o que também aumenta a rigidez torcional em 27% em relação à versão de quatro lugares.
John Edwards, diretor-executivo da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, diz:“O objetivo da equipe da SVO é produzir veículos de prestígio, que ultrapassem os limites em termos de luxo, desempenho e capacidade para todos os terrenos. O Project 8 é um ótimo exemplo do que acontece quando entusiastas projetistas, engenheiros e especialistas em manufatura têm a oportunidade de criar um carro esportivo de desempenho extremo sem compromisso”.
Fundamental para o desempenho do veículo da SVO mais focado em pista já produzido, o Project 8 apresenta várias modificações na carroceria de alumínio leve premiada do XE, incluindo: para-choque de fibra de carbono com dutos de resfriamento aprimorados, capô de fibra de carbono ventilado e rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, divisor dianteiro ajustável, parte inferior lisa, amortecedor traseiro de fibra de carbono com difusor integrado e uma asa aerodinâmica traseira ajustável.
Esses itens garantem que o Project 8 seja o sedã mais leve da Jaguar.
Para garantir o desempenho ideal em estrada ou pista, o Project 8 aprimora a suspensão dianteira, double-wishbone, e a traseira Integral Link redesenhada.
Ele também inaugura um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, o primeiro uso de rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício, estilo F1, em um carro de estrada e incorpora um Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) com resfriador de óleo – o primeiro para o XE.
Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift de de oito velocidades da Jaguar.
Capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos, de forma não sequencial, como de 8 para 2, em situações extremas, ajuda a fornecer precisão e confiança excepcionais com uma forte qualidade de deslocamento, exclusiva desse carro.
Mark Stanton, diretor de Operações de Veículos Especiais, explica: “Com o Project 8, nós nos propusemos a entregar um carro rápido, divertido e envolvente que o encoraja a explorar seu desempenho. A entrega de energia e as mudanças de marcha do Project 8 são as mais viscerais que já fornecemos em um Jaguar. Fique descansado, nenhuma pedra foi deixada de lado em nossa missão para tornar esse o mais recompensador carro de piloto da Jaguar”.
O novíssimo sistema de Freios de Carbono Cerâmica do Project 8 apresenta discos frontais de duas peças de 400 mm, com pinças de alumínio de seis pistões, discos traseiros de duas peças de 396 mm e utiliza o Synthetic Racing Fluid (SRF) para motores esportivos.
Incorporando a mais recente tecnologia de frenagem, proporcionam uma sensação consistente no pedal, resistência à fadiga e longevidade, sob as condições mais exigentes.
O sistema Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) funciona com o sistema Intelligent Driveline Dynamics para gerenciar com precisão o torque fornecido a cada uma das rodas traseiras.
Em conjunto com os eixos de transmissão dianteiros e traseiros aprimorados, o EAD garante a capacidade ideal de colocar potência e tração na estrada em todas as situações e contribui para os tempos de volta excepcionais alcançáveis pelo Project 8.
O pacote de rodas e pneus do Project 8 é o maior já equipado para um sedã esportivo de produção da Jaguar.
Medindo 9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira, as rodas de liga leve de alumínio são projetadas com leveza e rigidez, e equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Esse é também o primeiro Jaguar a apresentar um modo dedicado às pistas de série.
Em suas configurações mais extremas, e na versão Track Pack, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo.
O modo de pista adapta os sistemas de controle de transmissão e estabilidade para o uso no circuito, aprimorando as respostas do acelerador, da caixa de câmbio e da direção, e ajustando os amortecedores para a configuração mais agressiva.
David Pook, gerente de Dinâmica de Veículos do Project 8, avalia: “Continuamos a desenvolver e aprimorar todo o carro até o início da produção, para torná-lo ainda mais responsível e mais fácil de lidar. As molas são mais rígidas e as montagens do motor também. Os braços de suspensão mudaram. Os freios foram refinados para a sensação exata de pedal e desempenho que queremos. Mas as maiores mudanças são no software. São todos pequenos ajustes – para melhorar o desempenho, sensação, capacidade de resposta, refinamento. Continuamos nos desafiando a melhorar o carro e ultrapassar os limites. É certamente ainda mais rápido, tem melhor manuseio e é mais responsivo do que há seis meses. Todo esse esforço valeu a pena”.
Para um uso sério em circuito, a especificação Track Pack opcional economiza 12,2 kg, substituindo os assentos dianteiros com estrutura de magnésio por assentos de corrida de fibra de carbono.
Os assentos traseiros e cintos de segurança são removidos e substituídos por um painel acarpetado com a marca Project 8.
O Project 8 está disponível em oito opções de cores externas – três atraentes cores-padrão: Fuji White, Narvik Black e Caldera Red, e cinco opções aprimoradas com o SV Design, incorporando cores e acabamentos da paleta SV Premium: Orange Valência, Velocity Blue, Meribel White, Verbier Silver e Corris Gray (mate fosco).
O Project 8 equipado com Track Pack distingue-se por um teto em Gloss Black e por decalques exteriores com riscas duplas.
Os proprietários também poderão personalizar seu carro especificando outras cores e acabamentos opcionais da gama SV Premium Palette, que inclui 19 cores em tri-coat, revestimento transparente colorido, perolado, ChromaFlairTM e acabamento fosco acetinado.
Decalques inspirados em corridas, acentuando os atributos de alto desempenho do Project 8, também estão disponíveis.
O tema de alto desempenho continua por dentro, com aplicações sutis de acabamento Gloss Carbon Fiber, bem como Alcântara no volante esportivo, painel de instrumentos e portas.
A transmissão Quickshift de oito velocidades pode ser operada por alavancas de alumínio atrás do volante ou por alavanca de câmbio central – outra novidade no XE.
O Project 8 custa a partir de £149.995 no Reino Unido e é a segunda edição de colecionador da Jaguar da SVO, após o F-TYPE Project 7 em 2014.
FICHA TÉCNICA | JAGUAR XE SV PROJECT 8 |
MOTOR E TRANSMISSÃO | |
Capacidade (cc) | 5.000 |
Motor | V8 Supercharged gasolina |
Potência (CV) | 600 @ 6.500 rpm* |
Torque Nm | 700 @ 3.500-5.000 rpm* |
Transmission | automática de oito velocidades, tração nas quarto rodas, Stop/Start |
DIMENSÕES | |
Comprimento (mm) | 4.713 |
Lagura inc. / exc. espelhos (mm) | 2.075 / 1.954 |
Altura de estrada / pista (mm) | 1.436 / 1.421 |
Entre-eixos (mm) | 2.835 |
Peso (kg) | a partir de 1.745 |
PERFORMANCE | |
0-100km/h (seg) | 3,7* |
Velocidade máxima (km/h) | 321* |
*Todos os números são estimativas do fabricante e estão sujeitos a confirmação final após a produção.